Blog Descomplica

Teoria das inteligências múltiplas: entenda o que é e como ela pode ajudar o seu crescimento!

Confira os tipos de teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e analise qual se encaixa melhor com você e com seu crescimento!
porDescomplica| 18/08/2021

Compartilhe

Você já parou pra pensar por que algumas pessoas têm mais facilidade em aprender ciências exatas, enquanto outros se saem melhor nas humanas? Segundo a teoria das inteligências múltiplas, de Howard Gardner, essa diferença entre os indivíduos não significa que um é mais inteligente que o outro. São apenas “inteligentes de forma diferente”.

Neste post, vamos explicar o conceito desenvolvido por Gardner que mudou a forma como entendemos o significado de inteligência. Ainda, a gente mostra como ele pode te ajudar a decidir qual área vai te aprimorar profissionalmente. Bora lá?!

teoria das inteligências múltiplas - pessoa olhando para frente com uma mão nos óculos

O que é a teoria das inteligências múltiplas?

A grande novidade da teoria de Gardner é a ideia de que as pessoas têm características diferentes no que se refere à inteligência.

O psicólogo apresentou os primeiros resultados dos seus estudos nos anos 1980. Até então, a forma mais popular de se avaliar o quanto alguém era inteligente era a desenvolvida pelo francês Alfred Binet.

Na década de 1920, Binet havia criado o famoso teste de QI. O exame media a inteligência das pessoas basicamente a partir da sua capacidade de raciocínio lógico-matemático.

Entretanto, Gardner estudou a inteligência humana sob um novo conceito. Pra ele, era preciso considerar o potencial que cada pessoa tinha pra resolver problemas e gerar valor em determinado contexto histórico e social.

Gardner acreditava que todos nascem com diferentes tipos de inteligências. E que elas podem ser desenvolvidas e estimuladas, de acordo com o contexto.

teoria das inteligências múltiplas - pessoa olhando para cima com expressão de pensativa

Quais são os tipos de inteligência?

Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, existem 7 tipos de inteligência. Vamos a elas?

1. Lógico-matemática

A inteligência lógico-matemática está ligada à capacidade das pessoas de realizar cálculos, deduções e operações numéricas. Bom, ela é predominante em quem se destaca na área das ciências exatas. O teste de QI desenvolvido por Binet se baseava exclusivamente nessa inteligência.

2. Linguística

Também é chamada de inteligência verbal e é mais acentuada nas pessoas com mais capacidade de desenvolver a linguagem. Envolve habilidades de comunicação escrita, oral e gestual. É muito comum em profissionais como escritores e vendedores, por exemplo.

3. Interpessoal

Pessoas que se destacam por sua capacidade de socialização e de relacionamento são providas de maior inteligência interpessoal. Ela pode ser identificada em quem tem mais facilidade, por exemplo, pra falar em público e pra ocupar posições de liderança.

4. Corporal

Também chamada de cinestésica, garante às pessoas maior capacidade de controlar e conhecer o corpo. Quem tem mais inteligência corporal se destaca por sua coordenação motora apurada, agilidade física e equilíbrio.

5. Intrapessoal

Já a inteligência intrapessoal está relacionada com a capacidade de se autoavaliar. Se sobressai nas pessoas que conseguem dimensionar seus pontos fortes e suas fraquezas, além de entender as próprias emoções.

6. Espacial

Está ligada à capacidade das pessoas de “se virarem” em ambientes desconhecidos. Também tem relação com a habilidade de elaborar e interpretar imagens. Profissionais de arquitetura, moda e design se destacam pela inteligência espacial.

7. Musical

A inteligência musical garante maior capacidade de reconhecer sons e melodias. Ela se manifesta de forma mais forte em pessoas com maior aptidão pra composições musicais ou pra tocar instrumentos diversos.

A teoria das inteligências múltiplas de Gardner pode ajudá-lo a definir em quais habilidades você tem maior potencial pra se destacar. Isso pode ser um passo importante pra saber qual curso de pós-graduação é mais indicado pro seu perfil.

Que tal agora conhecer os cursos de pós-graduação que a gente oferece na Pós Descomplica e turbinar o seu currículo? Não fique de fora!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica