Hoje o nosso assunto é o sistema circulatório, aquele que é responsável por realizar o transporte de gases e outras substâncias, sendo suas principais funções garantir a distribuição de oxigênio e nutrientes a todas as células do organismo. Também faz o transporte de hormônios, mantém o equilíbrio hidrossalino do corpo e transporta excretas. Este sistema é o último a aparecer nos grupos animais, está ausente nos poríferos nos nematelmintos.
Para tanto, existe um coração que bombeia o líquido para as células com uma determinada frequência. O líquido circulante pode ter ou não pigmentos respiratórios, dependendo do grupo animal. Os pigmentos sanguíneos, como a hemoglobina, estão presentes em muitos invertebrados e em todos os vertebrados.
Tipos de sistema circulatório
Nos animais existem dois tipos de sistema circulatório: o sistema circulatório aberto e o sistema circulatório fechado.
O sistema circulatório aberto realiza a circulação aberta, ou lacunar, onde o líquido bombeado pelo coração abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Depois, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeia para os tecidos.
Este sistema é encontrado em artrópodes e na maioria dos moluscos (os cefalópodes são os únicos deste grupo que apresentam sistema circulatório fechado). O sangue dos artrópodes é chamado de hemolinfa, não possui pigmentos respiratórios e é incolor.
No sistema circulatório fechado, o sangue sempre corre no interior de vasos. No lugar das lacunas corporais, existe uma grande rede de vasos de paredes finas, chamados de capilares, pelos quais ocorre troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Nesse tipo de sistemas, a circulação é rápida e a pressão desenvolvida por uma bomba cardíaca é elevada, fazendo com que o sangue alcance grandes distâncias. Esse tipo de sistema circulatório é encontrado nos anelídeos, em cefalópodes e em todos os vertebrados.
Circulação em Vertebrados
Chamamos de sangue venoso o sangue que possui uma maior quantidade de gás carbônico, e sangue arterial o sangue com maior concentração de oxigênio. A troca gasosa do sangue, onde ocorre a oxigenação, é chamada de hematose.
Os peixes possuem um coração com duas cavidades, e o coração bombeia sangue venoso para as brânquias, onde ocorre a hematose e o sangue se oxigena, se tornando arterial. Depois, segue direto para o corpo, levando o oxigênio para os órgãos, e retorna venoso para o coração. A circulação é simples e venosa.
Circulação dos anfíbios
Os anfíbios possuem um coração tricavitário, ou seja, possui três cavidades: dois átrios e um ventrículo. O sangue chega venoso ao átrio direito, e segue para o ventrículo e para os pulmões, onde ocorre a hematose. Depois, o sangue retorna para o coração pelo átrio esquerdo, e é lançada para o corpo pelo ventrículo. Como há apenas um ventrículo, o sangue venoso e arterial se misturam. A circulação é dupla e incompleta.
Circulação dos répteis
Os répteis também possuem um coração tricavitário: com dois átrios e um ventrículo, porém este ventrículo é parcialmente dividido por uma estrutura que chamamos de septo de Sabatier. Os crocodilianos possuem o septo de Sabatier completo, porém ainda há mistura de sangue na região da saída das artérias. No geral, dizemos que a circulação dos répteis é dupla e incompleta.
Circulação dos trecavitários
As aves e os mamíferos possuem um coração tetracavitário, ou seja, com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. As cavidades são totalmente separadas, e não há mistura de sangue venoso e arterial. A circulação é dupla e completa.
Como ocorre a circulação humana?
No ser humano, como em todos os vertebrados, a circulação é fechada. O coração dos mamíferos, assim como o das aves, possui 4 cavidades: dois átrios e dois ventrículos. A circulação é separada em duas fases:
- Circulação sistêmica ou grande circulação: compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio aos diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.
- Circulação pulmonar ou pequena circulação: compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.
O coração humano e o seu papel no sistema circulatório
Entre cada átrio e ventrículo há uma válvula: a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração dos átrios e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Além disso, a artéria pulmonar e a artéria aorta também apresentam válvulas, denominadas válvula pulmonar e válvula aórtica, respectivamente.
O sangue rico em oxigênio é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da artéria aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações. Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico.
O sangue venoso é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então este sangue pobre em oxigênio até o átrio direito. Deste, o sangue passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões através das artérias pulmonares. Nos pulmões, o sangue libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio captado do ambiente pelo sistema respiratório (hematose). O sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo, transportado pelas veias pulmonares. Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado passa para o ventrículo esquerdo e daí é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito.
Batimentos Cardíacos
Como foi dito anteriormente, o coração possui movimentos de contração e relaxamento. Chamamos a contração de sístole e o relaxamento de diástole. O controle do ritmo do movimento cardíaco é feito pelo marca-passo, formado pelo nódulo sino atrial (SA). A pressão arterial é maior quanto há a sístole dos ventrículos, pois eles devem criar uma pressão forte o suficiente para levar o sangue para o corpo.
Agora você já sabe tudo sobre o sistema circulatório, tanto humano, quanto o de diversos tipos de animais e está preparado para prestar o ENEM, bem como os demais vestibulares.
Aproveite e faça alguns exercícios que vão ajudar no processo de aprendizagem e fixe os conteúdos com muito mais facilidade. Você verá que, ao responder questões sobre o sistema circulatório, compreenderá com mais exatidão o tema e memorizará o assunto. Conte com o Descomplica na missão em busca da sua aprovação!
Exercícios
1. (Mack-2003)
A respeito do desenho acima, que representa o coração de um mamífero, é incorreto afirmar que:
a) 3 é artéria pulmonar que leva o sangue do coração para o pulmão.
b) 1 é a veia cava inferior que traz o sangue do corpo para o coração.
c) 2 é artéria cava superior que leva o sangue do coração para o corpo.
d) 4 é artéria aorta que leva o sangue do coração para o corpo.
e) 5 são veias pulmonares que trazem o sangue dos pulmões para o coração.
2. (FGV-2005) No filme Viagem Insólita (direção de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergível que, juntamente com seu comandante, é miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, é acidentalmente injetada na corrente sangüínea de um dos protagonistas da estória. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traça o trajeto da nave: (…) da veia ilíaca à veia cava inferior, … à aorta, chegando ao primeiro destino: a área de junção do nervo óptico ao globo ocular.
Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto:
a) átrio esquerdo; ventrículo esquerdo; pulmão; átrio direito; ventrículo direito.
b) átrio direito; ventrículo direito; pulmão; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.
c) ventrículo direito; átrio direito; pulmão; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo.
d) ventrículo direito; átrio direito; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo; pulmão.
e) pulmão; átrio direito; ventrículo direito; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.
3. (Unicamp-2005) Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.
a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.
b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.
GABARITO
1. C
2. B
3. a) O sangue humano é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte figurada, contendo eritrócitos (hemácias), leucócitos (glóbulos brancos) e trombócitos (plaquetas). A porção intersticial do tecido conjuntivo sanguíneo apresenta água, proteínas, hormônios, gases dissolvidos, excretas e nutrientes (glicose, aminoácidos, vitaminas etc.). A seiva vegetal é simplesmente uma solução de nutrientes: minerais (seiva bruta) ou orgânicos (seiva elaborada), que possuem, principalmente, açúcares.
b) As hemácias transportam gases respiratórios, principalmente o oxigênio. Os leucócitos atuam na defesa do organismo, formando anticorpos e realizando a fagocitose. As plaquetas agem na coagulação sanguínea.