• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como saber se é a hora de pedir transferência de faculdade?

Você não tem mais vontade de frequentar as aulas da faculdade, sente que rende muito menos do que gostaria e as aulas parecem não fazer mais sentido? Talvez seja o momento de pensar em pedir transferência de faculdade, podendo manter o mesmo curso ou trocando, se quiser.

Instituições de ensino superior são bastante diferentes e podem ter várias metodologias de ensino. De repente, você não se adaptou a uma delas e não há motivo para se preocupar com isso. Com uma transferência, você tem a chance de se descobrir em um novo lugar e, de repente, até investir em uma nova carreira!

Pra que você não cometa um erro, é fundamental avaliar alguns pontos pra saber se é a hora de pedir transferência de faculdade. Dá uma olhada no que deve ser considerado!

Por que um aluno se transfere de faculdade?

Um aluno pode mudar de instituição apenas ou, então, mudar de curso. Isso acontece bastante e o principal motivo é quando a pessoa está insatisfeita com o curso que escolheu e acha que essa não a carreira que deseja seguir.

Também há casos em que o aluno não se adapta à faculdade, aos professores e não gosta de como o curso é conduzido. Às vezes, o fato de se deslocar até a faculdade ocupa tanto tempo na rotina da pessoa que ela precisa mudar de instituição para conseguir assistir à aula, sabia?

Há muitas razões pra que um aluno mude de faculdade. As principais são:

·      Redução ou eliminação (no caso da faculdade online) do deslocamento até a instituição;

·      Possibilidade de dar ênfase a estudos diferentes na mesma área;

·      Vontade de melhorar a qualidade das aulas;

·      Insatisfação com os professores;

·      Insatisfação com a metodologia e a estrutura da instituição de ensino.

Para saber se realmente é hora de pedir a transferência de faculdade, é recomendável considerar os seguintes pontos:

Você não tem mais estímulo

Quando você tem afinidade com aquilo que aprende, em geral se sente estimulado. É claro que às vezes bate um cansaço, mas, geralmente, você sente que o conteúdo do curso é interessante e se esforça pra assistir às aulas.

Entretanto, quando você não tem a menor vontade de frequentar as aulas e não acha nada de interessante no conteúdo, provavelmente é hora de pensar em mudar de faculdade. Em alguns casos, o problema é o curso propriamente dito.

O deslocamento até a faculdade acaba com você

Esse é um grande problema para muitos estudantes que trabalham ou vivem distantes da faculdade. Isso porque falta energia na hora de ir à aula, já que, muitas vezes, passa-se muito tempo no trânsito.

Sem descansar, você não consegue aproveitar o conteúdo e só pensa em ir pra casa dormir. Nesse caso, vale a pena considerar uma faculdade online, por exemplo, que permite a você estudar quando e onde estiver.

O horário do curso não funciona pra você

Você optou por estudar de manhã, mas agora tem um estágio e não consegue adaptar os horários? Pode ser necessário pedir transferência para outra faculdade. Isso inclui a possibilidade de cursar faculdade a distância, que permite a você ter mais flexibilidade de horários.

Quem precisa de um emprego pra pagar as contas e a instituição em que você estuda não oferece um horário flexível, provavelmente a transferência será necessária.

Você não gosta da estrutura da faculdade

As salas são lotadas, o ambiente não é gostoso, os laboratórios são cheios… Tudo isso espanta alunos que querem estudar. Acesso difícil, pouca segurança ao final das aulas noturnas ou até falta de estacionamento podem ser motivadores pra pedir uma transferência de faculdade.

Notou que alguma dessas coisas acontece com você? Provavelmente, você precisa pedir transferência de faculdade. 

Por mais que pareça algo complicado, saiba que esse movimento é mais simples do que se imagina.

Na faculdade Descomplica, você escolhe o curso e entra pra um time de sucesso, com aulas 100% online, professores top e uma plataforma robusta de materiais de apoio, plantões de dúvidas e exercícios.

Dá uma olhada nos nossos cursos e entre em contato com nossa equipe pra fazer já sua transferência!