Geopolítica

A geopolítica estuda a relação política entre os estados nacionais, e as consequências espaciais dessas decisões internacionais. Desde o fim da guerra fria pode-se dizer que houve uma reorganização espacial por meio de conflitos separatistas, que originaram novas formações territoriais, tais quais conhecemos atualmente. As tensões geopolíticas atuais devem ser entendidas nessa cronologia, nas quais podemos analisar como as manifestações populares, (https://descomplica.com.br/cursos/enem-extensivo-2019/aulas/ao-vivo-geopolitica-manifestacoes-populares-17-04-2019-08h-30/?q=geopolitica&s=false) e o crescimento dos extremismos, influenciam e ao mesmo tempo são fruto das decisões de grandes líderes de estado e da formação de alianças políticas ao redor do mundo.

Aulas

Artigos

artigo
Post do blog

Questões Sobre Guerra Fria — o Mundo Bipolar

Depois de ler o resumo que preparamos com o tema “Guerra Fria: o Mundo bipolar”, você pode testar seus conhecimentos e ficar mais preparado para o assunto, respondendo as questões sobre Guerra Fria que reunimos nesse post. Elas foram tiradas de provas anteriores do ENEM e de outros vestibulares importantes.
artigo
Post do blog

Qual o panorama da geopolítica mundial e seus conflitos?

Já discutimos qual seria a Nova Ordem Mundial e as diversas implicações dessa mudança significativa de poder na escala global. Mas você saberia nos responder sobre as principais questões dessa nova agenda geopolítica mundial?

Continue estudando

GEOGRAFIA GERAL

Impactos Ambientais e Sustentabilidade

Define-se impactos ambientais qualquer impacto que a humanidade exerça sobre o meio, seja este positivo ou negativo. Com o desenvolvimento produtivo, tem sido mais frequente problemas como a escassez e desastres ocasionados pela lógica do consumo. Assim, os países começaram a realizar encontros para debater a questão, as chamadas conferências ambientais afim de atingir um modelo de exploração do meio ambiente sem extingui-lo, possibilitando a sua renovação.
GEOGRAFIA GERAL

Regiões do Mundo

A regionalização é uma forma de interpretar os espaços, definindo limites a partir de uma característica comum. A união europeia por exemplo, nem sempre foi um bloco político econômico como estamos acostumados a ver. No entanto, é a partir dessa macrorregião que costumamos estuda-la. Outra divisão regional interessante é a da África, que pela sua extensão territorial imensa e grande diversidade sócio-cultural pode ser estudada em África do Norte e África Subsaariana. O mesmo ocorre com o continente americano. Sabemos que existe a América do Norte, onde fica os Estados Unidos que é bastante diferente do restante da América Latina.