Questões Comentadas: Ciclos Biogeoquímicos

Leia o resumo O que são os Ciclos Biogeoquímicos? e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM-2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões de toneladas de carbono por ano.

Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não-dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

2. (VUNESP-2007) Recentemente, constatou-se um novo efeito desastroso do excesso de gás carbônico: os mares estão ficando mais ácidos. As alterações no pH marítimo levam à redução do plâncton, e ameaçam aniquilar os recifes de corais.

(Veja, 21.06.2006.)

Estabeleça relações entre a destruição do plâncton e a ameaça à vida de animais marinhos e terrestres.

GABARITO

1. D

Resolvendo passo-a-passo a questão:

As O desmatamento não leva a uma liberação de dióxido de carbono na atmosfera Sendo assim, a opção A está incorreta. Ocorre tanto a dispersão de poluentes nas regiões mais baixas quanto nas regiões mais latas da atmosfera. Com isso, a opção B está incorreta. A liberação do dióxido de carbono não destrói a camada de ozônio e sim os gases a base de CFC, nos levando a ver que a opção C está errada também. A queima de combustíveis fósseis leva a liberação de carbono atmosférico e consequentemente ao aquecimento global devido ao incremento do efeito estufa. Com isso, podemos ver que a opção D está correta. Tal liberação de carbono não acarreta na euitrofização das águas. Este distúrbio é causado pelo excesso de nutrientes liberados nas águas. Sendo assim, a opção E também está errada.

2. O fitoplâncton é o principal produtor da cadeia alimentar do ambiente marinho e o zooplâncton é, geralmente, o consumidor primário. Se estes dois tipos de organismos são destruídos, isso afetará o restante dos níveis tróficos da cadeia alimentar que necessitam do plâncton, já que há uma relação de dependência direta entre eles. Além disso, o fitoplâncton é conhecido como pulmão do mundo. O decréscimo da sua população levaria a uma diminuição do oxigênio atmosférico.

Continue estudando
Post do blog

O Que São os Ciclos Biogeoquímicos?

Os ciclos biogeoquímicos são a retirada dos elementos químicos do ambiente, sua utilização pelos organismos e sua devolução ao ambiente, estabelecendo uma constante troca de matéria entre os seres vivos e o ambiente.
artigo
Post do blog

Biologia: Ciclos Biogeoquímicos e Desequilíbrio Ecológico

Que tal começar a semana com uma aula incrível sobre Ciclos Biogeoquímicos e Desequilíbrio Ecológico? 😀
artigo