• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Mercado de trabalho: o que é, como funciona e como ele está

Quando se fala em mercado de trabalho, uma grande interrogação fica na sua cabeça? Não se preocupe, já que isso é comum. Afinal, esse é um termo bastante abrangente que envolve muita especulação além de fatos.

No entanto, é algo muito importante de se estudar porque tem tudo a ver com o seu potencial de sucesso na carreira. Ou seja, as movimentações do mercado de trabalho influenciam nas oportunidades que você pode conquistar em seu meio.

Então, vale muito a pena entender como funciona o mercado de trabalho. Assim, você poderá sair na frente ao aproveitar as tendências que se encaixam nos seus objetivos e tomar as melhores decisões em relação à sua carreira.

Neste artigo, você entenderá tudo o que precisa saber sobre o mercado de trabalho, indo desde o cenário atual até as profissões que estão mais valorizadas no momento. Aproveite!

mercado de trabalho – três pessoas em reunião, notebooks sobre a mesa

O que é mercado de trabalho?

O termo mercado de trabalho se refere à relação de oferta e procura relacionada à força de trabalho. Ou seja, de um lado há uma multidão de profissionais com especialidades pra oferecer, enquanto do outro existem empresas que precisam dessas habilidades.

O mercado de trabalho tende a ser diferente dependendo da profissão, do segmento e até da localização geográfica. Dessa forma, tudo isso influencia nas oportunidades disponíveis pros profissionais, os salários ofertados, entre outros.

É por isso que as pessoas costumam fazer análises do mercado de trabalho antes de decidirem por uma profissão. Afinal, é a partir desse acompanhamento que podem identificar se determinada carreira tem uma relação de oferta e demanda mais vantajosa.

Além disso, é comum analisar o mercado de trabalho em relação a determinadas profissões. Por exemplo, as movimentações do segmento de Medicina podem ser bem diferentes das de Direito.

mercado de trabalho – três pessoas em reunião, duas delas apertando as mãos

Como funciona o mercado de trabalho?

A forma como empresas e profissionais interagem tende a influenciar como o mercado de trabalho se desenvolve. Por exemplo, se há mais demanda do que oferta de determinada especialidade, ela se valoriza. Ou seja, os profissionais dessa área podem conquistar boas oportunidades com mais facilidades.

No entanto, o contrário também acontece. Se há oferta demais e demanda de menos, a tendência é que os profissionais precisem se esforçar mais pra se diferenciarem nesse mercado competitivo pra alcançarem boas oportunidades.

Dessa forma, analisar o mercado de trabalho significa considerar como cada um desses pontos interage e tem relação com as suas próprias escolhas de carreira.

Tendências de todos os tipos costumam afetar o mercado de trabalho e a maneira como os profissionais encontram oportunidades. Desde eventos pequenos até grandes podem influenciar na forma como as pessoas conseguem sucesso em suas carreiras.

Também existem tendências de mercado de trabalho que afetam todas as profissões. Nesse caso, podem influenciar a popularização de certas carreiras e a perda de apelo de outras. Então, quem está prestes a iniciar uma carreira precisa ficar de olho nesse ponto.

mercado de trabalho – pessoa de costas, olhando para a cidade em movimento

Como está o mercado de trabalho atual?

Quando falamos em mercado de trabalho, é importante reforçar que o assunto sempre será referente não apenas à determinada carreira como também ao país como um todo. Ou seja, são dois fatores que precisam ser levados em consideração ao fazer uma avaliação completa.

O mercado de trabalho atual traz alguns desafios pra quem quer começar uma nova profissão e também se manter naquela que já possui. Isso porque existe uma concentração de instabilidade na economia brasileira em decorrência de eventos externos e internos.

Esse cenário faz com que um estudante prestes a iniciar uma carreira precise considerar a demanda por trás de cada vocação que possui. Ao avaliar como está o mercado de trabalho, ele pode começar a estudar pra uma área que será mais recompensadora.

O segredo pra identificar sempre as melhores oportunidades está em se informar. Acompanhar as atualidades não é algo que deve parar após o vestibular, já que o noticiário sempre traz informações relevantes pra quem quer ficar de olho no mercado.

Reflexos da pandemia

A Pandemia de Covid-19 afetou seriamente o mercado de trabalho de diversas áreas de atuação não apenas no Brasil como também no restante do mundo. Ao avaliar as suas consequências, é possível perceber que alguns segmentos se valorizaram enquanto outros ainda estão passando por dificuldades.

Um exemplo de meio valorizado é o mercado de tecnologia. Com a necessidade de isolamento social, as pessoas passaram a contar mais do que nunca com serviços inteligentes pra viverem as suas vidas.

Por outro lado, a área de Turismo foi uma das seriamente prejudicadas pela pandemia. Quem atua nesse mercado precisa encontrar formas inovadoras de se destacar e estimular as pessoas a voltarem a viajar.

Desafios na economia

A economia do Brasil também não vai muito bem. O PIB brasileiro anda recuando, o que dificulta a conquista de oportunidades em vários mercados, além do desenvolvimento das empresas que atuam por aqui.

Além disso, os tempos econômicos incertos fazem com que se aposte menos em inovação e em iniciativas novas. Dessa forma, fica mais difícil pra startups e outros negócios de vanguarda se estabelecerem com sucesso.

O resultado direto disso é uma maior concorrência por oportunidades mais raras. Então, a ideia é se especializar em áreas que estão valorizadas pra aumentar as suas chances de uma colocação vantajosa no mercado de trabalho.

mercado de trabalho – pessoas trabalhando em uma fábrica

Como entrar para o mercado de trabalho?

Quem deseja iniciar uma carreira costuma ter interesse em ingressar pra um novo mercado de trabalho. Ou seja, essa pessoa estará sujeita às movimentações desse meio, que afetam como as habilidades dela poderão ser decisivas pra conquista de oportunidades na nova profissão.

A seguir, conheça os passos fundamentais pra entrar pro mercado de trabalho.

Pense na sua carreira dos sonhos

Todo mundo tem uma ou mais carreiras consideradas como dos sonhos. Ou seja, é uma profissão que atende às suas preferências pessoais e costuma envolver habilidades com as quais você tem facilidade de desenvolver.

A maioria das pessoas chega ao período do vestibular com uma ideia a respeito de sua carreira dos sonhos. No entanto, mesmo depois disso, é possível enxergar mais desenvolvimento pra própria profissão a partir de especializações.

Então, o primeiro passo pra entrar no mercado de trabalho deve ser pensar em qual deles é o ideal pra você. Considere a profissão que você sempre sonhou em realizar, ou a função que gostaria de desempenhar na sociedade.

Analise o mercado de trabalho

Após definir a profissão dos sonhos, o próximo passo é fazer uma boa análise de mercado de trabalho. Como você já aprendeu até aqui, existem segmentos diferentes que funcionam de maneiras distintas quando o assunto é a relação entre oferta e demanda de trabalho.

Então, como cada profissão tem um mercado de trabalho diferente, a sua análise deve se concentrar nas particularidades da carreira que você quer seguir. Isso significa ver o que costuma ser valorizado, o que é comum e quais oportunidades existem pra se diferenciar.

Publicações de Economia costumam fazer matérias sobre o mercado de trabalho e as suas movimentações. Então, fique de olho nessas análises pra basear o seu próprio olhar sobre o segmento em que está pensando entrar.

Pesquise sobre outros profissionais

Você invariavelmente terá que concorrer com outros profissionais no mercado de trabalho. Então, parte do processo de ingressar nele envolve considerar qual é a oferta das outras pessoas nesse meio.

Para isso, vale a pena pesquisar sobre os outros profissionais, como as qualificações e objetivos mais comuns desse público. Afinal, se você não estiver à altura dessa concorrência, poderá ter dificuldades em encontrar boas oportunidades.

Depois disso, você deve começar a analisar como superar essas pessoas. Ou seja, a ideia é analisar como elas estão falhando em algumas áreas e encontrar formas de superar essas ausências em seu currículo.

Busque a qualificação certa

Para muitas pessoas, a busca por um diploma costuma ser o primeiro passo pra entrar pro mercado de trabalho. No entanto, como você viu até agora, essa é uma etapa que vem muito depois de várias análises e pesquisas.

Depois de considerar a profissão que você quer seguir e como funciona o mercado de trabalho em que você quer entrar, chega a hora de procurar pela qualificação certa. Isso significa encontrar um curso, graduação, pós-graduação, entre outros, que atenda às exigências do seu segmento buscado.

Por exemplo, se você quer entrar pro mercado de trabalho de advogados, invariavelmente terá que cursar Direito. E mais: se você quer trabalhar com determinada área do Direito, também vale a pena buscar uma qualificação especializada.

Identifique habilidades desejadas

Nem sempre a busca pela qualificação certa atende a todas as habilidades que você precisa ter pra entrar pro mercado de trabalho. Afinal, também existem competências que são universais e altamente desejadas pelos empregadores que os profissionais devem ter.

Por exemplo, é o caso de ser uma pessoa organizada, pontual, focada em soluções, capaz de trabalhar em times, entre outros. Ao analisar o mercado de trabalho em que você quer ingressar, fique de olho nas habilidades que são mais valorizadas pelas empresas.

Certos mercados costumam valorizar determinadas habilidades em relação a outras, mas todas elas são importantes. Então, cabe a você enxergar onde está falhando pra se aprimorar de maneira contínua.

mercado de trabalho – pessoa acessando informações pelo tablet

Como acompanhar as oportunidades do mercado de trabalho?

Como você aprendeu até agora, o seu sucesso depende bastante da sua capacidade de acompanhar as movimentações do seu mercado de trabalho.

No entanto, nem todo mundo tem noção de como fazer isso, o que pode prejudicar o seu potencial em uma possível nova carreira ou até mesmo depois de fazer uma especialização.

Pra ajudar nisso, separamos abaixo as principais dicas pra acompanhar as oportunidades do mercado de trabalho em sua profissão. Confira!

Saiba identificar padrões e recorrências

A sua capacidade de identificar padrões será muito importante pra acompanhar as oportunidades de um mercado de trabalho. No entanto, não se preocupe se isso não acontecer de forma natural por enquanto. Afinal, essa é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a experiência.

Então, quanto antes você começar a treinar, melhor. Comece tentando enxergar como ocorre a relação entre oferta e demanda por trabalho no seu segmento, ou seja, se há mais profissionais do que vagas disponíveis. A partir daí, identifique o que costuma ser o diferencial de bons candidatos.

Você também precisa ser capaz de identificar recorrências. Ou seja, são eventos que costumam acontecer em determinadas épocas ou a partir dos mesmos pontos catalisadores. Isso permitirá que você possa usar esses acontecimentos a favor de oportunidades pra você.

Converse com profissionais da área

Uma ótima forma de ter uma noção real do mercado de trabalho em que você deseja ingressar é conversando com quem já faz parte dele. Então, é fundamental que você encontre formas pra interagir com profissionais já formados e conhecer a visão deles.

É ainda melhor se você conseguir falar com várias pessoas, que tenham uma boa diversidade de opiniões. Além disso, certifique-se de encontrar quem tenha as mesmas especializações que você deseja seguir em sua carreira.

Para fazer isso, você pode realizar uma boa pesquisa nas redes sociais, como é o caso do LinkedIn. Algumas empresas também costumam organizar encontros focados em networking, o que é ótimo pra conhecer bastante gente de carreiras que você quer seguir.

Acompanhe o noticiário

Você também pode ficar de olho na mídia pra acompanhar as oportunidades do mercado de trabalho. Publicações da editoria de Economia costumam destacar as movimentações desse meio, falando sobre profissões em alta, tendências promissoras e seus reflexos em vários setores.

Os jornalistas de Economia costumam ser especializados em identificar padrões e estabelecer relações entre decisões e seus reflexos. Então, ao acompanhar as suas matérias, você poderá trazer esse conhecimento pra sua própria carreira.

Por fim, lembre-se da importância de diversificar as suas fontes. Acompanhe mais de um portal de notícias pra enxergar diferentes pontos de vista e poder identificar tendências distintas. Assim, você poderá agregar o máximo de informação.

mercado de trabalho – pessoa sentada no chão da sala acessando pelo notebook

Quais profissões estão em alta no mercado de trabalho?

Um dos aspectos mais importantes da análise do mercado de trabalho é considerar quais são as chamadas “profissões em alta”. Ou seja, as carreiras com maior demanda do que oferta, em que os profissionais podem aproveitar uma maior valorização por sua qualificação.

A seguir, a gente destacou quais são as profissões consideradas em alta no mercado de trabalho segundo dados da consultoria de recrutamento Robert Half. Fique de olho!

Analista de inteligência de mercado

Com toda a evolução tecnológica dos últimos anos, passamos a ser capazes de analisar os dados de diversos aspectos da atuação das empresas. Ou seja, desde os retornos de marketing até o desempenho de vendas puderam receber um monitoramento detalhado pra maximizar seu potencial.

No entanto, esse trabalho exige o olhar treinado de um profissional como o analista de inteligência de mercado. Ele poderá identificar o que realmente é valioso em um mar de tendências não comprovadas e apontar os rumos mais vantajosos pros negócios.

Por fim, não existe uma graduação específica pra trabalhar com análise de inteligência de mercado. Quem trabalha nessa área costuma ter diplomas de Marketing, Administração, Estatística ou Publicidade.

Gerente de supply chain

Com cada vez mais empresas buscando otimizar seus processos logísticos, é natural que o gerente de supply chain seja uma das profissões em alta pra atualidade. Ele é responsável por organizar compras, vendas e distribuição de mercadorias de uma empresa.

Com uma responsabilidade tão grande nas mãos, esse profissional precisa ser altamente qualificado e organizado. O principal diferencial dele como tendência é que costuma unir o aspecto prático da Logística com o planejamento estratégico que ela exige.

Então, o gerente de supply chain não apenas organiza os processos logísticos da empresa como também se responsabiliza por planejar seus rumos mais eficazes. Assim, é um perfil altamente especializado que o mercado de trabalho valoriza bastante.

Engenheiro de compras

Existe tudo o que é tipo de Engenharia, não é? Se você nunca tinha ouvido falar em engenheiro de compras, é bom saber que essa é outra das profissões em alta no mercado de trabalho.

Esse profissional é quem faz a ponte entre empresas e fornecedores de todo tipo de equipamento utilizado por engenheiros. Afinal, é ele quem tem a experiência e a visão estratégica pra identificar exatamente o que a organização precisa.

O trabalho do engenheiro de compras também envolve realizar auditorias regularmente sobre o funcionamento e a eficácia desses equipamentos. Assim, se detectar falhas ou perdas de produtividade, deve buscar por alternativas que aprimorem os resultados da empresa.

Analista de produtos

O analista de produtos é quem faz um acompanhamento detalhado sobre o ciclo da vida de um produto. Pra que a empresa que o fabrica possa aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado, ela precisa de alguém que seja capaz de identificar possíveis melhorias e modificações.

Então, o posto de analista de produtos é de alguém totalmente voltado à parte estratégica da criação desses itens. Ele também pode atuar diretamente na promoção de vendas e com divulgação, com o intuito de ampliar a visibilidade dos produtos.

Por fim, é comum que um analista de produtos seja alguém formado em Administração com uma pós-graduação ou especialização nessa área específica.

Analista de segurança da informação

Com cada vez mais partes das nossas vidas armazenadas em servidores, as empresas estão se preocupando mais em proteger esses dados de acessos não autorizados. Afinal, casos de invasões e vazamentos sempre ganham os noticiários e prejudicam imensamente a relação com os clientes.

É por isso que o analista de segurança da informação é uma das profissões em alta no mercado de trabalho. Esse profissional se encarrega de tratar de questões do dia a dia da infraestrutura de segurança das empresas.

Isso envolve não apenas realizar auditorias e testes periódicos como também ficar de olho nas últimas tecnologias relacionadas à segurança pra implementar em seu ambiente.

Essas pessoas geralmente têm formação em Tecnologia da Informação (TI) e uma especialização focada.

Diretor comercial

Não é apenas de novas profissões que vive uma lista de cargos em alta no mercado de trabalho. Afinal, tudo indica que sempre haverá demanda pra determinadas funções, como é o caso de um diretor comercial.

Esse profissional fica encarregado de chefiar o departamento comercial de uma empresa. Ou seja, ele é responsável por alinhar os resultados de vendas dela com os objetivos e metas do negócio, além de elaborar e executar estratégias pra alcançá-los.

Por ser uma das peças fundamentais pros resultados de qualquer empresa, o segmento valoriza bastante o diretor comercial. Essas pessoas geralmente têm formação em Administração e uma pós pra se especializar nessa área específica.

Head de growth

A área de growth hacking envolve implementar as melhores iniciativas pra que a empresa possa crescer. Isso acontece por meio de oportunidades que nem sempre são nítidas e necessitam de um olhar especializado pra aproveitar.

Então, é natural que o cargo de liderança em growth esteja entre as profissões em alta no mercado de trabalho. Esse é um trabalho que necessita de facilidade pra enxergar o que ninguém vê pra elaboração de estratégias certeiras.

Tais oportunidades são bastante valiosas pros negócios, o que contribui pra que o cargo de head de growth também receba o seu valor. Há demanda pra essa função tanto em empresas nacionais como multinacionais.

Cientista de Dados

As empresas têm acesso a um grande volume de dados a respeito de uma série de questões, desde a própria performance no mercado até os hábitos e preferências de seus públicos. No entanto, toda essa imensidão de informações requer alguém que possa realizar testes e obter diagnósticos.

Esse é um dos papéis delegados ao cientista de dados. É ele quem deve ter um olhar inovador de encontrar novos caminhos pra chegar às respostas que talvez nem a empresa saiba que está precisando.

Não é à toa que o nome da profissão é cientista de dados. Essa pessoa precisa encarar as informações que tem com um espírito de pesquisador, buscando sempre encontrar algo inédito ao combinar e comparar seus dados.

Analista de Infraestrutura

Dentro da área de TI, o analista de infraestrutura é uma das profissões em alta no mercado de trabalho. Ele se encarrega de avaliar as necessidades da empresa e apontar os equipamentos que ela precisa pra alcançar os seus objetivos.

Além disso, ele também é responsável pela manutenção dessa infraestrutura, o que envolve desde possíveis reparos até o planejamento de capacidade pros projetos em curso. Esse profissional também cuida do acesso das equipes da empresa a essa infraestrutura, lidando com controle de permissões e disponibilidade.

Sendo uma especialização de TI, esse profissional geralmente tem essa graduação e faz um curso de pós-graduação focado em infraestrutura.

Saber como acompanhar o mercado de trabalho é fundamental pra qualquer carreira. Pra isso, o primeiro passo é entender como ele funciona e quais são as principais particularidades relacionadas à profissão que você escolheu.

O mercado de trabalho pode receber influências positivas ou negativas de diversas fontes. Pra começar, a economia do país pode afetá-lo fortemente, além das tendências de consumo das pessoas. Então, nunca deixe de acompanhar o noticiário pra ficar por dentro de tudo.

Além disso, você também deve acompanhar as movimentações do seu próprio segmento. Certos mercados se valorizam e perdem demanda a partir de vários acontecimentos, exigindo a sua atenção pra se preparar pra todos os casos.

Como você viu, a qualificação certa faz toda a diferença pra se valorizar no mercado de trabalho. Acesse a Faculdade Descomplica e escolha a graduação que tem tudo a ver com os seus objetivos de carreira!