Blog Descomplica

Como os super-heróis podem te ajudar a entender os Gêneros Textuais

Super-heróis sempre possuem uma carta na manga para salvar o mundo. Depois desse resumo sobre Gêneros Textuais, você vai ter uma carta na manga para salvar o seu vestibular.

Atualizado em

Compartilhe

A cada dia que se aproxima do Enem, fico mais ansiosa pelo “grande evento”. Isso porque viemos estudando juntos, assistindo módulos, aulas ao vivo e monitorias desde o comecinho do ano. E se existe um assunto tranquilo que você deve ter domínio na sua prova de português (isso também inclui a sua redação), esse assunto é Gêneros Textuais! Isso deve ser exterminado de suas dúvidas e gabaritado na sua prova. Vamos lá? =)

Vamos exterminar essas dúvidas sobre gêneros textuais, sim!

Estudar os gêneros textuais é analisar a estrutura de um texto, suas características e sua classificação. Antes de começarmos, é importante que saibam diferenciar gênero textual de gênero literário!

Agora vamos ao que interessa: gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos.

Primeiramente, o texto injuntivo consiste em instruir, sugerir ou orientar o seu interlocutor a uma determinada ideia. O uso de vocativos e do verbo no modo imperativo afirmam a ideia de comunicação direta com seu possível leitor. Por exemplo, receitas publicitárias tem a função de dar uma instrução ao seu leitor de como preparar um alimento.
Veja: “Misture a farinha com duas gemas de ovo” ou “Adicione sal à gosto”.

Ah, gente, o Ash é quase um super-herói, né? E, pelo visto, ele está meio chateado com esse negócio de texto injuntivo.

 

Já no texto expositivo, pretende-se a exposição de ideias, informações, constatações a respeito de um determinado tema, contanto que não haja a interferência de uma opinião pessoal advinda do autor do texto. Editoriais, notícias e reportagens são exemplos deste gênero textual. O próprio nome já confirma, a ideia é mostrar!

Mostre seus poderes, como o Homem de Ferro, ao produzir um texto expositivo.

O texto argumentativo é o mais queridinho pelos grandes vestibulares. Pois nele há a junção das ideias expositivas, apresentadas no texto expositivo e somadas ao processo de argumentação, que consiste em comprovar as ideias apresentadas nos textos, utilizando o poder de persuasão para convencer o seu leitor ou ouvinte de que a razão está conosco. Você pode mostrar informações, utilizar exemplos, dados estatísticos e conhecimentos gerais, desde que estes validem as suas ideias argumentativas.
Outros exemplo deste tipo de gênero são: campanhas publicitárias, resenhas críticas, artigos de opinião e colunas jornalísticas.

A não ser que você esteja discutindo com o Hulk, acho melhor trabalhar bem a sua argumentação!

Estudem também sobre o texto narrativo (esse você já conhece desde criancinha! <3), pois contém elementos que somente uma narrativa pode apresentar, como narrador, personagens, ambiente e tempo.

Também temos o texto descritivo, que o próprio nome já supõe: descrever, caracterizar elementos, utilizando uma série de adjetivos, advérbios, compondo os aspectos do tema em que esteja inserido.

Fácil, né? Agora é só chegar no Enem, bancando o herói!

Comentários

Bebeth
Bebeth
24/11/2014 às 20:31

Esses não seriam os Tipos Textuais ao invés de "Gêneros Textuais"?!

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você