Blog Descomplica

O que faz um Nefrologista e como se especializar na área?

Entenda o que faz um nefrologista, em que área atua, como é a sua formação e quais são as doenças tratadas por este especialista.

Atualizado em

Compartilhe

São tantas as especialidades na área da medicina que nem sempre sabemos exatamente o que cada uma trata, não é mesmo? Pensando nisso, você sabe o que faz um nefrologista, qual a importância do seu trabalho e quando é o momento de procurar esse especialista?

Mesmo que você já tenha algum conhecimento sobre o assunto, vale a pena conferir esse artigo curtinho. Assim, você vai entender melhor o trabalho desse profissional altamente especializado. Boa leitura!

Nefrologista: o que o faz esse profissional?

Quem se especializa em nefrologia cuida basicamente dos rins e das doenças diretamente ligadas ao trato urinário, como insuficiência renal temporária — quando eles deixam de funcionar por algum tempo — ou crônica. 

Nos casos crônicos, muitas vezes, os pacientes precisam fazer hemodiálise e o acompanhamento do médico nefrologista é fundamental. Qualquer ocorrência médica que pode afetar os rins precisa ser acompanhada pelo nefrologista.

Alguns exemplos são asdoenças autoimunes, infecção urinária grave, a formação de cálculos renais com frequência e alterações significativas em exames de sangue e que possam estar ligadas aos rins.

nefrologista o que faz - profissional da saúde segurando um celular

Como é a formação do médico nefrologista?

Pra se formar em nefrologia e conseguir a capacitação profissional, são necessários no mínimo dez anos de estudo, ou seja, seis anos do curso regular de medicina, mais dois anos como residente em um hospital ou participando de um estágio em clínica médica.

Só depois desse período de formação básica é possível se especializar em nefrologia fazendo uma nova residência ou estágio na área, por mais dois anos. É preciso sair da zona de conforto pra encarar todos esses anos de estudo!

Quando é preciso consultar um nefrologista?

Normalmente, a primeira consulta com esse especialista acontece por recomendação de um urologista ou de um clínico geral. Nesses casos, o paciente pode apresentar sintomas como dor nas costas, cólica renal, dor ou ardência ao urinar e urina com aspecto e cheiro alterados.

Durante a primeira consulta, o nefrologista costuma pedir exames de urina, de sangue e ultrassonografia do trato urinário e rins, a fim de coletar informações pra poder fazer o diagnóstico.

Em casos mais graves ou de doenças crônicas dos rins, o paciente voltará ao consultório várias vezes até receber o diagnóstico e acompanhar o tratamento, portanto, a relação entre médico e paciente costuma ser de longo prazo.

nefrologista o que faz - profissionais da saúde sorrindo lado a lado

Onde trabalha um especialista em rins?

Os nefrologistas podem trabalhar em regime de plantão em clínicas médicas de hemodiálise, UTIs e emergências de hospitais, pois, em alguns casos, é preciso prescrever tratamento específico.

Muitos dividem esses períodos entre as atividades de consultório pra tratar as doenças mais comuns, como infecção urinária, hipertensão arterial e cálculos renais. 

A nefrologia também é uma especialidade atrativa pra quem busca trabalhar com pesquisa. Quem tiver interesse pode buscar programas de pós-graduação no segmento e até se dedicar à carreira acadêmica.

A intensidade da vida profissional e os ganhos desse especialista vão depender das escolhas feitas durante a carreira. De qualquer forma, é importante saber o que faz o nefrologista e quais as suas atribuições pra poder decidir melhor!

Qual a diferença entre um nefrologista e um urologista?

A principal diferença entre as duas especialidades está na área de atuação de cada um. Por exemplo, enquanto o nefrologista atua como especialista em problemas que acontecem nos rins, ele se limita aos casos em que paciente só necessitam de medicamentos.

Entretanto, o urologista atende pacientes com problemas e doenças mais graves, não somente aos rins. Embora ele seja responsável por atender essa região também, o urologista também consegue realizar intervenções cirúrgicas e tratar casos mais sérios.

nefrologista o que faz - pessoa segurando um pote de coleta com urina

Sendo assim, o nefrologista deve ser procurado quando o paciente estiver sentindo algum incômodo da região dos rins, possuir infecção de urina ou for diagnosticado com cistos na região.

Entretanto, é necessário que os pacientes se atentem a cor da urina, se há ou não sangue presente, edemas e inchaços na região do abdômen e outros sinais que podem indicar algum tipo de cálculo renal.

Qual atividade um médico nefrologista exerce?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o profissional da área tem como principal atividade o diagnóstico e tratamento de doenças urinárias. Tais como pedra nos rins, nefrites, doença renal crônica, entre outras.

Além disso, o médico que tem essa especialidade também pode orientar e indicar tratamentos como diálises, hemodiálises, transplante, entre outros.

Em caso de dúvidas, é fundamental procurar um profissional qualificado pra encontrar o problema o quanto antes e iniciar o tratamento. Dando início aos tratamentos de forma precoce, fica mais fácil manter a saúde dos rins de acordo com o quadro clínico de cada caso.

nefrologista o que faz - profissional da saúde assinando documento

Qual a importância do nefrologista na saúde dos rins?

Por ser o profissional responsável por tratar a saúde dos rins, sua importância se dá em tratamentos de doenças, como é o caso da insuficiência renal crônica.

Pacientes que possuem essa doença, tem seus rins com funcionamento em cerca de apenas 60% de suas capacidades. Ou seja, eles conseguem filtrar apenas 60 ml/min. Diferente de uma pessoa saudável que filtram em média de 100 ml/ min.

De uma forma grosseira, isso implica que sua taxa de filtração está abaixo do normal, o que pode indicar algum tipo de insuficiência. Quem diagnostica esse tipo de problema é o nefrologista.

O profissional é responsável por pedir exames e interpretar os resultados, analisando o que pode estar acontecendo com a saúde dos rins do paciente. Portanto, indicar o melhor tratamento.

Além disso, a insuficiência renal crônica é uma das principais especialidades do que faz um nefrologista. Contudo, grande parte dos pacientes percebe o problema quando a doença já está avançada, e existe menos de 30% da capacidade de filtração dos rins.

Nessa fase, é muito difícil que o paciente possa ficar longe do avanço da doença e ter que ser encaminhado pra hemodiálise. Contudo, isso muitas vezes está ligado ao fato de que os pacientes não procuram o especialista mais indicado pra diagnosticar esse tipo de doença.

Quem consegue ter o diagnóstico de forma precoce, pode reverter o quadro, e assim realizar o tratamento controlando uma série de outros fatores que podem provocar complicações ainda piores nos rins.

Já pensou em fazer uma pós-graduação e alavancar a sua carreira? Então, conheça os cursos da Pós Descomplica!

Comentários

Scheila
Scheila
31/07/2023 às 20:18

Meu marido fez alguns exames dos rins e um deles deu Hidronefrose isso é grave ?precisa passar por consulta com médico nefrologista?

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
04/08/2023 às 10:22

Olá, Scheila! Bom dia, e desejamos melhora ao seu marido. Instruímos a procurar o Nefrologista para receber mais informações. 🙏


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você