Falta de ânimo pra trabalhar, pouco reconhecimento financeiro e pouca perspectiva de crescimento são alguns indicativos de que você não está se dando bem com a profissão que escolheu. Então, está na hora de fazer uma transição de carreira.
Sendo assim, se você finalmente tomou coragem pra essa mudança e precisa de um norte, então, está no lugar certo! Neste post você vai ver como sair da zona de conforto e buscar oportunidades melhores pro seu atual contexto de vida.
É hora de investir em autodesenvolvimento e qualificação, e começar a busca. A seguir, a gente vai te dar algumas dicas pra ajudar na sua transição de carreira. Por isso, continue a leitura pra não perder nenhuma delas.
Por que fazer uma transição de carreira?
https://unsplash.com/photos/1K9T5YiZ2WU
Nunca é tarde pra perceber que outro ofício pode te fazer mais feliz. Independentemente de idade, em geral, o mercado de trabalho reserva boas vagas pros bons profissionais. No entanto, é preciso se preparar bem pros desafios e se destacar entre a concorrência.
Veja a seguir alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas decidem fazer uma transição de carreira. É importante avaliar esses aspectos quando pensar na próxima profissão, e, assim, evitar cometer o mesmo erro.
- baixo salário;
- poucas oportunidades/vagas;
- profissão em defasagem;
- incompatibilidade de princípios ou preferência.
Por onde começar a transição de carreira?
https://unsplash.com/photos/FWVMhUa_wbY
O primeiro passo é definir um objetivo e focar nele pra poder ter bons resultados. Pra isso, pesquise bastante suas possíveis áreas de atuação.
Se optar por um campo completamente novo, comece a estudá-lo pela Internet, a princípio sem grandes investimentos, até decidir o que é melhor pra você. Use palavras-chave em buscadores como o Google pra encontrar artigos de blog e vídeos que tirem suas dúvidas.
Quer mais ajuda? A seguir, a gente separou os principais passos que você precisa seguir pra fazer uma transição de carreira!
Plano de ação
Antes de dar qualquer passo em função de sua transição de carreira, é importante que você planeje quais serão os passos dados. É nisso que entra a necessidade de elaborar um plano de ação competente.
Nele, você deve estimar o cronograma dessa transição. Pense em quanto tempo você quer passar se preparando e de fato buscando oportunidades nessa nova área. Quanto mais precisão você puder incluir aqui, melhor ficará o seu plano.
No entanto, é importante ser realista em relação ao seu cronograma. Existem coisas que estão fora do nosso controle, então também vale a pena ter flexibilidade pra se adaptar se as coisas não saírem conforme o planejado.
Mercado de trabalho
É fundamental que você faça uma boa pesquisa sobre o mercado de trabalho em que está pensando entrar. Isso significa não só ver quais são as oportunidades mais comuns e acessíveis como também como costumam ser essas ofertas.
Isso servirá não apenas pra você ter certeza sobre o potencial de sua transição de carreira como também pra se preparar pras particularidades desse novo mercado.
Você pode e deve diversificar as suasfontes de informações. Além de se basear em pesquisas na internet, procure conversar com pessoas que já atuam nesse meio pra ter uma visão de dentro do mercado de trabalho.
Qualificação
Quando tiver um foco, então, qualifique-se o máximo que puder. Caso opte por um ramo semelhante ao seu atual, faça cursos rápidos, palestras, workshops etc. Se a mudança for maior, o ideal é fazer uma pós-graduação ou uma segunda graduação.
No entanto, como a oferta de especializações é muito ampla, a gente recomenda que você opte pela pós antes de considerar outra graduação, especialmente se for uma área afim (exemplo: se você pretende continuar na área de exatas).
Pra conciliar emprego e estudos, a escolha mais sábia é fazer uma especialização online. Nessa modalidade de ensino, o discente monta seus horários da maneira mais conveniente pra si, e consegue economizar tempo e dinheiro.
Envio de currículos
Não precisa esperar concluir os cursos pra começar a ir em busca do seu emprego dos sonhos. Assim que você tiver um pouco de confiança, comece a enviar currículos, de acordo com o seu nível de expertise.
Mesmo sem experiência, ainda assim, você pode pleitear cargos júnior ou estágios profissionalizantes. Se você já tiver muito conhecimento na área, é possível até conseguir um cargo pleno, afinal já é formado.
Muitas oportunidades exigem cadastros em plataformas além do envio do currículo, então tenha as suas informações sempre à mão pra agilizar o processo.
Público ou privado?
Outra decisão importante é a opção por um dos setores, público ou privado. No setor público, o ingresso é feito, pra ter um cargo que não seja comissionado, por concurso público, o que vai demandar o preparo, o estudo.
Se for no setor privado, também podem ocorrer processos seletivos, mas ter conhecidos nas empresas e divulgar-se como profissional também podem ajudar, pois há casos de vagas de emprego que dispensam processos seletivos.
Especial cuidado deve ser tomado quando sua transição acontecer de uma setor pra outro, ou seja, do setor público pro privado ou vice-versa. Não é nenhum bixo de sete cabeças, mas há diferenças na cultura profissional de cada setor que devem ser consideradas.
Formação continuada
Além da qualificação (uma pós, por exemplo) que você venha fazer pra se preparar pra transição, considere também que, hoje em dia, com o acelerado processo de avanço tecnológico, a formação deve ser continuada.
Isso significa que você deve periodicamente fazer novos cursos, participar de palestras, fazer cursos online etc. Se você se julga defasado demais, talvez possa se beneficiar de consultorias, como a que o Sebrae presta aos novos empreendedores, por exemplo.
Com as informações que a gente trouxe acima, você já tem tudo o que precisa pra colocar em prática o seu plano de transição de carreira. Esse é um passo desafiador, mas que fica muito mais simples de enfrentar com o devido planejamento. Boa sorte!
Você tem mais alguma dúvida sobre como planejar uma transição de carreira? Então, poste um comentário com a sua pergunta abaixo!