• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 atividades de psicologia infantil para sentimentos e emoções

Sem dúvidas, a infância é uma fase oportuna pro desenvolvimento da inteligência emocional. Essa habilidade comportamental, afinal, é o que poderá assegurar o estabelecimento de relações saudáveis na fase adulta e, consequentemente, bem-estar mental e qualidade de vida. Nesse sentido, as atividades de psicologia infantil podem ser aliadas de pais, educadores e especialmente dos profissionais da Psicologia.

Pensando nisso, e tendo em vista a importância dessas atividades pra trabalhar sentimentos em Psicologia, a gente separou 3 que podem ser realizadas. Confira!

atividades psicologia infantil – ilustração de uma história saindo do livro aberto

1. Contação de histórias

As histórias talvez sejam uma das ferramentas educacionais mais antigas pra crianças, capazes de falar mais profundamente que a instrução literal sobre sentimentos.

Por meio delas, a criança entra em contato com personagens que enfrentam desafios e sensações similares, como medo, tristeza, alegria, ciúmes entre outros.

Nesse sentido, dedicar-se à leitura constitui uma das excelentes atividades lúdicas pra psicoterapia infantil.

A linguagem narrativa será uma oportunidade pro pequeno aguçar o imaginário, entrando em contato com emoções complexas e aprendendo a lidar com elas.

atividades psicologia infantil – bolas amarelas com expressões faciais de emoções

2. Emoções no espelho

Outra dica interessante de atividade de psicologia infantil pra trabalhar sentimentos com as crianças é colocá-las em frente ao espelho e brincar de fazer caretas de acordo com as emoções evocadas pelo adulto.

A cada sentimento mencionado, por exemplo, “estou feliz” ou “tenho raiva”, o pequeno deverá se expressar de maneira condizente. 

Isso o ajudará a identificar as expressões em seu rosto e, por consequência, no semblante dos demais. Ao assimilar as diferentes emoções, isso também auxiliará na melhor compreensão e domínio sobre os sentimentos nas relações interpessoais

atividades psicologia infantil – duas crianças desenhando

3. Desenhar e colorir

Por fim, entre as atividades sobre emoções pra educação infantil, vale destacar a importância dos desenhos e pinturas pro desenvolvimento de capacidades comportamentais. Como se sabe, a arte é uma ferramenta poderosa de expressão.

Não é à toa que, em todas as culturas, ela se firma como uma linguagem capaz de imprimir sentimentos individuais e coletivos pra além de qualquer expressão formal. Pras crianças, não seria diferente.

Os rabiscos e pinturas, entre outros, podem ajudar a:

  • exteriorizar sentimentos sobre os quais o pequeno nem sempre sabem conversar;
  • identificar os próprios sentimentos e as emoções;
  • servir de recurso pra interpretação do momento que a criança está vivendo;
  • motivar diálogos direcionados sobre o tema.

Sem dúvidas, o desenvolvimento de atividades sobre sentimentos e emoções com os pequenos pode ser determinante pro seu amadurecimento emocional na fase adulta.

Sendo assim, também é capaz de contribuir pra constituição de vínculos mais saudáveis e prevenir o adoecimento psíquico no futuro.

Portanto, cabe aos responsáveis pelo pequeno compreender a importância dessas atividades e promovê-las em todos os ambientes.

Aos profissionais da área da Psicologia em especial, recai a tarefa de se aprofundar nas habilidades comportamentais de modo a direcionar as atividades de psicologia infantil pra obtenção dos melhores resultados.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância das atividades de psicologia infantil, não deixe de se especializar ainda mais no tema e investir no seu futuro profissional por meio da Pós-Graduação Online Descomplica!