Para tanto, existe um coração que bombeia o líquido para as células com uma determinada frequência. O líquido circulante pode ter ou não pigmentos respiratórios, dependendo do grupo animal. Os pigmentos sanguíneos, como a hemoglobina, estão presentes em muitos invertebrados e em todos os vertebrados.

Esquema de coração e vasos sanguíneos

Tipos de sistema circulatório
Nos animais existem dois tipos de sistema circulatório: o sistema circulatório aberto e o sistema circulatório fechado.Osistema circulatório aberto realiza a circulação aberta, ou lacunar, onde o líquido bombeado pelo coração abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Depois, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeia para os tecidos.
Este sistema é encontrado em artrópodes e na maioria dos moluscos (os cefalópodes são os únicos deste grupo que apresentam sistema circulatório fechado). O sangue dos artrópodes é chamado de hemolinfa, não possui pigmentos respiratórios e é incolor.
[caption id="attachment_69127" align="aligncenter" width="323"]
No sistema circulatório fechado, o sangue sempre corre no interior de vasos. No lugar das lacunas corporais, existe uma grande rede de vasos de paredes finas, chamados de capilares, pelos quais ocorre troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Nesse tipo de sistemas, a circulação é rápida e a pressão desenvolvida por uma bomba cardíaca é elevada, fazendo com que o sangue alcance grandes distâncias. Esse tipo de sistema circulatório é encontrado nos anelídeos, em cefalópodes e em todos os vertebrados.
[caption id="attachment_69129" align="aligncenter" width="316"]
Circulação em Vertebrados

Esquema dos diferentes tipos de coração dos Vertebrados

Esquema do sistema circulatório de peixes
Circulação dos anfíbios

Esquema do sistema circulatório de anfíbios
Circulação dos répteis

Esquema do sistema circulatório nos répteis e nos crocodilianos
Circulação dos trecavitários

Esquema de um coração tetracavitário
Como ocorre a circulação humana?
[caption id="attachment_85767" align="alignnone" width="504"]
vasos sanguíneos e mostrando alguns dos órgãos onde ocorrem as trocas gasosas[/caption]
No ser humano, como em todos os vertebrados, a circulação é fechada. O coração dos mamíferos, assim como o das aves, possui 4 cavidades: dois átrios e dois ventrículos. A circulação é separada em duas fases:
- Circulação sistêmica ou grande circulação: compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio aos diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.
- Circulação pulmonar ou pequena circulação: compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

O coração humano e o seu papel no sistema circulatório
Entre cada átrio e ventrículo há uma válvula: a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração dos átrios e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Além disso, a artéria pulmonar e a artéria aorta também apresentam válvulas, denominadas válvula pulmonar e válvula aórtica, respectivamente.
[caption id="attachment_69136" align="aligncenter" width="404"]
O sangue rico em oxigênio é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da artéria aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações. Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico.
O sangue venoso é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então este sangue pobre em oxigênio até o átrio direito. Deste, o sangue passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões através das artérias pulmonares. Nos pulmões, o sangue libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio captado do ambiente pelo sistema respiratório (hematose). O sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo, transportado pelas veias pulmonares. Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado passa para o ventrículo esquerdo e daí é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito.
[caption id="attachment_69135" align="aligncenter" width="270"]
Batimentos Cardíacos
[caption id="attachment_85768" align="alignnone" width="800"]
Exercícios
1. (Mack-2003)
VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!
2. (FGV-2005) No filme Viagem Insólita (direção de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergível que, juntamente com seu comandante, é miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, é acidentalmente injetada na corrente sangüínea de um dos protagonistas da estória. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traça o trajeto da nave: (...) da veia ilíaca à veia cava inferior, … à aorta, chegando ao primeiro destino: a área de junção do nervo óptico ao globo ocular.
Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto: a) átrio esquerdo; ventrículo esquerdo; pulmão; átrio direito; ventrículo direito. b) átrio direito; ventrículo direito; pulmão; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo. c) ventrículo direito; átrio direito; pulmão; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo. d) ventrículo direito; átrio direito; ventrículo esquerdo; átrio esquerdo; pulmão. e) pulmão; átrio direito; ventrículo direito; átrio esquerdo; ventrículo esquerdo.
3. (Unicamp-2005) Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.
a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição. b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.
GABARITO
1. C
2. B
3. a) O sangue humano é um tecido conjuntivo que apresenta uma parte figurada, contendo eritrócitos (hemácias), leucócitos (glóbulos brancos) e trombócitos (plaquetas). A porção intersticial do tecido conjuntivo sanguíneo apresenta água, proteínas, hormônios, gases dissolvidos, excretas e nutrientes (glicose, aminoácidos, vitaminas etc.). A seiva vegetal é simplesmente uma solução de nutrientes: minerais (seiva bruta) ou orgânicos (seiva elaborada), que possuem, principalmente, açúcares.
b) As hemácias transportam gases respiratórios, principalmente o oxigênio. Os leucócitos atuam na defesa do organismo, formando anticorpos e realizando a fagocitose. As plaquetas agem na coagulação sanguínea.