Embaixadora Explica: Como escolher o curso para graduação?

04/05/2020 Comunidades Descomplica

Hello, sunshine!

Meu nome é Fernanda, moro em Belém – capital do Pará –, tenho 17 anos, sou acadêmica de Direito e Embaixadora Descomplica.

Feeh - escolher curso da graduacao

Desde 2018, administro um studygram chamado @study.feeh e pude registrar meu processo até a vida universitária. O Descomplica foi parte essencial disso. Dessa forma, tenho um cupom de desconto para você ser Estudante Descomplica por um precinho mara!

Um tema muito pertinente aos vestibulandos é sobre qual curso será realizado no nível superior. Enquanto existem diversos métodos para aumentar a produtividade, o foco e o rendimento, tudo isso parece perder o sentido se você não enxergar o objetivo final.

Durante meu Ensino Médio, eu me sentia incapaz de escolher, pois me achava muito nova para escolher o que faria para o resto da vida. No entanto, aí está o maior erro: não precisa ser pro resto da vida. Hoje, já sabendo que eu curto muito o meu curso, eu entendo que ele não é a total definição do que eu sou. Além disso, eu posso perfeitamente mudar durante a faculdade ou, depois de formada, na área de atuação.

Para decisões importantes, é importante focarmos no que podemos controlar:

1. Autoconhecimento

Nesse momento, é válido fazer uma lista das coisas de que você gosta, das que não gosta. A lista também pode contar com seus pontos fortes e seus pontos fracos. No meu caso: eu amava humanas, gosto muito de ler e não lidava muito bem com biologia e química. Com essas características básicas, eu já descobri que não queria medicina e pude ver com quais cursos eu me identificava mais.

2. Prioridades

Quando você pensa em trabalho, qual é o mais importante: status, paixão ou retorno financeiro? Você consegue ordená-los? Nesse critério, não existe uma resposta correta, apenas seres individuais que têm prioridades diferentes (e tá tudo bem!). As suas prioridades estão diretamente ligadas ao autoconhecimento, pois só você é capaz de entender o que é importante para você.

3. Converse com pessoas da área

Qual será a sua realidade se escolher aquela profissão? Durante a faculdade, você vai estar feliz com sua escolha? É importante conversar com pessoas que tomaram essa decisão , para você se imaginar naquele lugar. Na faculdade, embora a gente não estude só o que goste, é importante que tenham matérias que estabeleçam uma relação com a gente, afinal, serão de quatro a seis anos investindo um tempo naquilo – não é o ideal ser infeliz durante esse tempo.

4. Tenha coragem

Arrisque. Tente. Só podemos extrair o melhor de nós quando saímos da zona de conforto e nos permitimos crescer.

Muito obrigada pela sua leitura até aqui. Para mais posts, podem me encontrar no Instagram e o direct tá sempre aberto, ok?

Beijos,

Feeh

Comunidades Descomplica

Comunidades Descomplica escreveu 18 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *