O travessão é um sinal gráfico de pontuação diferente do hífen. O traço de união, também conhecido como hífen, serve para indicar separação de sílabas e de palavras no fim de uma linha. Pode ser encontrado em diferentes tipos textuais, como a narração, a descrição e a dissertação, além de substituir outros sinais de pontuação.
Ainda tem algumas dúvidas sobre como usar o travessão? Então vem conhecer duas regras e entender de uma vez por todas a sua função.
Indicar discurso indireto
O travessão é comumente utilizado para indicar a fala de um personagem em um texto ou a mudança da fala de personagens em um diálogo em discurso direto.
O discurso direto é aquele em que se reproduz exatamente as palavras do interlocutor em um diálogo. No exemplo abaixo, pode-se perceber que cada travessão indica um personagem diferente, evidenciando a alternância na fala dos interlocutores.
Entrei no táxi e falei o meu destino.
– Rua Araribóia, por favor.
– Araribóia? Espera um minuto!…– rebateu o homem.
Programou então seu GPS e arrancou.
– Não precisa de GPS, amigo. Sei mais ou menos onde fica. Posso lhe orientar.
– Ah, não. Não saio mais de casa sem isto – declarou.
Resmunguei em silêncio. E lá se foi o taxista seguindo seu brinquedinho falante – “vire à esquerda”; “a 50 metros você vai virar à direita”; “daqui a 300 metros faça o retorno à esquerda”…
De repente, entre uma e outra prosa, vi ele se afastando da direção que eu julgava ser a correta.
– Amigo, acho que você está na direção contrária. Tinha que ter entrado naquela rua à direita, melhor fazer o retorno na frente.
– Não, não, olha aqui – apontou pra geringonça, orgulhoso como ele só. É esse mesmo o caminho.
Disponível em: https://istoe.com.br/133775_GPS/
Isolar palavras ou frases intercaladas
O travessão serve, também, para isolar termos, expressões ou orações. Desempenha, portanto, função análoga à vírgula, aos dois-pontos, aos parênteses ou aos colchetes para assinalar uma expressão intercalada.
Além disso, pode-se utilizar o travessão simples se a intercalação termina o texto, caso contrário, usa-se o travessão duplo. Veja alguns exemplos:
Destaca-se, primeiramente, que a exibição de certos filmes é restrita a algumas salas de cinema. As regiões metropolitanas do país têm acesso a diversos tipos de produções, inclusive as premiadas internacionalmente, enquanto cidades periféricas recebem apenas os chamados “blockbusters” – projeções que são recordes de bilheteria.
Tudo – alegrias, tristezas, preocupações – ficava estampado logo em seu rosto.