• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Carreira em Y: confira guia com tudo o que você precisa saber

A carreira em Y pode apontar caminhos interessantes pra determinados perfis de profissionais e de empresas. Atualmente, a versatilidade que esse tipo de carreira permite atende a demandas de diferentes áreas de atuação do mercado. 

Por isso, neste conteúdo a gente ajuda quem está em busca de evoluir profissionalmente.

Você vai entender como a estrutura da carreira em Y funciona, as principais características, além das vantagens e desvantagens. Também vai ver alguns exemplos práticos desse tipo de carreira no mercado. 

Além disso, a gente vai tratar dos passos pra estruturar a sua carreira em Y. Bora lá!

carreira em y – pessoa de costas de social no centro de uma cidade

Carreira em Y conceito: saiba o que é

A carreira em Y é uma modalidade de desenvolvimento profissional mais recente. Na prática, isso significa que, ao receber uma promoção, os funcionários têm a possibilidade de seguir duas trilhas de crescimento. 

Dessa forma, a esquematização da carreira em Y é semelhante ao desenho dessa letra. A linha de crescimento apresenta uma bifurcação com dois sentidos possíveis. As opções são de se tornar gestor ou de virar especialista. 

Com esse modelo alternativo de desenvolvimento, os profissionais ganham novas possibilidades de carreira.

Desse modo, a carreira em Y se destaca em relação ao tipo de promoção linear, que, por sua vez, oferece a gestão como a única opção aos trabalhadores que desejam progredir. 

Como é o plano de carreira em Y para os profissionais

O tipo de crescimento convencional pode ser interessante pra muita gente que busca garantir cargos de gerência nas empresas.

No entanto, essa modalidade apresenta limitações pros profissionais que não têm perfil de liderança ou não têm o desejo de exercer as funções de comando. 

Portanto, a tendência é de que esses trabalhadores também não adquiram incentivos pra permanecer nas organizações. Por outro lado, a carreira em Y dá a essas pessoas a oportunidade de evoluir por meio de outra via de escolha. 

A ascensão permite que os funcionários ganhem motivação pra se especializar e aprimorar o trabalho que oferecem às empresas.

Por certo, acabam recebendo a chance de se tornarem experts em seu campo de atuação e proporcionarem mais qualidade às suas tarefas organizacionais.  

Em contrapartida, os profissionais podem receber vantagens financeiras, a exemplo de um salário mais elevado.

A promoção ainda consegue garantir benefícios diferenciados e a sensação de ganhar o reconhecimento da empresa em que atua. 

Como é o plano de carreira em Y para as empresas

Como resultado, o plano de carreira em Y é um modelo que as empresas podem oferecer aos profissionais com o objetivo de reter talentos. Essa é uma questão que ainda precisa ser aperfeiçoada em muitas organizações. 

Muitas delas ainda enfrentam o planejamento de carreira de funcionários somente do ponto de vista financeiro. Assim, podem se concentrar em dar bônus pra quem tem um melhor desempenho. No entanto, isso pode não ser suficiente pra que os funcionários se sintam atraídos. 

Nesse sentido, adotar a carreira em Y se apresenta como uma estratégia que demonstra preocupação das organizações em oferecer oportunidades de crescimento aos profissionais.

Com toda a certeza, essa também é uma maneira de garantir mais produtividade às equipes. 

A carreira em y é interessante especialmente pra empresas que buscam inovação de maneira constante. Assim sendo, os profissionais podem escolher se desejam buscar aprofundamento técnico pra função em que trabalham. 

Outro ponto importante é que os cargos técnicos e de gestão podem alcançar um patamar de equiparação. Com isso, os profissionais ainda deixam de ocupar cargos de liderança somente pra garantir melhores salários, abrindo espaço pra quem tem de fato habilidade pra gestão.

carreira em y – ilustração de três currículos sobre fundo azul

Características da carreira em Y

Agora que você já entendeu o que é a carreira em Y, veja a seguir quais são as principais qualidades dessa modalidade de desenvolvimento profissional.

Mais flexibilidade

Primeiramente, uma das principais condições desse modelo de carreira  que a gente pode destacar é a flexibilidade. Por isso, quem não tem interesse em desenvolver a habilidade de liderar pessoas pode optar por outros passos. 

Assim sendo, as empresas podem dispor de programas de aconselhamento de carreira pra direcionar melhor as equipes. De tal forma que os funcionários compreendam quais são as etapas da promoção de carreira que mais têm a ver com as suas habilidades. 

Portanto, a bifurcação do desenho da carreira em Y possibilita que os colaboradores se desenvolvam profissionalmente com mais versatilidade. Essa característica, inclusive, é um atrativo pra novos talentos ingressarem nas companhias.  

Oportunidade de especialização

Mais um atributo da carreira em Y é a chance de expandir a especialização dos profissionais. Com isso, as organizações ganham a chance de reter colaboradores que preferem trabalhar com pesquisa e são focados em aperfeiçoar os resultados. 

Outra particularidade do perfil dos especialistas é ter interesse em novas oportunidades. Eles se sentem motivados em buscar conhecimentos específicos e podem apreciar ter mais autonomia pra percorrer as suas trilhas de possibilidades. 

Ajuste ao perfil

Dessa maneira, as organizações que promovem um plano de carreira em Y conseguem oferecer um melhor ajuste ao perfil dos seus talentos. Tanto aqueles com traços de liderança, quanto os que têm atributos mais técnicos podem ser contemplados. 

O setor de RH terá o papel de desenvolver essa modalidade de promoção de carreira. Com isso, precisará reconhecer o perfil de cada funcionário e contribuir com orientações nas escolhas mais adequadas aos profissionais e às empresas. 

carreira em y – ilustração de pessoas analisando gráfico e gadgets

Diferenças entre carreira em X e Y

Também é importante diferenciar a carreira em Y de outro formato, a carreira em X. Esse último modelo também é conhecido como exponencial e é guiado mais por um propósito do que por um tipo de função. 

Desse modo, a carreira em X quebra com esse padrão e motiva os profissionais a avançarem em suas carreiras em busca de um objetivo definido. Portanto, diferentemente da carreira em Y, a exponencial não apresenta o foco em torno de um cargo de especialista ou de gestor. 

Não importará o cargo que você vai desempenhar nas empresas. A essência da carreira em X consiste em dar aos profissionais a oportunidade de pautar a sua ascensão profissional na conquista de uma meta. 

Por isso, assim como na modalidade de carreira em Y, a carreira em X também oferece flexibilidade. Com o modelo exponencial, os colaboradores têm a chance de desempenhar diferentes papéis e exercer protagonismo. 

carreira em y – gráfico em 3D apontando seta para cima

Diferenças entre plano de carreira em Y e W

A carreira em W é mais uma trilha de crescimento disponível pros profissionais atualmente. Pra entender o conceito dessa modalidade, considere o desenho da letra W, que faz uma espécie de zigue-zague. 

Em lugar de direcionar o colaborador pra um cargo técnico ou de gestor, as empresas podem oferecer as duas vias. De tal sorte que esse tipo de carreira permite que você atue como especialista e também exerça habilidades de liderança. 

Sob o mesmo ponto de vista, essa modalidade de progressão é recomendada pra aqueles funcionários que não querem somente ter que escolher entre uma dessas opções. É possível direcionar as suas atividades profissionais pra vários caminhos. 

É provável que a carreira em W seja atrativa ainda pros profissionais que desejam ter uma visão mais sistêmica da sua área de atuação. Nesse sentido, as empresas podem reter os talentos que se identificam com a chance de explorar mais de uma habilidade em suas carreiras.

carreira em y – pessoa mexendo no notebook

Vantagens e desvantagens da carreira em Y

Após você entender as características da carreira em Y e como se diferencia de outras modalidades, a gente vai avançar um pouco mais!  Pra isso, você vai conferir adiante os pontos positivos mais relevantes desse desenho de crescimento profissional.

E depois, a gente vai explicar alguns fatores em relação a essa modalidade que podem ser desfavoráveis. Afinal de contas, esse modelo também pode ser enxergado como negativo por determinadas empresas e profissionais. Entenda melhor! 

Vantagens

O plano de carreira em Y é interessante porque oferece a possibilidade de aprimorar as habilidades ligadas ao comportamento, as chamadas soft skills.

Se você tem um jeito introvertido e prefere trabalhar na resolução de problemas, não precisa se sentir desvalorizado na empresa onde atua. Tampouco será necessário se dedicar a aprender como gerenciar equipes. 

É possível desenvolver uma trilha de aprendizado diferente da convencional e apostar na sua competência técnica. Do mesmo modo, quem procura aprimorar a capacidade de liderar pessoas pode desenvolver mais essa soft skill.

De outro modo, essa modalidade ainda possibilita o aproveitamento das habilidades técnicas dos funcionários, conhecidas como hard skills.

Esse benefício é essencial pra empresas que reconhecem a necessidade de renovação da maneira de executar as tarefas. 

Assim, os profissionais podem se empenhar em buscar soluções inovadoras pros desafios da sua atuação. É possível buscar especializações a exemplo de conhecimentos sobre softwares e outras tecnologias. 

Mais um ponto vantajoso da carreira em Y é que os funcionários das empresas podem deixar de se sentir desmotivados e estagnados. Pelo contrário, eles têm a probabilidade de ficar encorajados a buscar novos objetivos profissionais.

Assim, não é preciso abrir mão da sua vocação somente pra conquistar uma remuneração mais elevada. Esse modelo permite conquistar o retorno financeiro, tão sonhado por muitos profissionais, escolhendo fazer também o que mais gostam e têm habilidade pra fazer. 

Com a oportunidade de ganhar mais, os colaboradores podem alcançar objetivos profissionais a exemplo de custear uma pós-graduação ou um curso livre. Além disso, ganham motivação pra participar de eventos técnicos da área em que atuam. 

Essa vantagem possibilita alcançar metas pessoais que melhorem a sua qualidade de vida. Sendo assim, os profissionais com remunerações mais altas podem investir em planos, como adquirir a casa própria e viajar para o exterior. 

Desvantagens

Entre as desvantagens da estrutura de carreira em Y que podemos citar, está a probabilidade de o profissional deixar de ter uma visão sistêmica da empresa. A escolha de uma opção de carreira mais técnica pode resumir a percepção do profissional à atividade que exerce. 

A capacidade de enxergar o todo de um modo mais amplo é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Isso em razão de conseguir entender o funcionamento de diferentes setores.

Com isso, o profissional também ganharia a habilidade de entender como acontece a interação entre várias equipes. Essa competência se revela como interessante para as empresas, diante da necessidade de tomar decisões e ainda de enfrentar cenários de crise. 

Não apenas para os líderes, como também pros especialistas, a experiência de ser multipotencial é essencial pra trabalhar em equipe. Sem dúvida, os colaboradores que desenvolvem uma visão mais completa conseguem entender melhor a estrutura das organizações.

Além do mais, o entendimento do todo também é útil no momento de encontrar recursos criativos pros desafios do dia a dia. Bem como, a estrutura da carreira em Y apresenta como um dos pontos que merece atenção a resistência às mudanças.

Dessa maneira, os profissionais que escolhem desenvolver a capacidade de se tornarem especialistas precisam também aprimorar a adaptabilidade. Ainda que o conhecimento técnico seja necessário às organizações, esse atributo é igualmente importante às empresas.

Por consequência, as organizações que adotam a estrutura da carreira em Y podem investir em treinamentos pra superar esses desafios. 

Tanto quanto, os profissionais podem conhecer uma perspectiva mais geral das empresas e também seguir com as suas especializações técnicas. 

carreira em y – ilustração de pessoa trabalhando home office

Exemplos de carreira em Y: conheça 3 casos para se inspirar a avançar na sua profissão

Pra você entender melhor como esse modelo de carreira funciona na prática, a gente detalhou alguns exemplos em 3 áreas.

Assim, dá pra conhecer quais são as perspectivas de desenvolvimento e ter inspirações pra progredir no setor em que você atua.  

Carreira em Y no marketing

Na área de marketing, a carreira em Y pode ser interessante pra quem busca ter mais de uma opção no seu crescimento profissional. Dessa maneira, os trabalhadores desse campo têm a alternativa de se tornarem coordenadores ou gerentes.

Também existe a possibilidade de alcançar as funções de supervisor e de Chief Marketing Officer (CMO). Todos esses cargos estão relacionados com as competências de gestão. 

Porém, a bifurcação no desenho desse tipo de carreira possibilita a via da especialização pra áreas especiais do marketing. O profissional pode se habilitar a progredir pra se tornar especialista em marketing de conteúdo ou trabalhar com Search Engine Optimization (SEO).

Com isso, o trabalhador ganha mais liberdade pra se tornar especialista em uma área que tenha mais afinidade. Em contrapartida, as empresas de marketing conquistam profissionais mais preparados pra lidar com a concorrência do mercado.   

Como é a Carreira em Y na área de TI

Por exemplo, considerando a carreira linear, os profissionais de TI têm como opção progredir somente pra cargos de gestão. Assim, podem alcançar cargos como gerente, supervisor de desenvolvimento e Chief Technology Officer (CTO). 

No entanto, o plano de carreira em Y oferece aquele desmembramento que já citamos. Então os colaboradores da área de tecnologia podem definir se pretendem desenvolver as habilidades de gestão ou investir nos seus conhecimentos técnicos.

Desse modo, é possível se tornar um especialista em algum setor específico, a exemplo do campo de desenvolvimento. Esse cargo tem uma função mais próxima das atividades de consultoria do que das funções de gerenciamento. 

Carreira em Y nas finanças

No setor financeiro, as ramificações pra trilha da carreira em Y também envolvem se tornar gerente ou coordenador. Nesse sentido, os funcionários podem evoluir pra liderar equipes de setores como controladoria e contabilidade. 

Já a outra ponta da carreira em Y oferece a oportunidade de se tornar especialista técnico. Assim, os profissionais podem progredir nesses setores e em outros, como a área tributária e a de investimentos. 

Com isso, caberá ao profissional considerar as próprias habilidades e em que esfera deseja se aprimorar. Do mesmo modo, os caminhos disponíveis dependem ainda das necessidades de cada empresa.   

carreira em y – pessoa preenchendo o jogo de labirinto de papel

Como planejar uma carreira em Y? Confira 4 passos para estruturar a sua!

Curtiu esse modelo de carreira e quer saber como colocá-lo em prática? A gente ajuda também! É só observar algumas etapas que podem expandir as chances de turbinar o seu sucesso profissional. Veja logo abaixo!

1. Entenda o seu mercado

O plano de carreira em Y começa com o entendimento do seu cenário de atuação. Pra isso, é necessário obter informações sobre o mercado de maneira constante.

Certamente, com base nessas referências você compreenderá quais são as competências mais valorizadas na sua área. 

Posteriormente, conheça ainda as oportunidades de trabalho que estão em alta, por meio de veículos de notícias e redes sociais. É provável que você também passe a entender os caminhos que pode percorrer na sua carreira. 

2. Invista no autoconhecimento

Depois dessa percepção do seu mercado, é interessante se fazer algumas perguntas pra entender o seu perfil profissional. É possível se questionar o que você consegue fazer de melhor e que tipo de trabalho mais gosta de executar. 

Além disso, identifique de que maneira você se relaciona com os seus colegas de trabalho e quais são as suas limitações. Conheça também qual é a área em que você gostaria de se aprofundar e estudar mais. 

3. Estabeleça os seus objetivos 

Sem saber onde a gente quer chegar, fica mais difícil trilhar um caminho. Desse modo, é essencial ter em vista a necessidade de definir as suas metas com prazos claros. 

Com a finalidade de traçar esses planos, compreenda quais os passos devidos pra cada um deles. Veja ainda quanto tempo você precisa pra concluir todas as etapas. 

Todavia, é fundamental considerar um plano B ou até mesmo C diante da mudança de cenários. Aproveite pra considerar quais habilidades você pode desenvolver caso um dos seus objetivos não se concretize.

4. Escolha o jeito de se especializar

Por conseguinte, você pode escolher a maneira que prefere se aprimorar pra alcançar cada uma das meta. Caso o seu perfil seja de gestão, pode ser interessante se aprofundar nos estudos de coaching e liderança. 

Ainda é possível encontrar cursos voltados pra sua área de atuação, a exemplo de Gestão Estratégica da Administração Pública. Quem é do campo da saúde pode se interessar por Gestão de Negócios Digitais pra Profissionais desse setor.

Por outro lado, quem se identifica com as funções dos especialistas pode buscar conhecimento técnico a fim de conquistar melhores oportunidades. Se você se interessar pelo mercado de tecnologia, pode se especializar em Segurança da Informação, Análise de Dados ou Big Data, a exemplo.

É essencial ainda escolher uma forma de aprendizagem que mais se adéque à sua rotina. Priorize também a qualidade e a inovação nas metodologias oferecidas pela instituição de ensino em que você deseja estudar. 

carreira em y – pessoa fazendo anotações ao lado do notebook

Conheça a Pós Descomplica

Depois de entender tudo o que você precisa saber sobre a estrutura da carreira em Y, a gente vai detalhar as qualidades da Pós Descomplica. É possível estudar na maior plataforma de ensino online do país por um preço que cabe no seu bolso. 

Assim, dá pra aprender de qualquer lugar e adquirir os conhecimentos necessários pra impulsionar a sua carreira. Além disso, você pode assegurar um certificado com nota máxima no MEC pra destacar o seu currículo no mercado.

Se também for interessante pra você a adoção de metodologias inovadoras, pode se surpreender com o jeito da Pós Descomplica de ensinar. O conteúdo da sua especialização estará disponível em vídeos de curta duração. 

Além disso, a gente oferece a oportunidade de você se preparar com professores renomados. De antemão, a plataforma é fácil de usar, pra você não perder tempo. Todas as aulas, materiais e exercícios podem ser acessados em um só lugar.

Desse modo, a plataforma apresenta a possibilidade de se adaptar bem aos seus hábitos diários. Isso em razão de você conseguir ter contato com o seu material de estudo de vários dispositivos. Os alunos podem estudar do computador ou, até mesmo, offline pelo aplicativo.

A gente ainda tem uma variedade de especializações pra você escolher. Os cursos fazem parte de 8 áreas do conhecimento: Diversidade, Saúde, Engenharia, Educação, Tecnologia, Marketing, Gestão e Direito.

Pra se inscrever em uma das opções e começar as aulas em breve, acesse a página da Pós Descomplica e selecione a melhor especialização pra sua carreira! Não deixe de tirar dúvidas se for preciso e conte com a gente pra evoluir profissionalmente!