Características da prosa modernista
Existem algumas características na prosa modernista que podem te ajudar a entender melhor do que se trata e como identificar quando está presente em uma obra. Portanto, veja o conteúdo abaixo e entenda também sobre quais são os principais autores e vários outros aspectos sobre o assunto.Regionalista:
Tem uma tendência que é voltada pro romantismo em que se tenta exagerar sobre temas sociais que são polêmicas na época, como a pobreza, que estava presente em todo o nordeste e a dificuldade em fazer colheitas na região. Uma obra que se tornou bastante conhecida e que tem a tendência de ser regionalista é Vidas Secas, que aborda a vida de um homem que vivia sendo golpeado pelo Estado por não saber ler e não ter o que comer. O protagonista e a sua família passaram por várias coisas e perderam tudo por falta de dinheiro. A tendência de falar de forma profunda sobre o regionalismo começou a acontecer logo depois que houve apublicação da famosa obra chamada de A bagaceira, de José Américo de Almeida, em 1928. Outros autores que possuem a tendência de escrever obras de cunho regionalista são José Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.Caso não esteja se recordando, oromantismo foi um período literário que aconteceu durante o século XIX e que tinha como objetivo vangloriar o sofrimento e as coisas ruins do lado humano. Foi um período intenso. Ele chegou até o Brasil e um dos nomes mais conhecidos do movimento é José de Alencar.Urbana:
Neste caso, as prosas modernistas tentaram abordar a vida das pessoas que estavam localizadas em grandes cidades, as dificuldades que passavam e os conflitos de interesse entre os grupos de classes mais baixas e altas. Érico Veríssimo, no auge da sua carreira como modernista, teve várias obras publicadas que falavam sobre o assunto e que hoje em dia são estudadas por especialistas da academia.Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar
O livro, que foi publicado no ano de 1967 pelo autor Othon Moacir Garcia, aborda mais sobre o que é comunicação e prosa moderna. O livro ensina a criar um texto que seja complexo e estruturado de acordo com técnicas que foram elaboradas por pensadores que viveram durante as fases do modernismo desenvolvendo obras de arte que fossem totalmente brasileiras. Tudo isso sem que houvesse a interferência de outros países, ainda mais daqueles que eram pertencentes à Europa. Essa obra vem sendo muito estudada por profissionais da academia e, pra alguns, chegou até mesmo a ser considerada como uma Bíblia. Vale salientar, além disso, que ela pode ser usada como forma de estudo pra realização das provas doEnem, tanto pra melhorar a sua capacidade de interpretação de texto quanto pra escrever umaredação dissertativa e argumentativa melhor.Exercício de prosa modernista
Enfim, lembrando sobre os assuntos que foram discorridos neste artigo, marque a alternativa correta:- A prosa modernista é inspirada no romance brasileiro que foi produzido até a década de 40 e que abordava a crise que o governo brasileiro estava sofrendo com a Era Vargas. Muitos autores tentaram romantizar a pobreza enquanto outros estavam criticando o fato de que muitas famílias do nordeste sequer tinham o que comer.
- Muitos romancistas que viveram durante a década de 1930 argumentam que aqueles que estavam presentes na Semana de Arte Moderna de 1922 não tiveram grandes conquistas pra arte brasileira e ainda estavam se inspirando de forma profunda na cultura europeia.
- Os artistas que faziam obras sobre a poesia modernista seguiram caminhos completamente diferentes durante a década de 1930, sem que houvesse uma regra específica pra escrita. Um dos nomes que mais ganharam destaque na época foi Graciliano Ramos, por mostrar mais sobre a pobreza que estava presente no nordeste, através de sua obra “Vidas Secas”.
- Em suma, a prosa modernista foi marcada pela descoberta de novas formas de criar narrativas que iriam influenciar o mundo até os dias atuais. Ainda mais quando estamos falando da cultura brasileira. Uma das obras mais conhecidas sobre a época é “Comunicação em Prosa Moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar”, de Othon Moacir Garcia, da década de 60. Dessa forma, foi escrita quando a ditadura se instalou no Brasil.