A psicologia infantil permite que se consiga entender mais sobre o que pensa uma determinada criança, quais são as suas emoções e o que faz com que ela aja de determinada forma diferente dos outros.
Tendo isso em vista, neste artigo de hoje, a gente vai separar uma lista de atividades que podem ser aplicadas pros pequenos.
Ao mesmo tempo em que iremos falar mais sobre o que é essa profissão, qual é o valor que se gasta com o psicólogo infantil e quanto tempo durante a faculdade nesta área. Portanto, se quiser saber sobre o assunto, basta que você continue a leitura.
Grade curricular de psicologia infantil
Dentre os assuntos que são estudados pelo profissional está na área de psicologia infantil, pode-se dizer que temos as seguintes disciplinas:
- Ludoterapia;
- Modelos de Terapia Familiar;
- Saúde Mental da Criança;
- Transtornos Mentais que Afetam à Criança;
- Um Estudo Sobre a Psicologia Infantil;
- Psicopatologia Infantil;
- A História da Saúde;
- Anatomia e Fisiologia Humana;
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- Qualidade de Serviços da Saúde;
- Saúde Pública;
- Sistema Único de Saúde — SUS.
Geralmente, o profissional que está capacitado pra atuar com a psicologia infantil é o pedagogo e psicólogo no geral.
A pós-graduação tem a duração de um ano e meio e pode ser feita por faculdades como é o caso do Descomplica. Tudo é feito de forma totalmente online, ainda mais quando estamos falando das provas e dos seus horários de estudos.
Como trabalhar a Psicologia Infantil?
O psicólogo infantil terá a função de tomar cuidado com o controle de emoções da criança ao mesmo tempo em que a ajuda a vencer dificuldades como o início escolar, não conseguir se comunicar efetivamente e tudo que esteja relacionado ao seu desenvolvimento emocional e responsável.
O psicólogo infantil tem a alternativa de atuar em escolas, hospitais e grupos de apoio. Por isso, o seu mercado de trabalho vai ser bastante amplo e sem delimitações.
Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia Infantil?
Como já falamos anteriormente, a faculdade nesta área tem a duração na faixa de 1 ano e meio e somente pode ser feita como pós-graduação. Ou seja, apenas por pessoas que são formadas na área de psicologia e também de pedagogia.
Qual o valor de uma consulta com psicólogo infantil?
O valor que você vai gastar com cada consulta no tempo de uma hora com o psicólogo infantil está por volta de R$300. No entanto, pode-se dizer que varia de acordo com o profissional e também com a região em que se mora.
Em centros maiores como a capital de São Paulo e do Rio de Janeiro consegue-se encontrar profissionais colaborando na faixa de R$ 500 por uma consulta.
Sabe-se que é uma área bastante promissora visto que os pais estão, a cada dia que passa, mais preocupados com a psicologia das crianças e com o seu desenvolvimento afetivo e emocional.
Isso é um assunto sério e qualquer pendência que não for resolvida enquanto o pequeno ainda tem esta faixa etária, pode fazer com que se torne um grande problema em sua vida adulta.
3 atividades de psicologia Infantil para sentimentos e emoções
Sem dúvidas, a infância é uma fase oportuna pro desenvolvimento da inteligência emocional.
Essa habilidade comportamental, afinal, é o que poderá assegurar o estabelecimento de relações saudáveis na fase adulta e, consequentemente, bem-estar mental e qualidade de vida.
Nesse sentido, as atividades de psicologia infantil podem ser aliadas de pais, educadores e especialmente dos profissionais da Psicologia.
Pensando nisso, e tendo em vista a importância dessas atividades pra trabalhar sentimentos em Psicologia, a gente separou 3 que podem ser realizadas. Confira!
1. Contação de histórias
As histórias talvez sejam uma das ferramentas educacionais mais antigas pra crianças, capazes de falar mais profundamente que a instrução literal sobre sentimentos.
Por meio delas, a criança entra em contato com personagens que enfrentam desafios e sensações similares, como medo, tristeza, alegria, ciúmes entre outros.
Nesse sentido, dedicar-se à leitura constitui uma das excelentes atividades lúdicas pra psicoterapia infantil.
A linguagem narrativa será uma oportunidade pro pequeno aguçar o imaginário, entrando em contato com emoções complexas e aprendendo a lidar com elas.
2. Emoções no espelho
Outra dica interessante de atividade de psicologia infantil pra trabalhar sentimentos com as crianças é colocá-las em frente ao espelho e brincar de fazer caretas de acordo com as emoções evocadas pelo adulto.
A cada sentimento mencionado, por exemplo, “estou feliz” ou “tenho raiva”, o pequeno deverá se expressar de maneira condizente.
Isso o ajudará a identificar as expressões em seu rosto e, por consequência, no semblante dos demais. Ao assimilar as diferentes emoções, isso também auxiliará na melhor compreensão e domínio sobre os sentimentos nas relações interpessoais.
3. Desenhar e colorir
Por fim, entre as atividades sobre emoções pra educação infantil, vale destacar a importância dos desenhos e pinturas pro desenvolvimento de capacidades comportamentais. Como se sabe, a arte é uma ferramenta poderosa de expressão.
Não é à toa que, em todas as culturas, ela se firma como uma linguagem capaz de imprimir sentimentos individuais e coletivos pra além de qualquer expressão formal. Pras crianças, não seria diferente.
Os rabiscos e pinturas, entre outros, podem ajudar a:
- exteriorizar sentimentos sobre os quais o pequeno nem sempre sabem conversar;
- identificar os próprios sentimentos e as emoções;
- servir de recurso pra interpretação do momento que a criança está vivendo;
- motivar diálogos direcionados sobre o tema.
Sem dúvidas, o desenvolvimento de atividades sobre sentimentos e emoções com os pequenos pode ser determinante pro seu amadurecimento emocional na fase adulta.
Sendo assim, também é capaz de contribuir pra constituição de vínculos mais saudáveis e prevenir o adoecimento psíquico no futuro.
Portanto, cabe aos responsáveis pelo pequeno compreender a importância dessas atividades e promovê-las em todos os ambientes.
Aos profissionais da área da Psicologia em especial, recai a tarefa de se aprofundar nas habilidades comportamentais de modo a direcionar as atividades de psicologia infantil pra obtenção dos melhores resultados.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância das atividades de psicologia infantil, não deixe de se especializar ainda mais no tema e investir no seu futuro profissional por meio da Pós-Graduação Online Descomplica!