• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça os tipos de carreira e veja qual é o ideal para você

Estudar o ano inteiro, preparar TCC, dormir até tarde pra conseguir passar na prova e outras rotinas comuns na vida de qualquer universitário, tudo isso é fichinha diante do maior desafio de todos ao começar uma faculdade: escolher entre os tipos de carreira pra seguir!

Falando sério, essa é uma das etapas mais difíceis de quem está pensando em estudar e construir uma carreira futura. Ainda mais num mercado tão dinâmico e competitivo como o de hoje.

Afinal, são tantas as opções de cursos e profissões, que a gente entende perfeitamente essa dúvida!

Mas como nossa ideia é sempre trazer aquelas dicas de ouro também, hoje, o papo é justamente sobre quais os tipos de carreira em alta nos últimos anos.

Então, sem mais delongas, bora conferir as dicas? Boa leitura e boa escolha!

tipos de carreira – pessoa passando uma folha de papel para outra

Afinal, o que é um plano de carreira?

Antes mesmo de destacarmos quais os diferentes tipos de carreiras são possíveis de seguir, vamos abordar o conceito de plano de carreira.

Assim, podemos considerá-lo como um programa estruturado que cada profissional “desenha” e busca em sua vida profissional ou dentro de uma organização.

Em outras palavras, podemos associá-lo a, de fato, um plano e percurso que cada um busca dentro de seus trabalhos e empresas.

Isso, independentemente de especializações, áreas de atuação e posições hierárquicas. É a expectativa de aonde quer chegar e qual caminho deve ser percorrido!

tipos de carreira – pessoa sentada em frente ao notebook

Quais são os principais tipos de carreira a seguir?

Até pouco tempo, a busca por estabilidade e crescimento em uma única área era o sinônimo de sucesso profissional.

Hoje, essa visão pode ser muito mais ampla e variada do que isso! E não é à toa que o conceito de carreira se divide em diferentes tipos, tais como:

  • carreira tradicional — aquele tipo de carreira padrão e tradicional, em que o profissional busca mais estabilidade e segurança em seu trabalho;
  • carreira em Y — um conceito mais moderno e flexível, que dá a entender que o “Y” oferece dois caminhos a serem escolhidos. Seja um cargo mais técnico, seja ele algo mais voltado à gestão da empresa;
  • carreira em rede — é bem similar ao modelo em Y, porém com mais opções de escolhas de “caminhos”. Ou seja, dentro do parâmetro gerencial e técnico, o profissional terá uma gama ainda mais ampla e diversificada de cargos a escolher;
  • carreira em W — ainda mais ampla que o modelo em Y, o W se caracteriza pela multifuncionalidade do profissional, que pode ocupar diferentes cargos ao longo de sua trajetória na empresa e contribuir com multifunções nos mais variados aspectos da companhia, tanto com papéis gerenciais, como operacionais
tipos de carreira – pessoa ajustando a gravata

Quais são as 4 áreas de atuação em alta hoje?

Vale reforçar que a ideia aqui é só te dar aquela forcinha e indicar algumas áreas de atuação que estão em alta hoje.

Por serem extremamente dinâmicas e diversificadas, consequentemente também oferecem uma gama enorme de oportunidades e estilos de carreiras que cada perfil de profissional busca.

Sendo assim, confira as dicas abaixo, mas se nenhuma delas atender às suas expectativas, não hesite em continuar pesquisando outras opções, beleza? Bora lá!

Engenharia da Computação

Já pensou sacar tudo de tecnologia e conseguir desenvolver aplicativos, softwares e sistemas pra uma empresa grande ou mesmo montar seu próprio negócio nessa área?

Pois bem, talvez a Engenharia da Computação seja uma boa pra você se especializar entre os tipos de carreira modernos e em alta hoje.

Aliás, vale ressaltar ainda que tal setor tem uma demanda de oportunidades incrível no mercado de trabalho.

Inclusive lá fora na Europa, por exemplo, onde países têm aberto as portas pra profissionais brasileiros especializados. Fica a dica!

Marketing

O marketing é aquele tipo de área que nunca vai deixar de existir, mas que, inevitavelmente, requer atualizações e novas especializações a todo tempo.

Logo, se você tem um perfil criativo e inovador e, de quebra, tem facilidades em criar e gerar ideias capazes de converter uma pessoa, vai que vai, porque o Marketing pode estar nas suas veias.

Logística

Entre os principais tipos de carreira em alta no mercado, o setor de logística também merece um destaque especial e, sem dúvidas, proporciona oportunidades únicas pra quem é especializado.

Afinal, estamos falando de um mercado extremamente amplo e diversificado, no qual é possível encontrar vagas na área de distribuição, armazenagem, tecnologia, comércio exterior, e-commerce, soluções de delivery, entre outras infinitas possibilidades.

E o melhor de tudo é que, hoje, já há faculdade de Logística online e que contemplam uma programação bem abrangente e variada em seus cursos, o que aumenta as chances e oportunidades de quem quer começar uma carreira nessa área.

Jogos Digitais

Tá aí mais um tipo de carreira promissora e que tem garantido bons frutos àqueles que manjam de desenvolvimento de jogos digitais.

Isso mesmo! Desenvolver jogos já é um excelente mercado no Brasil e, cá entre nós, tem uma galera tirando onda e enchendo o bolso de dinheiro por aqui!

E o mais legal disso é que também existem faculdades online com cursos específicos pra Jogos Digitais e que dão uma base completa pra você iniciar uma carreira sólida e começar a produzir (e faturar) seus joguinhos na internet.

Bom, em resumo, esses são os tipos de carreira que podem servir de inspiração pra você e que, sem dúvidas, estão em alta no mercado atual.

Mas como bem destacamos lá em cima, não se limite somente a essa lista e, claro, se o seu perfil ainda não se encaixa em nenhuma dessas opções, continue pesquisando!

E só para dar aquela forcinha final, a gente também traz uma lista completa com outras dicas e tipos de carreiras que você pode se especializar!

Corre lá no site da Faculdade Descomplica e confira os melhores cursos a distância pra começar agora mesmo!