• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer um currículo para recolocação no mercado de trabalho

Quem busca uma nova oportunidade ou uma recolocação no mercado de trabalho pode criar vários truques para se destacar como ativar os contatos ou investir nos estudos, mas no final das contas, na hora de se candidatar para um processo seletivo, é fundamental ter um bom currículo.

E segundo a Catho,  empresa de recrutamento e seleção, 30 % dos recrutadores eliminam um profissional da concorrência por uma vaga em até 10 segundos. Outros 27%, chegam no máximo a 30 segundos de análise. É pouco, não acham? Por isso, é fundamental se destacar logo na primeira chance. 

Se quiser aproveitar um curso gratuito do Descomplica com nomes incríveis do mercado, aproveite e se inscreva no Sprint #2 de Inteligência Emocional, que começa no dia 09/08. Basta clicar na imagem abaixo.

Como fazer seu currículo se destacar na corrida por um emprego

  1. Comece com um pequeno resumo

Quando elaborar seu currículo, inclua um resumo da sua carreira. Ele deve estar no começo do seu documento para impactar os recrutadores assim que você se candidatar. A recrutadora e especialista no assunto Andrea Krug, professora de Recrutamento e Seleção aqui no Descomplica, recomenda que neste resumo você revele os projetos que liderou ou as grandes mudanças que proporcionou às empresas em que trabalhou. E fique tranquilo, quanto mais objetivo o seu texto estiver, melhor!

2. Descreva suas realizações enquanto esteve no cargo

Se você busca uma recolocação no mercado de trabalho e já possui uma longa carreira, dificilmente conseguirá descrever todas as suas atividades em uma ou duas páginas. Seja breve na descrição das tarefas diárias e adicione principalmente as que garantiram mais mudanças para a empresa. Deixe de lado as demandas corriqueiras como delegar funções ou brifieng para outras equipes, afinal, estando em cargos sênior ou de gestão, o que se espera é justamente que você tenha realmente zado essas tarefas. Ainda não sabe como fazer?

Veja o exemplo: 

Liderei projetos de grande impacto nos resultados e estratégias do negócio, indo além das fronteiras de Recursos Humanos, atuando diretamente com o board da Organização. 

Agora ficou mais fácil, não? 

3. Adicione os desafios vencidos ao longo da carreira

A professora Andrea Krug conversou com a gente e contou que hoje é importante colocar no seu currículo os desafios vencidos ao longo da carreira. Ela garante que na busca por uma oportunidade, isso faz com que você se destaque mais. A especialista contou que vale enfatizar momentos específicos da carreira.”Pense no desafio profissional que mais te esticou, aquele que inicialmente você achou que não seria capaz de realizar, e que no final, você conseguiu entregar. O que você teve que desenvolver como habilidade, qual a sua responsabilidade nesse processo”, disse.

4. Mostre suas principais habilidades

É muito importante que você destaque suas maiores habilidades profissionais. Elas é que irão te dar mais chances de ser contratado. Se você acha que ainda precisa de mais capacitação, a saída 3 investir nos seus estudos. Acha que vai demorar muito tempo? Errou!

Na verdade, você tem várias opções para melhorar as qualificações do seu currículo. Uma delas é optar por certificações e cursos disponíveis online. Existem muitas opções disponíveis tanto em português quanto em inglês. Há oportunidades pagas e também gratuitas. A duração dos cursos também é variada, afinal, para se especializar mais, é preciso ter mais tempo e disposição.

Ative seu crescimeto profissional com uma Pós-Graduação

Para quem pretende se capacitar ainda mais e adquirir um diploma, uma opção é começar um curso de especialização de longo prazo. Pode ser um mestrado, um doutorado ou uma Pós-Graduação. E o melhor, é que esse tipo de investimento pode proporcionar até mesmo um aumento no emprego que você já está contratado. De acordo com as pesquisas da Catho Educação, uma Pós pode fazer com que você receba um acréscimo salarial de até 53% para cargos de coordenação. Quem sabe você até renova as esperanças e ganha uma promoção para permanecer na sua vaga atual?

Dica extra: Faça contatos

Fazer contatos é algo que deve acontecer naturalmente, ao longo da carreira. Além de ajudar a estreitar laços com colegas de trabalho, é com esse tipo de atividade que se consegue uma visibilidade maior no meio corporativo. E claro, quando você precisar de a nova oportunidade são os seus contatos que irão poder ajudar de forma ainda mais rápida. 

Não tenha medo nem vergonha de contar para as pessoas que está em busca de uma vaga de trabalho. Converse com os mais próximos e avise o perfil de oportunidade que está procurando, lembrando ao outro que gostaria de uma indicação. 

Quanto mais pessoas souberem que você deseja um novo desafio para a sua profissão, maiores são as chances de ser lembrado. As chances são maiores com aqueles que trabalharam com você ou com pessoas com quem as relações são mais profundas, como os seus amigos. 

Gostou do conteúdo? Conheça mais dicas sobre Carreira e Qualificação Profissional no Tudo sobre Pós. Toda semana, uma série de novos artigos.