• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enfermagem em UTI: como é essa área?

Apesar disto, muitos desconhecem a função do profissional de enfermagem em UTI, no entanto, é um dos segmentos mais importantes na área da saúde. 

Bom, essa é uma das profissões mais visadas por quem se interessa por saúde pública. A enfermagem é uma carreira abrangente que traz boa remuneração.

Pra se ter ideia, um formado na área recebe, em média, R$ 3.440,50 no Brasil. O valor pode ser superado em razão da função assumida, cargo, região, especialização, etc. É o que acontece com quem trabalha na UTI.

Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas a respeito do tema, elencamos alguns tópicos explicativos sobre os cuidados sob responsabilidade do enfermeiro em terapia intensiva. Confira o conteúdo que preparamos pra você!

enfermagem em uti - porta de saída de emergência

O que é enfermagem em terapia intensiva?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que se trata a terapia intensiva. Afinal, muitos conhecem a UTI como um lugar pra aplicação desse tratamento, mas poucos têm ideia de sua finalidade. 

A terapia Intensiva se volta ao atendimento de pacientes que demandam cuidados especiais, com suporte avançado e monitoramento 24 horas por dia. Por isso, uma determinada localidade do hospital costuma ser destinada a esse grupo, com equipe multidisciplinar, equipamentos e tecnologias próprias. 

Assim como nos demais casos, a enfermagem é fundamental pro tratamento de pacientes em UTI. Os profissionais, neste caso, atuam direcionados às intercorrências mais complexas.

enfermagem em uti - profissional da saúde conferindo informações no tablet

Qual o papel da enfermagem em UTI?

Como se sabe, o enfermeiro está entre os profissionais da saúde que acompanham, em equipe, o paciente em unidade de terapia intensiva. Entre as funções assumidas, estão:

  • obter o histórico do paciente;
  • executar o tratamento prescrito;
  • administrar atividades como banhos e curativos;
  • monitorar aparelhos.

Pra além das funções acima destacadas, que se referem à melhoria da qualidade de vida do paciente em UTI, o profissional também assume responsabilidades administrativas

É ele, por exemplo, que pode avaliar e decidir sobre o uso de recursos materiais e humanos na unidade, proporcionando uma maior eficácia da atuação da equipe multidisciplinar.

enfermagem em uti - profissionais da saúde no corredor

Quais os cuidados de enfermagem na UTI?

Como visto, as funções do enfermeiro em UTI estão muito relacionadas ao cuidado com o paciente, à manutenção e recuperação de sua saúde. É o profissional, do mesmo modo, quem responde aos seus chamados, calcula e aplica as medicações, por exemplo.

Nos casos de paciente internado por Covid-19, da mesma forma, é o profissional que trabalha no controle da infecção, aplicando medidas de isolamento e segurança e barrando a cadeia de transmissão da doença pra garantir a saúde coletiva.

Os cuidados do enfermeiro são fundamentais pra recuperação de pacientes em terapia intensiva. Trata-se, entretanto, de uma área de alta complexidade que demanda profissionais com especialização em enfermagem, de preferência com pós-graduação.

Nesse sentido, pra quem se interessa pela atuação da enfermagem em UTI e outras áreas correspondentes, essa pode ser uma grande oportunidade pra investir no futuro profissional e se destacar no mercado entre as funções mais complexas da área.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece as funções do enfermeiro em UTI, não deixe de investir no seu futuro profissional cursando uma pós-graduação na Faculdade Descomplica!