Blog Descomplica

Descubra como escolher uma especialização

Entender muito bem quais são os tipos de especialização existentes é primordial para conseguir escolher a que mais se adequa ao seu perfil. Descubra!
porDescomplica| 05/09/2019

Compartilhe

Seja pra quem entrou em uma graduação agora e já começou a pensar no curso que vai fazer após terminar, seja pra quem está nos últimos anos da faculdade e decidiu correr atrás disso agora, pensar em como escolher uma especialização pode não ser uma tarefa tão fácil.

Porém, a gente sabe que o mercado de trabalho hoje em dia exige atualização constante, o que significa que parar de estudar não é uma opção se você quer manter a competitividade, ok? 

E foi pensando nisso que a gente decidiu preparar este texto. A seguir, vamos te mostrar 2 passos simples, que vão desde entender os tipos de pós-graduação até identificar o curso ideal com base no seu perfil. Continua aqui pra conferir!

Afinal, quais são os tipos de especialização existentes?

Para entender os tipos de especialização existentes, o primeiro passo é, na verdade, compreender o que é uma especialização.
Esse tipo de curso nada mais é do que uma pós-graduação do tipo lato sensu. Ou seja, que atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho.

Em termos técnicos, esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas e é preciso ter um diploma de ensino superior para pleitear uma vaga. 

Na verdade, não existem vários tipos de especialização. Essa modalidade é apenas mais uma dentre as possibilidades de pós, que também englobam programas de mestrado, MBA, entre outros. 

mulher usando óculos com uma feição de que está pensativa para ilustrar o conteúdo sobre como escolher uma especialização

1. Entenda como escolher entre MBA e pós

Primeiramente, você sabe qual a diferença entre os dois? A pós-graduação é qualquer curso de especialização feito após sua graduação, o que inclui o mestrado, o doutorado e, também, o MBA. Ficou claro que MBA é um tipo de pós? Agora a gente vai te explicar como ele funciona.

Essa é a sigla pra Master in Business Administration (Mestre em Negócios e Administração, em português), o que significa que os cursos desse tipo são focados nas áreas de administração, gestão e negócios, basicamente. Além disso, eles são mais indicados pra quem quer aprimorar os conhecimentos nessa área, ou seja, pra quem já tem certa experiência.

Sendo assim, ele é um dos tipos de pós que se encaixam no Lato Sensu — cursos que focam no desenvolvimento profissional pra alguma área do mercado de trabalho. 

os Stricto Sensu são cursos que têm ênfase na carreira acadêmica e, neles, você vai atuar bastante com projetos de pesquisa.

2. Identifique a especialização ideal para seu perfil

Sabendo das particularidades dos tipos de pós-graduação, fica mais fácil saber como escolher uma especialização. 

Isso porque você precisa apenas pensar nos objetivos que tem. Por exemplo, se você tem interesse em se estabelecer na área científica, a melhor escolha é entrar em um mestrado ou doutorado.

Além disso, é importante considerar a fase profissional em que você se encontra, já que, se você já está trabalhando em uma função administrativa e deseja seguir nesse mundo dos negócios, é claro que um MBA vai ser de grande utilidade, por exemplo.

Como escolher a ideal para o meu perfil?

Agora que você já entende exatamente o conceito dos tipos de especialização, chegou a hora de compreender como escolher o curso ideal para o seu perfil. 

O primeiro passo é refletir sobre seus objetivos de carreira em curto, médio e longo prazos. Você quer escolher um curso que vai te ajudar a escalar na profissão, ou quer um que te proporcione, na verdade, a mudar de área? 

Busque escolher um tema que te dê prazer em estudar e conhecer mais profundamente. 

A melhor maneira de escolher corretamente é pesquisando muito! Aqui no Descomplica nós oferecemos cursos de pós-graduação para as mais diversas áreas. 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica