Blog Descomplica

O que é Psico-oncologia? Conheça o papel do profissional e salário

Você conhece a pós-graduação em Psico-oncologia? Em caso de dúvida, leia o conteúdo a seguir e fique por dentro do essencial.
porDescomplica| 23/08/2021

Compartilhe

Uma vez formados em Psicologia, os estudantes podem atuar em diversas áreas, sendo um exemplo nesse sentido a psico-oncologia.

Trata-se, basicamente, de uma área da psicologia que se dedica a fornecer apoio tanto ao paciente de oncologia quanto aos seus familiares.

Você já pensou em fazer uma pós-graduação em Psico-Oncologia? Na dúvida, continue a leitura deste conteúdo. Aqui, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito dessa área.

Como você vai ver, trata-se de um campo que pode transformar sua vida e, ao mesmo tempo, trazer uma boa rentabilidade mensal.

psico-oncologia – criança com câncer sentada na maca e sorrindo

O que é a pós-graduação em Psico-oncologia?

Basicamente, é uma especialização cujo principal objetivo é melhorar o desempenho profissional de um psicólogo em todos os estágios da oncologia.

Com isso, busca-se garantir que ele forneça um bom suporte emocional aos pacientes com câncer. Os familiares e profissionais de saúde também recebem esse suporte.

Em outras palavras, é seu objetivo promover a intersecção entre a psicologia e a oncologia.

A sua finalidade é formar profissionais preparados pra atender às demandas psicológicas e emocionais, as quais são extremamente complexas durante as fases da doença oncológica.

Descubra o salário de cada profissão com o Quanto Ganha

Nesse sentido, vale destacar que uma pós-graduação em Psico-oncologia possibilita ao estudante aprender tanto na teoria como na prática a lidar com tais situações.

Os estudantes costumam ter aulas práticas em clínicas da área pra melhorar a compreensão em torno da Psico-oncologia.

psico-oncologia – uma mão segurando a outra

Qual é o papel do profissional formado em Psico-oncologia?

Alguns dos principais papéis desenvolvidos por um profissional com pós-graduação em Psico-Oncologia gira em torno de prestar:

  • atendimento a pacientes oncológicos — isso é feito desde o momento do diagnóstico, passando pela fase do tratamento e concluindo na recuperação; 
  • apoio emocional e psicológico aos familiares dos pacientes com câncer — afinal, trata-se de uma doença que afeta não apenas o psicológico do paciente, mas de todos; 
  • apoio emocional e psicológico aos profissionais de saúde — que também são afetados quando seus pacientes não têm uma boa recuperação.

Como se vê, os profissionais especializados em Psico-oncologia desempenham um papel muito importante no tratamento e recuperação de pacientes com câncer. 

psico-oncologia – profissionais da saúde atendendo um paciente

Quanto ganha um profissional especializado em Psico-oncologia?

De acordo com o site Salário, um psicólogo hospitalar ganha, em média, um salário de R$ 3.178,95. Isso pra uma jornada de trabalho de 35 horas semanais.

Vale acrescentar que esse levantamento foi feito com base em dados oficiais fornecidos pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).

No entanto, esse salário pode saltar pra mais de R$ 6 mil caso a atuação do profissional aconteça na rede pública de saúde.

Ainda nesse contexto, vale ressaltar que o salário destacado não considera uma especialização em Psico-oncologia. Assim, o profissional pode ganhar mais.

Afinal, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas, profissionais com pós-graduação ganham cerca de 66% a mais que seus colegas sem especialização.

Então, agora que você conhece melhor a especialização em Psico-Oncologia, que tal se organizar pra iniciar esse curso?

Dessa forma, é possível alavancar sua carreira e, claro, fazer aquilo que se ama: ajudar pessoas a superarem problemas psicológicos.

Aproveite o momento pra acessar a página da Pós-graduação Online Descomplica e conferir os cursos relacionados disponíveis. Você vai amar!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica