• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que faz um Nefrologista e como se especializar na área?

São tantas as especialidades na área da medicina que nem sempre sabemos exatamente o que cada uma trata, não é mesmo? Pensando nisso, você sabe o que faz um nefrologista, qual a importância do seu trabalho e quando é o momento de procurar esse especialista?

Mesmo que você já tenha algum conhecimento sobre o assunto, vale a pena conferir esse artigo curtinho. Assim, você vai entender melhor o trabalho desse profissional altamente especializado. Boa leitura!

nefrologista o que faz - profissional da saúde segurando um celular

Nefrologista: o que o faz esse profissional?

Quem se especializa em nefrologia cuida basicamente dos rins e das doenças diretamente ligadas ao trato urinário, como insuficiência renal temporária — quando eles deixam de funcionar por algum tempo — ou crônica. 

Nos casos crônicos, muitas vezes, os pacientes precisam fazer hemodiálise e o acompanhamento do médico nefrologista é fundamental. Qualquer ocorrência médica que pode afetar os rins precisa ser acompanhada pelo nefrologista.

Alguns exemplos são as doenças autoimunes, infecção urinária grave, a formação de cálculos renais com frequência e alterações significativas em exames de sangue e que possam estar ligadas aos rins.

nefrologista o que faz - profissionais da saúde sorrindo lado a lado

Como é a formação do médico nefrologista?

Pra se formar em nefrologia e conseguir a capacitação profissional, são necessários no mínimo dez anos de estudo, ou seja, seis anos do curso regular de medicina, mais dois anos como residente em um hospital ou participando de um estágio em clínica médica.

Só depois desse período de formação básica é possível se especializar em nefrologia fazendo uma nova residência ou estágio na área, por mais dois anos. É preciso sair da zona de conforto pra encarar todos esses anos de estudo!

nefrologista o que faz - pessoa segurando um pote de coleta com urina

Quando é preciso consultar um nefrologista?

Normalmente, a primeira consulta com esse especialista acontece por recomendação de um urologista ou de um clínico geral. Nesses casos, o paciente pode apresentar sintomas como dor nas costas, cólica renal, dor ou ardência ao urinar e urina com aspecto e cheiro alterados.

Durante a primeira consulta, o nefrologista costuma pedir exames de urina, de sangue e ultrassonografia do trato urinário e rins, a fim de coletar informações pra poder fazer o diagnóstico.

Em casos mais graves ou de doenças crônicas dos rins, o paciente voltará ao consultório várias vezes até receber o diagnóstico e acompanhar o tratamento, portanto, a relação entre médico e paciente costuma ser de longo prazo.

nefrologista o que faz - profissional da saúde assinando documento

Onde trabalha um especialista em rins?

Os nefrologistas podem trabalhar em regime de plantão em clínicas médicas de hemodiálise, UTIs e emergências de hospitais, pois, em alguns casos, é preciso prescrever tratamento específico.

Muitos dividem esses períodos entre as atividades de consultório pra tratar as doenças mais comuns, como infecção urinária, hipertensão arterial e cálculos renais. 

A nefrologia também é uma especialidade atrativa pra quem busca trabalhar com pesquisa. Quem tiver interesse pode buscar programas de pós-graduação no segmento e até se dedicar à carreira acadêmica.

A intensidade da vida profissional e os ganhos desse especialista vão depender das escolhas feitas durante a carreira. De qualquer forma, é importante saber o que faz o nefrologista e quais as suas atribuições pra poder decidir melhor!

Já pensou em fazer uma pós-graduação e alavancar a sua carreira? Então, conheça os cursos da Pós Descomplica!