Condensador faz parte de um equipamento utilizado na destilação de misturas homogêneas. O condensador é a parte responsável por fazer a amostra que estava no estado gasoso retornar ao estado líquido.
As principais destilações que nós podemos encontrar o condensador presente é na destilação simples e na destilação fracionada. A parte responsável por fazer a condensação tanto não simples, quanto na fracionada são iguais. Existem alguns formados de condensadores, vamos ver nesse texto os principais.
Entenda o que é a condensação
Antes de falarmos sobre o condensador, precisamos falar brevemente sobre as mudanças de estado físico. Já que a função do condensador é fazer a condensação de uma substância.
As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico.
OBS: Atualmente utiliza-se Ressublimação para a transformação do gás direto em sólido ou até mesmo apenas sublimação. Que vem sendo usado com muito mais frequência.
Vamos focar na condensação, podemos observar no esquema que nós temos o gás mudando para o estado líquido. E é exatamente isso que irá acontecer. O composto vai chegar no condensador no estado gasoso, e como o condensador está numa temperatura mais baixa, haverá essa mudança para o estado líquido.
Condensador
Vamos falar sobre o condensador. Depois de relacionar o nome condensador, com condensação. Nós já sabemos que irá ocorrer essa mudança de estado físico, mas como isso acontece? Veja essa imagem de um condensador:
Basicamente um condensador é formado por duas partes. Uma delas mais interna, por onde passa o material que está sendo destilado e uma outra região externa, ligado por mangueiras de água que não entram em contado com o material analisado.
Basicamente a região externa, que não tem contado com a amostra analisa, possui um fluxo de água entrando por um lado e saindo por outro. Isso tem como objetivo manter o líquido frio e trocar calor com o material que está na formada gasosa na região interna. Fazendo com que ele venha a resfriar e mudar para o estado líquido.
Tipos de condensador: Condensador de Friedrich
Esse condensador possui uma serpentina na parte interna, por onde o líquido que irá resfriar a amostra gasosa circula. Sendo assim, o nosso gás que chegou aquecido, vai passar pela parte mais exterior do condensador e sair do outro lado no estado líquido.
Condensador de Allihn
Esse tipo de condensador é muito utilizado. Onde o líquido de arrefecimento (líquido que irá esfriar a amostra) circula na parte externa do condensador e a amostra analisada na parte interna. Onde o gás vira vapor e vai sendo arrastado pelas “bolas” internas.
OBS: A posição de entrada e saída de água é muito importante. Precisamos colocar sempre a água entrando por baixo e saído na parte de cima.
Condensador de Liebig
Esse condensador tem a mesma ideia do condensador de Allihn. A diferença está no formato da parte interna do condensador. Ao invés de várias “bolas”, o condensador de Liebig é todo reto na parte interna. Essa característica fez com que ele seja conhecido por muito como condensador reta.
São vários os tipos de condensadores. Cada um pode ser utilizado para determinada analisa. Porém o mais importante é nós saber compreender como ele atua, qual sua função. Sendo a sua função a de resfriar um gás até que ele passe para o estado líquido para que seja coletado.
Para ter acesso a matérias completas, com aulas ao vivo, lista de exercício e explicação dos melhores professores, conheça o Cursinho Preparatório da Descomplica. Temos planos que cabem em todos os bolsos.