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Responsabilidade no trabalho: como melhorar sua tomada de decisão

Você sabe como ética, responsabilidade e tomada de decisão estão relacionados no ambiente de trabalho? Os profissionais que trabalham suas soft skills e pretendem conquistar um posto de destaque nas organizações devem trabalhar esse ponto, sabia?

A ética reúne um conjunto de princípios que norteiam e disciplinam o comportamento humano. No ambiente corporativo, ela permite zelar pelo nome no mercado, atuar com observância aos limites que a profissão impõe e alcançar o sucesso profissional.

Hoje em dia, muitos órgãos profissionais elaboram códigos para guiar a conduta no trabalho e na profissão. Entender a importância da responsabilidade no trabalho e como ela ajuda na tomada de decisão é o assunto sobre o qual falaremos a seguir! 

Por que a ética é importante para a carreira?

Quando há o código de ética na empresa, seguir as regras estabelecidas pelo documento é algo essencial para ser contratado e se manter na organização. Entretanto, um comportamento idôneo e moral é valorizado pela sociedade de maneira geral.

Você consegue perceber como um há mais confiança em profissionais que honram com suas atividades, agem de maneira honesta, prudente e imparcial? 

Por isso mesmo, um profissional que age com consciência e responsabilidade tem mais credibilidade no mercado e pode atrair grandes oportunidades de trabalho. 

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Ações de responsabilidade e ética aplicadas ao ambiente de trabalho

Um profissional ético consegue criar um espaço aberto ao diálogo e mais produtivo. Isso beneficia toda a organização, melhorando a saúde financeira e contribuindo para a satisfação do consumidor final.

Vale a pena conferir algumas ações que valem para todos os segmentos e podem ser consideradas em diversas situações ao longo da carreira. Dá uma olhada!

1. Responsabilidade

A responsabilidade é a capacidade de assumir para si as consequências dos próprios atos. Essa postura revela consciência sobre os impactos que o trabalho causa a outras pessoas.

2. Respeito à privacidade

O sucesso do profissional no mercado também está relacionado à sua capacidade de separar a vida pessoal da profissional. É muito importante, no ambiente de trabalho, evitar fofocas, intrigas ou comentários ofensivos aos funcionários que trabalham em conjunto. 

3. Prudência nas decisões

A prudência contribui para ter atitudes éticas no trabalho. No processo de tomada de decisão, ser prudente ao ouvir opiniões contrárias e racionalizar emoções pessoais são requisitos para evitar ações por impulso.

Como agir diante de situações antiéticas nas empresas?

Quando um profissional se depara com um comportamento antiético, é importante agir no sentido de educar os colegas de profissão sobre a necessidade de adotar outras posturas. 

Nessas horas, é importante conversar de forma respeitosa para se posicionar sobre o assunto e corrigir eventuais erros.

É fundamental destacar que se manter em silêncio diante de situações desonestas ou que ferem os princípios básicos da profissão pode não ser algo positivo. Isso pode revelar um nível de tolerância com condutas imorais. 

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Ter uma postura ética no trabalho é um dos tipos de inteligência que contribuem para a carreira profissional – e uma das soft skills mais importantes hoje em dia.

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