Questões Comentadas: sistema reprodutor

Leia o resumo A Reprodução Comparada e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFRJ) Observe o esquema e responda aos itens.

I. Tendo por base as informações contidas no esquema, identifique os hormônios denominados H1, H2, A e B.

II. Qual a função do hormônio H1?

III. Quais os efeitos do hormônio H2?

IV. Além de inibir a produção de H1, que outros efeitos o hormônio A tem sobre o organismo feminino?

V. Qual o efeito do aumento da taxa do hormônio B sobre a produção hormonal da hipófise?

VI. Qual o dia aproximado do ciclo menstrual em que está mais elevada a concentração do hormônio H2 no sangue?

2. (UFMG) Marque a alternativa errada:

a) 1 atua sobre o ovário, levando ao amadurecimento do folículo.
b) A menstruação ocorre quando a taxa de 4 no sangue aumenta bruscamente.
c) Quando ocorre a ovulação, a concentração de 2 no sangue é alta e a de 1 é baixa.
d) O aumento da taxa de 3 no sangue leva a diminuir a produção de 1 e a aumentar a de 2.
e) O aumento da produção de 4 leva a diminuir a produção de 2.

3. (PUC-PR) A produção do hormônio luteinizante estimula as células intersticiais ou de Leydig a liberar um hormônio que, por sua vez, é responsável pela manutenção dos caracteres sexuais. Assinale a opção que corresponde ao descrito no texto:

a) A hipófise produz o hormônio luteinizante e estimula o testículo a produzir testosterona.
b) O testículo produz hormônio luteinizante e estimula a hipófise a produzir o estrógeno.
c) O hormônio luteinizante estimula o testículo a produzir o estrógeno, estimulando a hipófise.
d) O hormônio luteinizante estimula o ovário a produzir a progesterona, estimulando a hipófise.
e) O hipotálamo produz o hormônio luteinizante estimulando a hipófise a produzir testosterona.

GABARITO

1. Resolvendo passo-a-passo:

I. H1 = FSH, H2 = LH, A = estrógeno e B = progesterona.
II. O hormônio folículo estimulante (FSH) é secretado pela hipófise e é responsável pelo desenvolvimento dos folículos ovarianos.
III. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo.
IV. O hormônio A, o estrógeno, é responsável pela formação inicial do endométrio uterino, pela manutenção das características sexuais secundárias e pelo estímulo sexual.
V. O aumento da concentração do hormônio B, o progesterona, inibe a hipófise de secretar o LH, inibindo também a ovulação.
VI. A concentração do hormônio H2 (hormônio luteinizante ou LH), responsável pela ovulação, estará mais elevada próximo à ovulação, o que geralmente ocorre 14 dias antes da menstruação seguinte.

2. B

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa A está correta. O hormônio folículo estimulante (FSH) atua sobre o ovário estimulando o desenvolvimento do folículo, que passa a produzir estrógenos, cuja taxa na circulação sanguínea eleva-se progressivamente. A alternativa B está incorreta. Para que ocorra a menstruação, os hormônios estrógeno e progesterona devem realizar um efeito inibidor sobre a hipófise, diminuindo a produção de FSH e LH. A queda do LH leva à regressão do corpo lúteo, que deixa de produzir estrógeno e progesterona. A queda brusca nas taxas desses dois hormônios faz com que a mucosa uterina sofra descamação, ocorrendo a menstruação. A alternativa C está correta. O FSH atuará inicialmente durante a fase de desenvolvimento do folículo, enquanto o LH será responsável pelo rompimento do folículo maduro e liberação do ovócito (ovulação). Após a ovulação, a taxa de LH continuará elevada pois este será responsável pela transformação do folículo rompido no corpo lúteo. A alternativa D está correta. O LH continuará sendo importante, após o amadurecimento do folículo, para a ovulação. Por isso, as altas taxas de estrogênio reduzem a produção de FSH e aumentam a de LH e, graças as altas concentrações desse hormônio, a ovulação é possível. A alternativa e está correta. O aumento da produção de progesterona (assim como de estrogênio) controlará negativamente os hormônios hipofisários (FSH e LH).

3. A

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa A está correta. A hipófise produz o hormônio luteinizante (LH) que estimula as células de Leydig (intersticiais), localizadas nos testículos, a produzirem testosterona. Esse hormônio estimulará o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, além de induzir o amadurecimento dos órgãos genitais, promover o impulso sexual e controlar a produção de espermatozoides. A alternativa B está incorreta. Como dito anteriormente, o LH é produzido pela hipófise e estrogênio é um hormônio feminino. A alternativa C e D estão incorretas, pois citam estrógeno, ovário e  progesterona, constituintes do sistema reprodutor feminino. A alternativa E está incorreta. O hipotálamo é responsável pela liberação de fatores liberadores de hormônios gonadotróficos. Esses fatores estimularão a hipófise a liberar FSH e LH. Além disso, como dito no próprio enunciado, as células de Leydig são responsáveis pela produção de testosterona, não a hipófise.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Um infográfico para entender o Sistema Reprodutor Feminino e o Ciclo Menstrual

Quer saber sobre esse assunto? O professor Oda está te esperando no site do Descomplica, com uma super aula completa sobre o Sistema Reprodutor Feminino. Assista e compartilhe com a gente o seu comentário! :]
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Reprodução Comparada

Tire 10 minutos do seu dia para estudar esse mapa mental sobre Reprodução Comparada (: