• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como usar o teste vocacional para descobrir qual profissão seguir

Você tem dúvidas sobre como descobrir qual profissão seguir? Salário, projeções futuras, possibilidades na carreira… Há muitas decisões que precisam ser tomadas no momento de escolher um curso de graduação. Nessas horas, o teste vocacional pode ser um grande aliado, sabia?

Importante ferramenta para ajudar as pessoas a reconhecerem seus atributos, talentos e capacidades, o teste vocacional beneficia milhares de estudantes. Também conhecido como teste de aptidão profissional, ele pode ser feito online e gera resultados impressionantes.

Vem saber tudo sobre teste vocacional e como fazer um aqui!

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é um instrumento que ajuda os estudantes a reconhecerem seus talentos e pontos fortes, com o objetivo de encontrar uma profissão compatível com sua personalidade. 

A palavra vocacional vem de “vocação”, que é uma disposição natural e espontânea, orientando uma pessoa no sentido de uma atividade.

Quando alguém faz esse teste, que funciona como uma espécie de questionário sobre características pessoais e preferências, descobre as tendências e inclinações para a carreira profissional.

Quando fazer um teste de aptidão profissinal?

Escolher uma profissão nem sempre é fácil. Muitas pessoas já nascem com um talento e sabem, desde pequenas, o que farão na vida. Entretanto, há casos em que as habilidades não são percebidas logo na infância e surgem dúvidas sobre qual carreira seguir. 

O teste vocacional pode ser muito valioso neste momento, já que ajuda a identificar pontos fortes e marcantes da pessoa, ajudando os estudantes a encontrarem o curso de graduação ideal. 

O momento certo de fazer um teste de aptidão é quando o estudante está na fase de dúvida sobre qual carreira seguir. Isso pode acontecer no Ensino Médio ou até depois de formado, antes de se inscrever para um curso de graduação. 

Qual é o objetivo do teste de aptidão profissional?

Apesar de o teste vocacional contribuir com um processo de autoconhecimento, que pode ser útil em diversos aspectos, o foco da ferramenta é a orientação profissional.

A resposta do teste não é, necessariamente, o caminho que deve ser seguido, mas é importante ter em mente que ele serve como uma sugestão das profissões que são mais condizentes com as aptidões e preferências da pessoa.

É bastante comum que o teste de aptidão seja aplicado em jovens que estão nos anos finais do Ensino Médio para que eles consigam identificar com quais cursos têm maior afinidade. 

O teste de aptidão também é importante em outras fases da carreira, principalmente quando o profissional tem dúvidas sobre os próximos rumos ou está insatisfeito com a função exercida.

Como fazer um teste vocacional

O teste vocacional deve ser feito com a orientação de um profissional – geralmente um psicólogo.

Testes vocacionais online são elaborados e acompanhados por especialistas e costumam ser seguros. Entretanto, o ideal é buscar por um teste de aptidão seguro e confiável, como o da Descomplica.

Quer descobrir qual carreira seguir e entender melhor os seus talentos? Dá uma olhada no teste vocacional do Descomplica e vem fazer o seu!