Exercício Resolvido: FUVEST - Biologia

Exercício Resolvido: FUVEST - Biologia
Exercício Resolvido: FUVEST - Biologia

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Circulação.

Vamos resolver uma questão discursiva da FUVEST, para trabalharmos o sistema circulatório dos mamíferos! Quando falamos em circulação, logo lembramos do órgão responsável por bombear o sangue pelo nosso corpo e que, associado a veias e artérias, permite o transporte de oxigênio às células. Estamos falando do coração, não é? Vamos relembrar então como funciona o coração dos mamíferos? Os mamíferos apresentam um coração com 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Entre os ventrículos, diferente do que ocorre nos anfíbios e répteis não crocodilianos, existe um septo completo que impossibilita a mistura de sangue venoso com arterial! Por isso dizemos que a circulação é completa. Além disso, o sangue passa duas vezes pelo coração, caracterizando uma circulação dupla! Analisemos a questão abaixo:

1. (FUVEST 2004) A figura abaixo esquematiza o coração de um mamífero.

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio?
b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico?
c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do coração para os pulmões?
d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões?

GABARITO:

Muito simples né, galeridae? Lembrem-se que do lado direito do coração sempre corre sangue venoso (rico em CO2) e do lado esquerdo sempre sangue arterial (rico em O2). Lembrem-se também que, em mamíferos, a artéria aorta (número II) é voltada para o lado esquerdo do coração. Isso ajuda a não confundir, já que as imagens utilizadas nos vestibulares estão em visão anatômica! Logo, a câmara do coração em que chega sangue rico em oxigênio é a B (resposta da letra A), que recebe via veias pulmonares (número IV) o sangue que foi oxigenado nos pulmões (resposta da letra D). Esse sangue será passado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e depois sairá pela artéria aorta (número II) para todo o corpo!

Agora ficou mais fácil, né? Você já sabe que o sangue sempre chega ao coração pelos átrios, certo? Se a câmara B é o átrio que está recebendo sangue arterial, o sangue rico em CO2 só pode estar chegando ao coração na câmara A, que é o átrio direito (resposta da letra B)!

Se o “macete” da posição da aorta ainda não foi o suficiente para você conseguir identificar corretamente os lados do coração, talvez aprender a localizar as veias cavas superior e inferior que se localizam do lado direito te ajude! Vamos lá:

E agora? Os números I e V dentro do retângulo vermelho são, respectivamente, a veia cava inferior (que traz sangue venoso da parte inferior do corpo como órgãos e pernas) e veia cava superior (que traz sangue venoso da parte superior do corpo – a cabeça). As ramificações da veia cava sempre “desembocarão” no átrio direito! Não podem mais errar isso, hein?;)
O sangue venoso que veio de todo o corpo chegará ao coração pelas ramificações da veia cava, entrará no átrio, depois no ventrículo e sairá do coração pela artéria pulmonar (número III), que o levará até o pulmão para ser reoxigenado (resposta da letra c)!!! Então é isso, galera, nos vemos nas monitorias, onde resolveremos mais questões! =)

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Sistema Circulatório

Leia o resumo “Como funciona o Sistema Circulatório?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Circulação Comparada

Aprenda ainda mais sobre Circulação Comparada com a ajuda desse mapa mental super legal! 🙂
artigo