Classes gramaticais
Algumas classes gramaticais podem funcionar como adjuntos adnominais, são elas: os pronomes, as locuções adjetivas, o adjetivo, o numeral e o artigo.- Váriosvendedores de artesanato expuseram suas mercadorias. (= pronome)
- Era um homemde princípios. (= locução adjetiva)
- Na areia podemos fazer até castelosgrandiosos. (= adjetivo)
- Quando a conheci, tinha uns seismeses de vida. (= numeral)
- As ondas rebentavam com estrondo. (= artigo)
Adjunto adnominal oracional
É importante destacar, também, que há casos em que o adjunto adnominal pode ser classificado como oracional, quando apresenta um verbo em sua constituição, indicando uma oração adjetiva. Veja o exemplo:- A menininha que é simpática conquista as pessoas com a sua alegria.
Diferença entre adjunto e complemento nominal
Há uma confusão muito grande em relação à diferenciação de um adjunto nominal e um complemento nominal visto que essas duas funções sintáticas fazem referência a um nome, ou seja, a um substantivo. No entanto, há formas possíveis para estabelecer essa diferenciação:- Será sempre complemento nominal a expressão ligada a substantivo abstrativo e antecedida de qualquer preposição, exceto a preposição “de”, por exemplo: “Tenho amor pelo meu filho”.
- Será sempre adjunto adnominal se a expressão preposicionada estiver ligada a substantivo concreto, por exemplo: “Comprei meu material de um site famoso”.
- O adjunto adnominal normalmente mantém uma relação de posse com o substantivo, por exemplo: “A atitude do professor foi correta”.
- O complemento nominal tem valor paciente, enquanto o adjunto adnominal tem valor agente, por exemplo: “A resolução da questão foi satisfatória” (é complemento nominal porque possui valor paciente = A questão foi resolvida), “A resolução do professor foi ótima” (é adjunto adnominal porque possui valor agente = O professor resolveu).
Exercícios
1- (IFPE) Leia o texto a seguir para responder à questão:
MEIRELES, Cecília. Obra Poética de Cecília Meireles. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1958.
Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta. a) Os temos “calmo”, “triste” e “magro” acrescentam circunstâncias de modo ao verbo “ter” (do primeiro verso), exercendo, pois, a função de adjuntos adverbiais de modo. b) A oração “que nem se mostra” está sintaticamente ligada ao substantivo coração, caracterizando-o; portanto, essa oração exerce a função sintática de adjunto adnominal. c) O verbo “dar” significa notar, perceber e classifica-se como verbo transitivo direto, embora esteja ligado a seu complemento por meio de preposição. d) O pronome pessoal “se” é recíproco e funciona como complemento do verbo mostrar; já o pronome “que” é relativo e funciona como adjunto adverbial de lugar.Gabarito
1- CAs locuções adjetivas, por relacionarem-se ao substantivo atribuindo-lhe uma característica, isto é, delimitando-o, desempenham a função sintática de adjunto adnominal. 2- AO pronome relativo apresentado na frase, “cujo”, tem valor possessivo e estabelece concordância em gênero e número com o ser a que se refere. Por isso, exerce a função de adjunto adnominal. 3- B As demais alternativas são incorretas, pois: “calmo”, “triste” e “magro” exercem, sintaticamente, a função de predicativo de “este rosto de hoje”, que é objeto direto. Assim, como são adjetivos, não acrescentam circunstâncias ao verbo “ter”; a alternativa C está correta em relação ao significado do verbo “dar” no poema, mas está incorreta ao afirmar que este se classifica como verbo transitivo direto. O emprego da preposição “por” caracteriza a construção de um objeto indireto, o que faz com que, nesse caso, o verbo “dar” seja transitivo indireto; e, por fim, o pronome pessoal “se” é empregado como partícula apassivadora, enquanto o pronome relativo “que” retoma a expressão anterior “este coração”.Conheça as aulas para vestibular da Descomplica e faça parte do nosso time de alunos com notas incríveis!