• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pensamento crítico: como identificar a veracidade das informações

Em um universo cada vez mais recheado de informações, redes sociais e pessoas querendo se destacar, fica difícil separar o que é fato do que é fake, né? Mas sabia que um dos segredos para ser um profissional de sucesso é a habilidade de ter um pensamento crítico e identificar a veracidade das informações?

Desenvolver o pensamento crítico e ter a habilidade de diferenciar o que é verdadeiro, evitando a disseminação de algo falso, é algo muito valioso no mundo corporativo. Afinal de contas, o uso racional da informação é determinante para boas tomadas de decisão nas empresas e para o sucesso dos times.

Quer entender melhor como funciona a identificação da veracidade de informações e seu reflexo no mundo corporativo? A gente te explica!

Ciência da Informação: como ela ajuda a verificar se algo é verdadeiro

Com o aumento do número de informações na internet, surgiram métodos para a análise e organização de grandes quantidades de informação. Um deles é a Ciência da Informação.

Ela tem o objetivo de analisar o processo de informação desde a sua formação até o processo em que os dados são transformados em conhecimento. Suas áreas são Modelagem de Dados e Análise, Logística da Informação, Planejamento da Informação e Teoria da Organização. 

Dentro das organizações, por exemplo, a ciência da informação é de extrema importância no que se refere a interações entre pessoas de diversos setores e entre diferentes sistemas de informação.

Sabia que entender como localizar informação é uma competência essencial do século XXI? Quem aprende a fazer isso se destaca em meio aos demais profissionais. 

Falando no assunto, que tal testar suas soft skills? Faça o teste da Descomplica!

Imagem da Macla Tenório, do elenco do Porta dos Fundos, sorrindo para ilustrar o conteúdo sobre soft skills

Como fazer uma busca pela melhor informação

O pensamento crítico é uma habilidade essencial para o profissional moderno. É por meio dele que se consegue buscar informações verdadeiras e seguras, mas como fazer essa busca?

Atualmente, existem ainda as formas analógicas de se checar uma informação, mas usamos, prioritariamente, as digitais, como os buscadores. 

Uma dica é usar palavras que possam ser adicionadas às pesquisas para ajudar a restringir os resultados. Você pode, ainda, usar a página Pesquisas Avançadas do Google para refinar a sua busca.  

Uma capacidade essencial é conseguir identificar notícias falsas e, mais do que isso, aprender a “ler” a internet. Isso porque informação é o que não falta. Tem pra todos os gostos, né?

Outras dicas para fazer buscas mais refinadas e assertivas para suas pesquisas são: 

  • Quando fizer uma pesquisa usando sinais de pontuação ou operadores, não adicionar espaço entre o operador e os termos;
  • Use um asterisco para termos desconhecidos nas buscas;
  • Use aspas quando quiser resultados específicos para a sua busca exata.

A desinformação é uma ameaça a toda a humanidade. Ao longo dos séculos, ela foi responsável por disseminar racismo, xenofobia e discurso de ódio. Vale sempre fugir dela buscando fontes confiáveis, entendendo o contexto, propósito da notícia e sua execução.

Para finalizar, o que acha de conferir o nosso ebook sobre soft skills? Lá você encontra um tópico específico sobre como ter pensamento crítico e localizar a informação necessária.

No universo das habilidades essenciais a um profissional, que tal conhecer melhor quais são as soft skills mais valorizadas do mercado? Vem assistir à nossa websérie em parceria com o Porta dos Fundos aqui!