Questões Comentadas: Gametogênese

1. (UFPA) Uma mulher com 40 anos ou mais tem a maior probabilidade de gerar uma criança com defeitos congênitos do que uma mulher com 20 anos. Mas um o homem com 20 ou mais de 40 anos tem a mesmas chances de gerar uma criança normal. Esta diferença deve-se ao fato de:

a) Os ovócitos primários serem produzidos apenas no período embrionário e os espermatócitos primários produzidos continuamente a partir da puberdade.
b) Os ovócitos primários serem produzidos apenas durante a puberdade e os espermatócitos primários produzidos constantemente ao longo da vida.
c) Tanto os ovócitos primários quanto os espermatócitos primários formarem-se apenas na vida embrionária, sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.
d) Tanto os ovócitos primários quanto espermatócitos primários formarem-se apenas durante a puberdade, sendo sendo os espermatócitos produzidos em maior quantidade.
e) Os ovócitos primários serem produzidos constantemente ao longo da vida e os espermatócitos primários produzidos apenas no período embrionário.

2. (UFPR) Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que:

01. O gameta feminino é uma célula grande e móvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formação.
02. Na formação dos espermatozóides, ocorre uma etapa de diferenciação celular após a divisão meiótica.
04. Após a divisão meiótica, de cada ovogônia originam-se quatro ovócitos idênticos.
08. O processo de ovulogênese ocorre em etapas, permanecendo os ovócitos I em estágio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher.
16. De cada espermatogônia que inicia o processo de espermatogênese, formam-se oito espermatozóides.
32. Espermatogônias e espermátides são células haplóides resultantes de etapas do processo de espermatogênese.
64. O número diplóide característico da espécie só é reconstituído no momento da fecundação, quando se forma o zigoto.
Qual o numero da soma das proposições corretas ()

3. (UFMT) Assinale a alternativa correta:

a) Gametogênese é um processo de formação de células destinadas à reprodução, onde se verifica apenas a divisão mitótica.
b) Na espermatogênese, cada espermatogônia dá origem a um espermatozóide fértil e três glóbulos polares não-funcionais.
c) Na ovogênese formam-se quatro óvulos férteis a partir de cada ovogônia.
d) Na espécie humana, a ovogênese completa-se apenas quando ocorre a penetração do espermatozóide no ovócito II. O ovário libera o ovócito II que penetra no oviduto (Trompas de Falópio) e só completa a segunda divisão meiótica quando fecundado pelo espermatozóide.
e) Os gametas são células diplóides que têm a função de garantir a reprodução das espécies.

Gabarito

1. A

Resolvendo passo a passo:

O processo de formação de óvulos inicia-se antes mesmo do nascimento, por volta do terceiro mês de desenvolvimento. As ovogônias se multiplicam durante a fase fetal feminina. Em seguida, param de se dividir e diferenciam-se em ovócitos primários. Logo, a mulher nasce com um número fixo de ovócitos (cerca de 400 mil). Com o passar do tempo, as células do corpo dos seres humanos envelhecem, e nas mulheres isso também vale para esses ovócitos que ficaram armazenados. Esse fato, somado a outros fatores, aumenta as chances de se gerar uma criança com anomalias genéticas. Já nos homens, a espermatogênese é contínua a partir da puberdade, pois as espermatogônias continuam a se multiplicar por mitose e se transformar em espermatócitos primários. Logo, os espermatozóides apresentam renovação contínua ao longo da vida do homem. Portanto, a alternativa correta é a letra a.

2. 66 (02+ 64)

Resolvendo passo a passo:

01. Falsa. O gameta feminino (ovócito) é uma célula grande e imóvel (não apresenta estruturas de locomoção).

02. Verdadeira. Após a segunda divisão meiótica, os espermatócitos secundários dão origem a espermátides. Então ocorre a etapa de diferenciação celular, onde as espermátides (n) se diferenciarão em espermatozóides (n).

04. Falsa. Após as duas divisões meióticas, as ovogônias terão dado origem a dois tipos celulares diferentes: uma célula grande, que é o ovócito (n), e três células pequenas, denominadas corpúsculos polares(n).

08. Falsa. Os ovócitos I sofrem a primeira divisão meiótica, dando origem aos ovócitos II. Esses iniciarão a meiose II, porém permanecerão estacionados na fase de metáfase II e só completarão  a segunda meiose após a fecundação.

16. Falsa. De cada espermatogônia originam-se quatro espermatozóides.

32. Falsa. Espermatogônias são células diplóides (2n) e espermátides são células haplóides (n).

64. Verdadeira. Durante a fecundação, ocorre a fusão do material genético do espermatozóide haplóide (n) com o ovócito secundário haplóide (n), dando origem ao zigoto diplóide (2n).

Portanto, o somatório das proposições corretas é 66 (64+02).

3. D

Resolvendo passo a passo:

A alternativa a está incorreta, pois, durante o processo de gametogênese, deve ocorrer tanto a mitose (para aumento do número de células germinativas) quanto a meiose (para redução do material genético pela metade e aumento de sua variabilidade genética). A alternativa b está incorreta, pois cada espermatogônia dá origem a quatro espermatozóides e, durante a gametogênese masculina, não há formação de corpúsculos polares. A alternativa c está incorreta, pois na ovogênese formam-se apenas um grande ovócito secundário fértil a partir de cada ovogônia. As outras células pequenas formadas (corpúsculos polares) se degeneram. A alternativa d está correta, pois, de fato, o gameta feminino liberado durante a ovulação é o ovócito II, que encontra-se estacionado na fase de metáfase II. Esse gameta só completará a divisão meiótica após a fecundação. A letra e está incorreta, pois os gametas são células reprodutivas haplóides.