Bateu aquela fome? Não se preocupe: você pode estudar geometria plana enquanto come uma pizza!
Quem gosta de pizza aí?
A geometria plana está presente em muitas coisas no dia a dia; se pararmos para reparar, tem figuras geométricas por todos os lados, seja num parque de diversões, seja num rodízio. Vou mostrar para vocês tudo que precisam saber para começar essa matéria com tudo, e conseguir aprender mais facilmente o que vem por aí sobre geometria plana. Aqui, vocês vão aprender sobre retas, ângulos e uma introdução sobre triângulos, e tudo isso pensando em pizza, quer coisa melhor? Vamos com tudo!
1- Cortando a pizza
Tudo começa em como você pede para cortar a pizza. Os cortes mais conhecidos são: francesinha e fatia. Na francesinha, a pizza é toda cortada em quadradinhos feitos por várias retas paralelas e perpendiculares.
No desenho, vemos retas paralelas (sem ângulos entre as retas) e perpendiculares (ângulo de 90º entre as retas).
2- Ângulo entre as fatias
Se repararmos quando cortamos a pizza em fatias, podemos formar ângulos diferentes entre os cortes. Por exemplo, temos aqui uma pizza cortada em 4 fatias, em que os pedaços ficaram realmente grandes e gostosos 🙂 E temos um ângulo de 90o entre as fatias. Lembrando que, quando temos um ângulo de 90º, falamos que temos um ângulo reto!
3- A borda
Convenhamos: às vezes, a gente até come a borda da pizza, ainda mais se for aquela recheada, mas normalmente, quase sempre, a gente tira. Se retirarmos com uma faca, teremos um lindo triângulo. E, num triângulo, lembramos que:
- Polígonos de 3 lados
- Soma dos ângulos = 180º
- Escaleno= todos os lados diferentes, e ângulos diferentes.
- Isósceles = dois lados e ângulos iguais, e os ângulos da base iguais.
- Equilátero = 3 lados e ângulos iguais, e todos os ângulos iguais a 60º.