Será que você já parou pra se perguntar qual é a diferença entre Faculdade e Universidade? Bom, se já, então chegou a hora de tirar isso a limpo de uma vez por todas. Bora lá?
Pra começar, podemos dizer que de acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior são divididas em três categorias: faculdades, universidades e centros universitários.
Calma aí, então, quer dizer que, agora, entrou mais um ingrediente pra confundir a cabeça? E esse tal de centro universitário, o que é isso? Vamos por partes, você vai entender tudo direitinho, tá bom?
E pra ficar mais claro, vamos definir cada um desses conceitos para que você entenda a diferença entre Faculdade e Universidade, ok?
O que é uma Faculdade?
Definitivamente, uma das principais características de uma faculdade é o foco que ela tem em determinada área de conhecimento, seja ciências biológicas, humanas ou exatas.
Para que possa receber tal classificação, alguns critérios precisam ser atendidos pela instituição. Por exemplo, um terço dos professores deve ter título de especialista (pós-graduação lato sensu).
Além disso, devemos ressaltar que essa categoria institucional é direcionada ao mercado de trabalho e não à carreira acadêmica. Ou seja, apesar de oferecer atividades voltadas à pesquisa e extensão, essa não é uma obrigatoriedade.
O que é uma Universidade?
Antes de mais nada, a definição de universidade é como um espaço formado por diversas faculdades. Por exemplo: você pode cursar a Faculdade de Engenharia ou Pedagogia na Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade de Campinas (Unicamp).
Fora isso, uma das marcas registradas dessa organização, é o tripé composto por: ensino, pesquisa e extensão. Em outras palavras, existe a necessidade da promoção do conhecimento, não sendo suficiente apenas a formação profissional.
Assim sendo, a área acadêmica é bastante explorada e estimulada em tais instituições.
Vale destacar ainda, que tanto as universidades públicas quanto as privadas, têm autonomia para criar cursos e programas de ensino.
O que é um Centro Universitário?
Por sua vez, um centro universitário contempla uma ou mais áreas de conhecimento. Assim como as universidades, esse tipo de instituição possui autonomia para criar cursos sem a autorização prévia do MEC (diferente das faculdades).
De modo geral, podemos dizer que um centro universitário é o “meio do caminho”, é um degrau que leva uma faculdade a se tornar universidade.
São organizações maiores do que as faculdades, pois oferecem diversos cursos. Entretanto, ainda são menos completas do que as universidades.
Quais são os requisitos para ser uma Universidade?
Mas vem cá, quais são os tais requisitos para uma faculdade ou centro universitário se tornar uma universidade?
Segundo o Ministério da Educação, as instituições devem atender aos seguintes critérios:
- No mínimo um terço do corpo docente deve possuir título acadêmico de mestrado ou doutorado;
- Um terço do corpo docente deve cumprir regime de tempo integral;
- Ter, minimamente, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Além disso, pelo menos um deles deve ser de doutorado;
- Ter uma produção intelectual institucionalizada, com estudo de assuntos relevantes à sociedade.
Comparativamente, para que possamos analisar, o Brasil possui 2.391 instituições de educação superior. Desse total, apenas 8% são Universidades, onde estão mais de 53% dos alunos.
No que diz respeito às Faculdades, essas correspondem a mais de 84% das instituições. Porém, contemplam apenas 29% dos alunos do País.
Quais são as principais diferenças entre Faculdade e Universidade?
E como será que funciona tudo isso, na prática, hein? Vem com a gente pra conferir asprincipais diferenças entre cada modelo de instituição!
Foco do ensino
Lembra do tripé do ensino superior que falamos lá em cima? Olha ele detalhado aí:
- Ensino: diz respeito aos conteúdos teóricos do curso e à preparação para o mercado de trabalho;
- Pesquisa: trata-se da formação científica, além dos trabalhos acadêmicos;
- Extensão: é a prática da profissão e o contato com a sociedade.
Nesse aspecto, a faculdade consegue desenvolver bem esses três pilares, apesar disso não ser uma obrigatoriedade. Enquanto a universidade, por sua vez, possui tal exigência do MEC.
Simplificadamente, a faculdade está focada em proporcionar um ensino voltado ao mercado de trabalho. Já as universidades, têm um foco, predominantemente, acadêmico, realizando pesquisas, experimentos e análises.
Abrangência de cursos
Cursos específicos podem ser encontrados, mais facilmente, nas faculdades, Afinal, como não têm a obrigação de possuir muitas opções, elas podem se dedicar, exclusivamente, aos poucos cursos que oferecem e garantir a qualidade.
Por outro lado, as universidades reúnem um vasto número de faculdades, oferecendo um amplo leque de cursos a serem escolhidos. Bem como, uma enorme possibilidade de campos de atuação.
Qualificações do corpo docente
Devido às exigências do MEC com relação ao corpo docente, aqui se encontra uma das mais evidentes diferenças entre faculdade e universidade.
Nas faculdades, o corpo docente deve ser representado por, pelo menos, um terço de especialistas. Enquanto nas universidades, deve haver a mesma quantidade de mestres e doutores.
Infraestrutura e mobilidade
As universidades costumam ser enormes, verdadeiras mini cidades, com centros de ensino muito afastados uns dos outros.
Já as faculdades, por se tratarem de espaços mais concentrados e menores, podem apresentar melhor infraestrutura e maior agilidade de locomoção.
Afinal, qual é melhor: Faculdade ou Universidade?
Tá, mas agora que você já sabe a diferença entre Faculdade e Universidade, no fim das contas, qual das duas é melhor?
A resposta é fácil: depende! Isso mesmo, tudo vai depender dos seus planos.
Resumidamente, tenha sempre em mente que uma não é melhor e nem pior do que a outra. Elas são apenas diferentes, já que a classificação feita pelo MEC é de acordo com suas características.
Caso você tenha como objetivo seguir a carreira acadêmica, certamente, uma universidade será a melhor opção.
Entretanto, se você pretende atuar no mercado de trabalho, pode escolher uma faculdade sem medo de ser feliz!
E aí, tá esperando o que pra se inscrever no vestibular – que é o processo seletivo para ingressar em uma instituição de ensino superior – e começar aquele curso que você já tá de olho faz tempo?
A propósito, chega mais e vem descobrir os cursos que a Faculdade Descomplica tem pra você!