• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as principais especialidades e áreas da Fisioterapia

As áreas da Fisioterapia estão entre as que mais atraem estudantes que se interessam pelo segmento da saúde. Entre os motivos, estão a abrangente possibilidade de atuação no mercado de trabalho e a capacidade de especialização.

Pensando nisso, e pra você conhecer as possibilidades dentro da Fisioterapia, a gente elencou as principais especialidades que você pode apostar na sua carreira profissional. Não deixe de conferir o conteúdo!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Fisioterapia no nosso Guia de Carreiras.

A imagem mostra uma mulher de costas levantando uma barra de levantamento de peso

Fisioterapia Esportiva

A Fisioterapia Esportiva, em linhas gerais, tem como objetivo tratar e também prevenir eventuais lesões causadas em decorrência da atividade esportiva. Por exemplo, aquelas provocadas pelo desgaste do tecido muscular e das articulações.

O papel do fisioterapeuta, nesses casos, será o de proporcionar a melhor recuperação ao atleta, realizando os exames e procedimentos necessários pra que ele retorne às atividades. O profissional também pode atuar na prevenção dessas lesões, preparando o indivíduo pra práticas esportivas futuras.

A imagem mostra uma das áreas da fisioterapia: uma fisioterapeuta tratando um paciente com uma bola suíça.

Fisioterapia do Trabalho

Se você se pergunta o que fazer depois da faculdade, a Fisioterapia do Trabalho pode ser um caminho. Cada vez mais, as empresas se atentam pra importância de garantir a saúde física da equipe, evitando doenças ocupacionais.

Isso não apenas pra reduzir afastamentos, mas também pra promover o bem estar dos trabalhadores. Nesse sentido, o profissional assume o papel de atuar preventivamente, conhecendo os riscos aos quais os colaboradores estão expostos e desenvolvendo atividades adequadas pra evitar lesões e outros acidentes.

O fisioterapeuta, do mesmo modo, pode ficar responsável por reinserir trabalhadores anteriormente afastados por esses problemas, identificando as condições em que esses colaboradores poderão retornar.

Áreas da fisioterapia: a imagem mostra uma radiografia de dois joelhos.

Fisioterapia Ortopédica

Entre as áreas da Fisioterapia que vale a pena investir, também está a Traumato-Ortopedia. Esse é um dos tipos de especialização mais buscados e tem como objetivo investigar, prevenir e tratar fraturas, traumas, rompimentos e lesões.

O profissional, nesse sentido, atua diretamente nas disfunções e guia o melhor processo de reabilitação junto ao paciente.

Essa é uma área que está sempre em alta. Isso porque há grande demanda por profissionais qualificados pro acompanhamento de clientes, desde as fases de prevenção até procedimentos pós-cirúrgicos.

Áreas da fisioterapia: a imagem mostra um profissional da saúde auscultando o pulmão de um paciente,

Fisioterapia Respiratória

Por fim, vale destacar a Fisioterapia Respiratória. Essa é uma especialidade que visa prevenir e tratar diversos problemas que podem acometer o sistema respiratório. Nesse sentido, a gente pode destacar disfunções comuns, como:

  • asma;
  • insuficiência respiratória;
  • bronquite.

O fisioterapeuta poderá atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas e até domicílios, realizando exercícios que auxiliam no fortalecimento pulmonar, na liberação de vias respiratórias e no fornecimento de oxigênio pro organismo do paciente. 

Sem dúvidas, o curso de Fisioterapia pode abrir grandes portas pro mercado de trabalho. O profissional que deseja consolidar carreira em especialidades determinadas, por outro lado, não pode esgotar seus estudos na graduação.

Diante da competitividade do mercado, é fundamental ter um planejamento de carreira e buscar uma Pós-Graduação nas áreas da Fisioterapia de modo a ter destaque no mercado de trabalho e alcançar bom retorno profissional em longo prazo.

E então? Gostou do conteúdo? Se você se identificou com alguma das especialidades, não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online da Pós Descomplica e investir no seu futuro profissional!