Uma vez formados em Psicologia, os estudantes podem atuar em diversas áreas, sendo um exemplo nesse sentido a psico-oncologia.
Trata-se, basicamente, de uma área da psicologia que se dedica a fornecer apoio tanto ao paciente de oncologia quanto aos seus familiares.
Você já pensou em fazer uma pós-graduação em Psico-Oncologia? Na dúvida, continue a leitura deste conteúdo. Aqui, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito dessa área.
Como você vai ver, trata-se de um campo que pode transformar sua vida e, ao mesmo tempo, trazer uma boa rentabilidade mensal.
O que é a pós-graduação em Psico-oncologia?
Basicamente, é uma especialização cujo principal objetivo é melhorar o desempenho profissional de um psicólogo em todos os estágios da oncologia.
Com isso, busca-se garantir que ele forneça um bom suporte emocional aos pacientes com câncer. Os familiares e profissionais de saúde também recebem esse suporte.
Em outras palavras, é seu objetivo promover a intersecção entre a psicologia e a oncologia.
A sua finalidade é formar profissionais preparados pra atender às demandas psicológicas e emocionais, as quais são extremamente complexas durante as fases da doença oncológica.
? Descubra o salário de cada profissão com o Quanto Ganha
Nesse sentido, vale destacar que uma pós-graduação em Psico-oncologia possibilita ao estudante aprender tanto na teoria como na prática a lidar com tais situações.
Os estudantes costumam ter aulas práticas em clínicas da área pra melhorar a compreensão em torno da Psico-oncologia.
Qual é o papel do profissional formado em Psico-oncologia?
Alguns dos principais papéis desenvolvidos por um profissional com pós-graduação em Psico-Oncologia gira em torno de prestar:
- atendimento a pacientes oncológicos — isso é feito desde o momento do diagnóstico, passando pela fase do tratamento e concluindo na recuperação;
- apoio emocional e psicológico aos familiares dos pacientes com câncer — afinal, trata-se de uma doença que afeta não apenas o psicológico do paciente, mas de todos;
- apoio emocional e psicológico aos profissionais de saúde — que também são afetados quando seus pacientes não têm uma boa recuperação.
Como se vê, os profissionais especializados em Psico-oncologia desempenham um papel muito importante no tratamento e recuperação de pacientes com câncer.
Quanto ganha um profissional especializado em Psico-oncologia?
De acordo com o site Salário, um psicólogo hospitalar ganha, em média, um salário de R$ 3.178,95. Isso pra uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.
Vale acrescentar que esse levantamento foi feito com base em dados oficiais fornecidos pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).
No entanto, esse salário pode saltar pra mais de R$ 6 mil caso a atuação do profissional aconteça na rede pública de saúde.
Ainda nesse contexto, vale ressaltar que o salário destacado não considera uma especialização em Psico-oncologia. Assim, o profissional pode ganhar mais.
Afinal, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, profissionais com pós-graduação ganham cerca de 66% a mais que seus colegas sem especialização.
Então, agora que você conhece melhor a especialização em Psico-Oncologia, que tal se organizar pra iniciar esse curso?
Dessa forma, é possível alavancar sua carreira e, claro, fazer aquilo que se ama: ajudar pessoas a superarem problemas psicológicos.
Aproveite o momento pra acessar a página da Pós-graduação Online Descomplica e conferir os cursos relacionados disponíveis. Você vai amar!