O lançamento horizontal é uma daquelas situações do nosso dia-a-dia que a física pode explicar.
A física é uma das disciplinas que mais assombram os estudantes, principalmente aqueles que vão prestar o vestibular. Por mais que cause essa temerosidade nas pessoas, é uma das ciências mais antigas e que abrange uma vasta área de estudo.
Seu ensino possibilita aos alunos, principalmente pros que estão iniciando o seu estudo, conhecer e entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivem.
Falando sobre o tema de lançamento horizontal, por exemplo, ele pode ser considerado complexo, mas com o conhecimento técnico necessário, você vai ver como consegue tirar de letra essa disciplina nas provas.
Continue a leitura e entenda as principais informações sobre o lançamento horizontale algumas orientações pra se dar bem nas questões sobre a temática.
O que é lançamento horizontal?
Por incrível que pareça, o lançamento horizontal está mais presente no nosso dia a dia do que parece.
Esse conceito diz respeito a quando um objetivo é lançado horizontalmente de uma certa altura em relação ao solo, descrevendo um movimento que ocorre de forma horizontal.
Como assim? Ele é caracterizado por dois movimentos simultâneos e em direções perpendiculares, sendo que a resistência do ar, na horizontal, é ignorada e faz com que o corpo do objeto lançado faça um movimento retilíneo e uniforme, e depois realize um movimento variado, fazendo com que ele faça uma queda livre, na vertical.
Por exemplo, em um jogo de futebol americano acontece essa ação, ou quando alguém em casa pede pra jogar um molho de chaves pra agilizar a saída de casa, ou mesmo quando está brincando de bola com o cachorro.
Como estudar o lançamento horizontal?
Como dito anteriormente, a física é uma das disciplinas mais curiosas do vestibular, pois ela explica fenômenos naturais e outras matérias que envolvem questões naturais, como o tempo e o espaço.
Por esse motivo, muitas pessoas desanimam ao estudar essa matéria por achar complexa, mas a maioria desses alunos não são estimulados a conhecer o lado prático da física, suas aplicações em nossa rotina e como ela pode explicar o mundo.
Sabendo desses motivos, confira 5 dicas de como estudar e se preparar pras provas que incluem a física nas questões:
Tudo é possível!
Um dos pontos mais importantes é você entender que compreender a física não é impossível. Ela é mais do que apenas decorar fórmulas, mas sim interpretar uma ação e raciocínio pra chegar a uma solução.
Compreenda a física e entenda os ensinamentos da ciência por trás dela. Assim, você vai desmistificar qualquer questão.
Faça muitos e muitos exercícios
A prática leva a perfeição e por ela você passa a entender a lógica da maioria das questões e aprimora suas habilidades de interpretação.
Portanto, além de conhecer o conceito e a dinâmica do tema, pratique-o com muitos exercícios. Uma dica é começar pelos mais fáceis. Outra dica é criar mapas conceituais ou mentais pra estudar, pois ajudam na memorização.
Separe um tempo exclusivo pros estudos todos os dias
Ter uma rotina diária de estudos é fundamental pra qualquer disciplina, mas pra aquelas que envolvem cálculos e números, isso se torna ainda mais essencial, como a física e o tema de lançamento horizontal.
Tire suas dúvidas com o professor
Não tenha vergonha de perguntar. Faça o máximo de questionamentos possíveis ao seu professor e tire todas as dúvidas. Nesse sentido, será bem mais fácil de estudar a matéria depois e tirar aquele notão que você precisa.
Não desista!
Essa talvez seja a dica mais importante. Se uma questão é muito complexa e você não entendeu e não consegue resolver, pergunte a amigos, tire suas dúvidas e tente novamente.
Lembre-se nada é impossível, é tudo uma questão de conhecimento de conceito, técnicas e muita prática.
Lançamento horizontal – fórmulas
Pra praticar, confira dois exemplos de questões sobre lançamento horizontal pra você treinar:
Exemplo 1
Imagina uma caneta rolando na mesa. Você a colocou de mal jeito e ela saiu do lugar. Você quer usar seus reflexos pra pegá-la antes de tocar o chão? Esse movimento da caneta é um clássico de lançamento horizontal.
Como fazer?
Saiba o valor da altura H da mesa e utilize a equação:
H=gt²/2, ou, t= √(2H/g).
Seja qual for o material da sua caneta, plástico ou ferro, o tempo pra ela chegar no chão será o mesmo.
Exemplo 2
(CEFET) Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s, despreze a resistência do ar e determine:
- a) a altura da mesa.
- b) o tempo gasto pra atingir o solo.
Como fazer? Calcule o tempo da queda:
x = v . t
0,8 = 2 . t
t = 0,8/2
t = 0,4 s
Assim, depois é só fazer:
y = y0 + v0 + (g . t²)/2
0 = y0 + 0 + (-10 . 0,4²)/2
0 = y0 – 0,8
Δy = 0,8 m
Uma dica: Na maioria das questões envolvendo lançamentos horizontais, o que o enunciado solicita do aluno é a solução e resposta a respeito da altura do movimento indicado no texto e/ou figura, o tempo de queda ou alcance, e, consequentemente, são desejadas as velocidades inicial ou final.
Vem com a gente e bora tirar 10 nas provas de lançamento horizontal!
Veja como a gente Descomplica para você!
Portanto, o movimento de lançamento horizontal é mais comum no cotidiano do que aparenta. A maioria das ações que fazemos a física explica, e quando falamos desse tema em específico muitos esportes exemplificam sua execução, como o beisebol, o vôlei e o futebol americano.
E não para por aí, a gente brincar com o cachorro ou mesmo deixar uma caneta rolar na mesa, são exemplos de ações de lançamento horizontal.
Agora que você já sabe o conceito e aprendeu algumas dicas de como estudar, além de alguns exercícios pra treinar, só depende de você pra sair bem na prova que tem questões de física sobre lançamento horizontal.
Aqui no Descomplica nós temos alguns projetos e professores pra te ajudar nesse sentido e estar preparado pra qualquer vestibular. Se precisar de qualquer ajuda, a gente tá aqui, com nosso cursinho para o Enem 2022. Vem que vem!