Pensar em como escolher uma faculdade pode deixar qualquer vestibulando bem aflito. Aliás, muitos estudantes sentem angústia e desespero só de ouvirem aquela pergunta que a família e amigos adoram: “já escolheu qual curso você quer fazer?”
Nós, da Descomplica, vamos logo te avisar que, apesar do seu receio, é possível que você foque em certos pontos pra fazer essa decisão tão importante que é a de escolher sua profissão.
Além do mais, você não precisa se prender em apenas uma realidade já que as opções existem pra serem usadas, não é mesmo?
Então, a gente trouxe várias dicas sobre como vencer esse obstáculo e encontrar a carreira dos sonhos. Continue a leitura!
Analise o mercado de trabalho
O conhecimento e qualificação são decisivos pra garantir uma vaga no mercado de trabalho.
Vale lembrar que esse mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo e, por isso, você pode começar a observar as demandas e explorar as diversas carreiras que existem por aí.
O hábito de conhecer uma área de trabalho antes de atuar nela pode livrar você da frustração. Além disso, se você conhece seus pontos fortes, a chance de encontrar um emprego de acordo com sua aptidão é maior.
Faça teste vocacional
Fazer uma lista das coisas de que você gosta e das que não gosta pode te ajudar a definir seus pontos fortes e fracos. Talvez, com esse autoconhecimento, você já saiba qual área melhor se encaixa no seu perfil: humanas, exatas ou da natureza.
Porém, talvez falte um filtro pra você definir seu destino. Então, nada melhor do que fazer um teste vocacional.
Ele pode ajudar você a descobrir um perfil profissional ideal e até pode tirar sua dúvida sobre como escolher uma faculdade, afinal você já garante uma delimitação dentro das variadas opções de curso.
Esse método ajuda demais aquelas pessoas que vivem dizendo que não são boas em nenhuma atividade. Com essa avaliação pessoal que o teste proporciona, você consegue descobrir coisas que nem tinha notado antes e isso até eleva a autoestima.
? Criamos um teste vocacional pra te ajudar. Confere lá!
Prioridades
Quando você pensa em trabalho, qual é o mais importante: status, paixão ou retorno financeiro? Você consegue ordená-los? Nesse critério, não existe uma resposta correta, apenas seres individuais que têm prioridades diferentes (e tá tudo bem!).
As suas preferências estão diretamente ligadas ao autoconhecimento, pois só você é capaz de entender o que é importante para você. Além do mais, comparar seus sonhos com o dos outros é a pior maneira de achar seu lugar no mundo das oportunidades.
Avalie a grande curricular do curso
Conhecer a grade curricular do curso não pode ficar de fora dos seus critérios. Portanto, após você perceber em qual profissão você se encaixa, não deixe de avaliar o que será visto ao longo dos seus estudos.
É comum que algumas pessoas desejem muito ter determinada profissão e depois fiquem frustradas por não ser o que elas, de fato, esperavam. Também é possível que, ao longo do curso, a pessoa desanime e não veja um futuro próspero se continuar naquele rumo.
Tenha coragem
O medo faz parte da nossa existência, isso é um fato. Acontece que você tem duas opções quando surge uma dificuldade: ou você deixa que algo consuma sua vida e desiste dos seus objetivos, ou você luta contrao que está atrapalhando sua evolução.
E, se você está lendo esse material que a gente preparou, há grandes chances da segunda ter sido a sua escolha. Então arrisque. Tente. Só podemos extrair o melhor de nós quando saímos da zona de conforto e nos permitimos crescer.
Faça visitas e aulas experimentais
Outra forma de escolher uma faculdade é ter uma amostra do que vai ser sua rotina. Muitas instituições oferecem essa oportunidade maravilhosa que é a de proporcionar visitas e aulas experimentais.
Esse momento vai ajudar a conhecer melhor os professores, a infraestrutura e metodologias aplicadas. Além do mais, isso coloca o visitante em contato direto com outros alunos e isso é ótimo pra trocar ideias.
Converse com pessoas da área
Qual será a sua realidade se escolher aquela profissão? Durante a faculdade, você vai estar feliz com sua escolha? É importante conversar com pessoas que tomaram essa decisão , pra você se imaginar naquele lugar.
Na faculdade, embora a gente não estude só o que goste, é importante que tenham matérias que estabeleçam uma relação com a gente, afinal, serão de quatro a seis anos investindo um tempo naquilo – não é o ideal ser infeliz durante esse tempo.
A sua busca pela escolha de uma faculdade pode te levar até profissionais da área que você deseja. Então, é importante que você deixe a vergonha de lado e busque pessoas que possam tirar todas as suas dúvidas.
Claro que você não deve deduzir que a realidade dessa pessoa será igual a sua, caso você siga a mesma carreira. Porém, esse diálogo vai permitir uma amostra de como são as oportunidades e os desafios que você poderá enfrentar.
E se você chegou até aqui, vou te dar um aviso: você já está na frente da concorrência! Afinal, ter dúvidas sobre qual profissão seguir é completamente normal e mostra o quanto você quer se destacar.
E aí, gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal conhecer o cursinho preparatório para o Enem da Descomplica?