Exercícios Resolvidos: Sistema Endócrino

1. (Fuvest-1998) Uma jovem que sempre foi saudável chegou a um hospital em estado de coma. O histórico da paciente revelou que ela recebera erroneamente injeção de uma dose excessiva de insulina.

a) Por que a injeção de insulina induziu o coma na jovem?

b) A insulina é normalmente administrada a pacientes com disfunção de que órgão? Qual é a doença causada pela deficiência de insulina?

2.  (Vunesp-2008) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.

a) Pâncreas – vasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue.

b) Hipófise – vasodilatação, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios.

c) Supra-renais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas.

d) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue.

e) Supra-renais – vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.

3.  (UFC-2007) Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireoide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como conseqüência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula:

a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico.

b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo.

c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular.

d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado.

e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.

GABARITO

1. Resolução passo a passo:

a) A injeção excessiva de insulina fez com que as taxas de glicose no sangue caíssem, caso de hipoglicemia que acarretou em falta de açúcar para o cérebro. Isso o induziu ao coma.

b) O pâncreas é uma glândula mista por produzir tanto substâncias que serão lançadas na cavidade intestinal quanto hormônios que serão lançados no sangue. Quanto aos hormônios, há a insulina e o glucagon. A disfunção, nesses casos, é do pâncreas endócrino, que produz pouca insulina e causa diabetes melitus.

2. Resolução passo a passo: E

O pâncreas é uma glândula mista que, além de produzir substâncias que serão lançadas na cavidade intestinal (duodeno), também produz insulina e glucagon. A insulina diminui a quantidade de glicose no sangue, enquanto o glucagon aumenta. O pâncreas não está ligado à produção de adrenalina. Por conta disso, a opção A está incorreta. Já a hipófise é responsável por vários hormônios, como TSH, FSH, LH, GH, dentre outros, entretanto, não é responsável pela produção de adrenalina. As opções B e D estão erradas. A opção C está errada por dizer que ocorre vasodilatação. A opção E está correta, já que a adrenalina é produzida nas suprarrenais e leva à vasoconstrição, aumento na freqüência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.

3. Resolução passo a passo: E

A tireoide á uma glândula que produz hormônios que controlam as funções metabólicas de todo o organismo. Logo, sem a tireoide este indivíduo não produziria esses hormônios, chamados T3 e T4. Com a sua retirada, não há aumento do volume do pescoço. Esse volume somente ocorre em casos no qual o indivíduo possui a glândula e tem hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Por conta disso, a opção A está incorreta. A letra B está incorreta, pois relaciona a tireoide à liberação do hormônio do crescimento. Entretanto, essa função ocorre na hipófise. A diminuição de cálcio no sangue deve-se ao paratormônio produzido na paratireoide. Por isso a opção C está errada. O hormônio antidiurético (ADH) não é produzido na tireoide. A opção D também está errada. Por fim, a opção E está correta, pois, como dito inicialmente, a ausência da glândula tireoide, que produz os hormônios T3 e T4, fará com que o indivíduo tenha o seu metabolismo diminuído. Logo, todas as suas funções corporais, como produção de energia e consequentemente de calor ficarão comprometidas.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Controle Endócrino

Esse esquema de Controle Endócrino resumiu tudo para te ajudar a passar no vestibular! 😀
artigo
Post do blog

O que é testosterona e para que serve?

Aprenda tudo sobre a testosterona, importante hormônio esteroide presente tanto em homens quanto em mulheres.