Blog Descomplica
Apesar de três décadas desde o acidente nuclear em Goiânia, o Brasil ainda dá sinais de despreparo em caso de acidente semelhante. Há investimentos em pesquisa e segurança, mas falta dinheiro e planejamento

Isótopos: conheça a definição e alguns exemplos

Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número de prótons em seu núcleo. Mas diferente número de nêutrons, consequentemente um diferente número de massa. Entenda mais!

Atualizado em

Compartilhe

Na química nós iremos nos deparar com o conceito de isótopos, isóbaros, isótopos e isoeletrônicos. Nós podemos analisar pela própria palavra para facilitar na hora de entender esses conceitos. Entenda “Iso” como sendo uma igualdade (semelhança). Essa igualdade pode ser de prótons, nêutrons, massa e elétrons. 

Iremos falar nesse texto sobre a semelhança em número de prótons. Isso quer dizer que nós podemos ter átomos com o mesmo número de prótons, caracterizando um mesmo elemento químico. Mas com diferente número de nêutrons em seu núcleo, por exemplo.

Veja também: Radioatividade: Saiba tudo sobre os mistérios da radiação

Definição de Isótopos

Para termos dois átomos isótopos, eles precisam apresentar o mesmo número de prótons. Sendo assim, podemos definir isótopo como sendo:

Átomo que possui o mesmo número de prótons

Alguns exemplos são:

Prótio:1H1 1 próton em seu número de massa atômica igual a 1. 

Deutério: 1H2 1 próton em seu número de massa atômica igual a 2.

Trítio: 1H3 1 próton em seu número de massa atômica igual a 3.

Observe que todos eles possuem o mesmo número de prótons (número atômico), logo eles são isótopos. 

Dica: Para não esquecer o que são isótopos, olhe para o “p”. Lembrando que a semelhança é no número de Prótons.

Nós podemos pensar também no número de nêutrons de cada caso. Lembra-se que a massa atômica (A) é calculada pela fórmula:

A = p + n

Sendo assim, substituindo os valores nós iremos ver que o Prótio possui zero neutros (1 = 1 + n), o Deutério possui um nêutron em seu núcleo (2 = 1 + n) e o Trítio possui dois nêutrons em seu núcleo (3 = 1 + n).

Os primeiros isótopos foram descobertos pelos cientistas Frederick Soddy e Theodore William Richards. Eles estudavam substâncias radioativas quando fizeram a descoberta. Houve até um Prêmio Nobel para o Frederick Soddy em 1921 pelo trabalho com isótopos. 

Exemplos de isótopos 

Nós podemos ver vários exemplos de isótopos. Vamos ver alguns exemplos:

Isótopos do oxigênio:

isótopos do oxigênio

Sendo o mais abundante o isótopo de massa 16.

Isótopos do carbono

isótopos do carbono

Sendo o mais abundante o isótopo de massa 12.

É importante notar que o carbono-14 é muito usado para determinar a idade de um fóssil. A famosa datação por carbono 14. E apesar do mesmo número atômico, o carbono 14 é radioativo e o carbono 12 não é radioativo. Mostrando que essas diferenças podem gerar diferentes propriedades.

Isótopos do potássio

isótopos do potássio

Sendo o mais abundante o isótopo de massa 39.

Isótopos do lítio

isótopos do lítio

Sendo o mais abundante o isótopo de massa 7.

Essa questão da abundância tem muito haver com a estabilidade. O mais abundante acaba sendo aquele isótopo mais estável.

Isótopos radioativos

Apesar de ser o mesmo elemento (mesmo número de prótons). Essa diferença pode permitir diferentes utilidades e até mesmo características. Como por exemplo os isótopos radioativos.

Exemplos de isótopos radioativos:

Flúor 18 🡪 9F18 — Usado no mapeamento ósseo

Iodo 123 🡪 53I123 — Usado em exames de imagem para visualização 

Iodo 131 🡪 53I131 — Tireóide

OBS: É comum as questões se referirem a algum isótopo falando apenas o nome do elemento e dizendo a sua massa, visto que o número de prótons para um certo elemento é o mesmo.

Por exemplo o Urânio 235, esse número nós precisamos saber que é a massa do urânio. Estaríamos nos referindo ao isótopo do urânio de massa 235 e número atômico 92. Esse que é usado em usinas nucleares.

Outro exemplo pode ser o do acidente em Goiânia, causado por uma contaminação radioativa pelo Césio 137. Isótopo do Césio de massa 137 e número atômico 55.

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você