
Economia da Região Centro Oeste
Quando falamos de economia brasileira é muito comum focarmos muito na região Centro-Sul. No entanto, o Centro-Oeste tem sido desde as últimas quatro décadas, a região que tem apresentado o melhor desempenho econômico entre as macrorregiões brasileiras. Foi a que apresentou melhor desempenho econômico ao longo das últimas cinco décadas, desde a de 1960. O PIB saltou de 3,8% em 1970 para os 10% de atualmente, algo equivalente a R$ 480 bilhões.Durante a primeira metade do século XX, essa região que até então era caracterizada pela presença de agriculturas familiares do tipo de subsistência e baixa densidade demográfica, a região foi recebendo expressivas correntes migratórias que aumento do contingente populacional e da atividade econômica. Mas, é a partir da segunda metade do século XX, sobretudo em função da construção de Brasília, que a região apresentou um expressivo crescimento. Especialmente no período que vai de 1960 a 1980 esse crescimento foi promovido pela expansão da atividade agropecuária. Assim, a produção de grãos cresceu de 210 mil para 1,46 milhão de toneladas entre 1920 e 1960 e a criação de gado passou de 5,85 milhões para 10,75 milhões de cabeças. O avanço da produção agropecuária somado a atração promovida pela construção de Brasília resultou num salto populacional de 370 mil para 3 milhões. E, evidentemente, todo esse crescimento tem consequências espaciais. Desse modo, embora seja a região Centro-Oeste ainda seja uma região de fronteira agrícola, a taxa de urbanização chegou a 85%, sendo a segunda maior do Brasil.
Como é o clima na região?
Na região Centro-Oeste, predomina o clima tropical semiúmido, o qual caracteriza-se pela presença de duas estações bem definidas: um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. A amplitude térmica anual nessa região, isto é, a variação da temperatura ao longo do ano, varia de aproximadamente 40°C nos meses mais quentes a 15°C nos meses mais frios. Essa amplitude é, em grande medida, explicada pelo fator climático da continentalidade.Como é a vegetação na região?
Na região Centro-Oeste encontramos a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. O processo de formação do Pantanal ainda é objeto de intensas discussões. Mas, o mais importante de você saber aqui é que essa vegetação caracteriza-se por…No verão, por conta da intensificação das chuvas,ocorrem as cheias. Já no inverno, em função da estiagem, os rios redefinem seu curso, formando novas lagoas e modificando a paisagem.
