Blog Descomplica

ProUni 2021: como funcionam as vagas remanescentes

Atualizado em

Compartilhe

Você já ouviu falar nas bolsas remanescentes do ProUni? Elas são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular e são oferecidas todos os anos. Entender como funcionam as vagas remanescentes e como se inscrever para concorrer a uma é essencial para ter acesso ao Ensino Superior com bolsa de estudo!

No segundo semestre de 2021, as vagas remanescentes do ProUni não foram abertas pelo Ministério da Educação, que alegou ainda estar consolidando as vagas do primeiro semestre. Entretanto, se você busca uma bolsa de estudos para cursar uma faculdade, vale a pena conhecer o funcionamento do ProUni e se preparar para se candidatar a uma vaga no próximo ano.

Que tal saber como funcionam as vagas remanescentes do ProUni? Veja as nossas dicas!

Quem pode se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni?

Pode se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni o estudante brasileiro que não tiver diploma de curso superior e que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.

Além disso, é necessário que ele tenha obtido, em uma mesma edição do Enem, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Não pode concorrer ao processo seletivo para as bolsas remanescentes o candidato que tenha sido aprovado no processo seletivo regular anterior ou que tenha sido aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigentes.

No caso das bolsas integrais do ProUni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (vigente). 

Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 

Além disso, é preciso satisfazer pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência; 
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. 

Qual é o período para se inscrever nas vagas remanescentes do ProUni?

As datas de inscrição para as vagas remanescentes no ProUni são divulgadas no Cronograma do ProUni, disponibilizado no site do Ministério da Educação. 

Como se inscrever para as bolsas remanescentes no ProUni?

A inscrição para as vagas remanescentes no ProUni é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando a página do Prouni. 

O candidato deve estar cadastrado na plataforma gov.br e possuir login e senha. 

Ao iniciar a inscrição pelo portal do ProUni, o candidato será direcionado automaticamente para a página do gov.br, onde deve efetuar seu cadastro, preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, basta digitar CPF e senha.

Feito isso, o próprio sistema de inscrição do ProUni verificará, automaticamente, se o candidato está apto a participar do processo seletivo para as bolsas remanescentes.

Quais são as instituições que aceitam as bolsas remanescentes?

Feita a inscrição, o candidato poderá pesquisar as instituições e cursos com bolsas remanescentes para o ProUni.

O candidato que fez a inscrição terá acesso à bolsa do ProUni?

A resposta é NÃO. O candidato deve verificar o resultado do processo seletivo e, caso tenha sido pré-selecionado, apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição na respectiva instituição, dentro do período estabelecido no cronograma. 

O candidato precisa verificar, na instituição, todas as informações sobre inscrições e prazo para envio da documentação. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa. Entretanto, ele deve participar das fases posteriores do processo seletivo e da comprovação do atendimento dos requisitos exigidos para ser bolsista do ProUni.

Quem ainda não estiver matriculado na faculdade pode concorrer a uma bolsa?

Pode, sim, desde que atenda às condições de quem pode se inscrever para as bolsas remanescentes do ProUni.

Se, no momento da matrícula do estudante, o curso tiver mais de 25% do período letivo realizado, a instituição garantirá seu ingresso na abertura do próximo semestre. Isso acontece mediante a emissão de Termo de Concessão de Bolsa e suspensão até o período letivo seguinte.

Quer uma bolsa de estudos para o Ensino Superior? Veja como o Descomplica pode te ajudar a tirar uma nota incrível no Enem e se credenciar para o ProUni. Conheça os nossos cursos online para o Enem e venha para o nosso time que é sucesso!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você