• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Ansiedade para o vestibular? Veja dicas para cuidar da saúde mental em época de Enem

Você se cobra muito nos estudos? Acha que não vai conseguir tirar uma nota suficiente para entrar na faculdade? Essa ansiedade toda pré-vestibular é muito comum entre os candidatos ao Enem e, por isso, é muito importante saber como cuidar da saúde mental. Afinal de contas, para se dar bem nos exames, é essencial estar bem, né?

Sabia que muitos estudantes desenvolvem crises de ansiedade e até episódios de pânico porque não prestam atenção à saúde mental? Prestar atenção aos sinais que o corpo dá e adotar medidas de autocuidado são essenciais. Vale a pena, então, ver as nossas dicas para cuidar da saúde mental!

Quer deixar a ansiedade pré-vestibular pra lá? Então vem com a Descomplica que você se dá bem!

Importância da saúde mental para estudantes antes do Enem

Ao longo da vida, cada pessoa enfrenta inúmeros desafios e dificuldades na área profissional, escolar, familiar, de relacionamentos, entre outras. 

Por isso, é muito importante desenvolver algumas habilidades para lidar com essas experiências de maneira saudável. Esse cuidado em relação às emoções e ao mundo interno faz referência à saúde mental. 

O período pré-vestibular é um momento importante, pois envolve decisões, expectativa e ansiedade, necessitando também que habilidades como autocontrole, relaxamento, organização e resiliência sejam desenvolvidas.

Quais são os resultados de investir em saúde mental no vestibular?

Os benefícios são muitos, especialmente a facilidade para lidar com os imprevistos e as dificuldades. Isso porque o aluno que cuida da saúde mental não leva tanto tempo para se recuperar das frustrações. Além disso, possui autoconhecimento e habilidades para se relacionar com erros e críticas.

Vale ressaltar que o cuidado à saúde mental ocorre constantemente, assim como a saúde física precisa de práticas diárias. É um investimento frequente, ok?

Como os estudantes podem cuidar da saúde mental?

Você sente muita ansiedade pelos resultados, dificuldade em lidar com frustração, autocobrança nos estudos, pressão familiar e social e falta de organização e autocontrole? Então tá na hora de cuidar da sua saúde mental.

Algumas dicas para fazer isso incluem:

  • Seguir uma rotina de estudo equilibrada, com tempo para as obrigações e lazer; 
  • Desenvolver autoconhecimento para identificar as dificuldades e potencialidades; 
  • Praticar atividade física para auxiliar no cuidado à saúde física e aliviar as tensões; 
  • Incluir a meditação como aliada na mudança da relação com os pensamentos.

Como lidar com a ansiedade pré-vestibular

Sabia que o Descomplica pensou em cada detalhe pra garantir que o seu processo de estudos para o Enem seja o mais tranquilo possível? 

Os planos Descomplica Enem e Descomplica Medicina têm o benefício “Aulas sobre bem-estar”, que trazem um monte de dicas de uma psicóloga. Olha só que legal!

O esquema é o seguinte: promovemos encontros semanais no formato de live. Neles, a profissional traz alguns pontos relacionados à ansiedade antes do Enem e dá várias orientações importantes sobre o tema. Durante os encontros, você pode mandar suas dúvidas pelo chat que ela responde! 

Os encontros do Descomplica pré-vestibular são pensados em quem deseja começar a sua manhã de forma mais leve e informativa. Eles trabalham sua autoconfiança em ano de vestibular e ajudam a se manter concentrado sem, no entanto, elevar o grau de ansiedade.

Vem conhecer os planos do Descomplica e estudar para o Enem com quem entende do assunto. Aqui, você aprende com os melhores professores, em horários flexíveis e totalmente online!