Blog Descomplica

Soldagem: O que é, Processos, Técnicas e Aplicações

Apesar de ser um processo bastante comum no setor industrial, muitos não sabem o que é soldagem e para que serve. Então, descubra agora!

Atualizado em

Compartilhe

A soldagem é um processo bastante comum no ramo da indústria, construção naval, civil, eletrônica e aeronáutica. Logo, entender o que é soldagem e suas técnicas são passos importantes pra produção de diversos materiais.

Nesse contexto, os profissionais devem conhecer os tipos, funções, vantagens e desvantagens dos equipamentos de solda pra que o processo de soldagem seja realizado com eficiência.

Ainda não sabe muito sobre o assunto? Então, vem com a gente e descubra o que é soldagem, pra que serve e quais os principais tipos de solda!

o que é soldagem - profissional soldando barra no alto

O que é soldagem 

Segundo a Sociedade Americana de Soldagem, o processo de solda é a união de metais e não metais através do aquecimento adequado, com ou sem material aditivo, ou aplicação de pressão.

Isto é, a soldagem é a união de dois produtos utilizando pressão ou calor, de forma que os una permanentemente em uma única peça.

Pra realização desse trabalho, é necessária uma fonte de energia, que pode ser:

  • elétrica; 
  • química; 
  • mecânica;
  • ou radiante. 

Apesar de a solda ser um conhecimento recente na história, com cerca de 100 anos, a soldagem por forjamento foi muito utilizada em épocas remotas.

Por exemplo, no Museu do Louvre, na França, existe um pingente de ouro com marcas de solda feito na Pérsia durante o ano 4000 A.C.

o que é soldagem - profissional soldando barra

Tipos de soldagem 

Existem variados tipos de soldagem. Todavia, podemos destacar os 3 mais comuns, que são:

  • Eletrodo Revestido (ou Arco Manual);
  • MIG/MAG (do inglês Metal Inert Gas e Metal Active Gas);
  • TIG (do inglês Tungsten Inert Gas).

Conheça cada um agora! 

Eletrodo Revestido

O eletrodo revestido é a forma mais conhecida dentre os processos de soldagem, sobretudo pelo seu baixo custo e fácil manuseio.

A soldagem com arco manual é presente na fabricação, manutenção e montagem de diversas estruturas e equipamentos, bem como pode ser adotada pra soldar variados materiais, como o ferro fundido, alumínio, aço inoxidável e outros. 

Nesse modelo, o calor de um arco elétrico é mantido entre dois lados metálicos, que é a extremidade de um eletrodo revestido e a peça base. Com o calor produzido pelo arco, o metal de base, o revestimento e o eletrodo são fundidos. 

Soldagem TIG

A soldagem com gás inerte de tungstênio (TIG) é o processo que utiliza um eletrodo de tungstênio não consumível. Nele, um arco elétrico se combina com o eletrodo e a peça, enquanto um gás inerte os protege.

Além disso, essa soldagem produz um material limpo e de alta qualidade. Esse modelo não gera escória, o que faz com que o produto não precise de uma limpeza no final.

Esse processo pode ser feito em quase todos os metais, como na produção de alumínio e ligas de aço inoxidável. Ademais, a solda TIG é uma grande aliada em indústrias químicas, nucleares e de alimentos.

Soldagem MIG/MAG

Em ambos os processos, é feito uma ligação entre um arco elétrico, a peça e um consumível. O arco funde continuamente o consumível conforme ele é aplicado na poça de fusão. A proteção do metal da solda é feito através de um fluxo de gás ativo ou inerte.

Nesse sentido, a soldagem MIG utiliza o gás argônio pra solda de cobre, alumínio e aço inoxidável, enquanto o tipo MAG faz uso da mistura de argônio e Co2 pra soldar ligas e aço carbono

Esses processos são muito flexíveis e proporcionam soldagens de alta qualidade, como também não possuem a necessidade de remover a escória.

profissional soldando barra

Vantagens e desvantagens

Entendendo o conceito, pra que serve e quais os tipos principais de soldagem, é interessante conhecer algumas das vantagens e desvantagens da solda em relação com outros processos, como aparafusar e rebitar.

Vantagens

As principais vantagens de contar com a solda pra produção de peças são: 

  • grande variedade de aplicações;
  • não tem “perda de aperto”;
  • baixa chance de vazamento;
  • eficiência elevada;
  • economia no tempo de produção;
  • conta com diversos tipos de processos.

Desvantagens 

Por outro lado, assim como outros processos, a soldagem também pode ter algumas desvantagens, como:

  • pode afetar a propriedade da peça;
  • não pode ser desmontada;
  • chance de causar tensões ou deformações;
  • pode exigir elevado custo;
  • requer as habilidades de um profissional

Agora, você sabe o que é soldagem, qual o seu papel e os tipos principais de solda, tendo em mãos os pontos cruciais sobre o tema!

E aí, gostou do post? Então, que tal enriquecer ainda mais os seus conhecimentos? Conheça os cursos de Pós-graduação em Engenharia da Pós Descomplica!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você