O cianeto é um composto químico (C≡N), com uma ligação tríplice entre o átomo de carbono e o de nitrogênio.
Esse gás incolor ou levemente azulado tem um odor amargo, ao passo que os cianetos de sódio e potássio são pós brancos.
Ao longo dos anos, o cianeto caiu em algumas edições do Enem e foi discutido em diversos acontecimentos históricos.
De forma geral, o cianeto de hidrogênio é empregado como precursor em síntese de muitos compostos químicos.
Além disso, é aplicado na indústria farmacêutica e para fumigação em navios e edifícios.
Entretanto, ele possui um histórico de uso como arma química – e esse tema pode ser cobrado no Enem, viu?
Veja, a seguir, tudo o que você deve saber a respeito do cianeto e como ele cai no Enem!
Cianeto e vegetais: onde ele é encontrado?
Você sabia que o cianeto é também encontrado em vegetais? Alguns exemplos são:
- Mandioca;
- Bambu;
- Frutas;
- entre outros.
Existem, ainda, relatos de intoxicações letais por cianeto pela ingestão de plantas no Egito antigo.
Como acontece a intoxicação por cianeto
A principal maneira de entrar em contato com o cianeto é por meio da inalação de fumaça de incêndios em ambientes fechados.
Além disso, medicamentos como o nitroprussiato de sódio, usado no tratamento de emergências hipertensivas, têm cinco grupos de cianeto por molécula e, se usado em doses altas, pode causar intoxicação.
A amigdalina, substância derivada dos grãos de damasco e pêssego, introduzida como agente antineoplásico na década de 50, pode causar toxicidade severa do cianeto.
Você sabia, por exemplo, que, devido à presença de cianeto natural encontrado no tabaco, os fumantes de cigarros têm nível médio de cianeto cerca de 2 vezes maior que os não tabagistas?
Como o cianeto age no organismo
O cianeto é um composto extremamente tóxico. Ele age desativando as enzimas que contêm ferro FE+++.
Quando uma pessoa é intoxicada por cianeto, inevitavelmente ocorre morte por anóxia histotóxica (redução dos níveis de oxigênio nos tecidos). Isso porque há uma ligação do cianeto ao sítio ativo (íon férrico).
Desta forma, apesar do oxigênio disponível no sangue, há interrupção do metabolismo aeróbico nas células.
Inicialmente, há compensação com a formação de ATP pela via glicolítica. Entretanto, essa compensação não é suficiente por muito tempo, resultando em óbito do indivíduo.
Os sistemas mais afetados pelo cianeto são os relacionados ao metabolismo cardíaco e ao sistema nervoso central.
Há a interrupção do metabolismo aeróbico nas células, que não podem utilizar oxigênio, perdem o funcionamento adequado e morrem.
Casos de intoxicação por cianeto em incêndios
Um dos incêndios mais trágicos da história do Brasil, o da Boate Kiss, que aconteceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, teve envenenamento por cianeto de hidrogênio, sabia?
O fato causou a morte de centenas de jovens devido à combustão da espuma insonorizada feita com poliuretano, que ficava presa ao teto. Isso porque, quando ela entra em combustão, libera gás cianeto.
À época, foram confirmadas 242 mortes decorrentes da inalação do gás cianeto veneno e cianeto espuma.
Como o cianeto foi usado em guerras e conflitos
O cianeto de hidrogênio na forma de Zyklon B foi usado em campos de extermínio alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
Seu primeiro uso aconteceu de forma experimental, a partir de março de 1942, para assassinar prisioneiros de guerra russos em Auschwitz.
Após isso, seu uso foi aumentado e se estendeu para as câmaras de gás, construídas como parte do novo complexo de crematórios em Auschwitz-Birkenau.
Além disso, o gás cianeto foi usado para execução judicial em alguns estados dos Estados Unidos. O prisioneiro era, então, preso a uma maca, onde inalava o gás até a morte.
O uso do cianeto como arma química é antigo. Ele foi empregado com essa finalidade na União Soviética e nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960.
Como o cianeto é emprego em ataques terroristas
Em 1995, foi descoberto um dispositivo em um banheiro na estação de metrô Kayabacho Tóquio.
Ele continha sacos de cianeto de sódio e ácido sulfúrico com um motor para rompê-los.
Outra tentativa de usar cianeto em ataques terroristas aconteceu em 2003, quando a Al Qaeda teria planejado liberar gás cianeto no sistema do metrô da cidade de Nova Iorque. Felizmente, o ataque foi abortado.
Há tratamento para intoxicação por cianeto?
Uma vez que ocorre a intoxicação por cianeto, o uso da hidroxicobalamina é uma das opções mais consideradas no tratamento de vítimas de incêndios.
Há outros antídotos para a intoxicação por cianeto, mas a aplicação deve ser muito rápida. São empregados os seguintes antídotos: agentes metemoglobinizantes, complexantes e doadores de enxofre.
Como o cianeto pode cair no Enem
Ao longo de suas edições, o Enem já trouxe questões envolvendo o tema “cianeto”.
Dá uma olhada nessas que selecionamos pra entender como o assunto é cobrado no exame:
1. A contaminação por cianeto é um assunto de muita relevância nos filmes de guerra, principalmente nos da Segunda Guerra Mundial. Nesses filmes, os espiões guardam cápsulas de sais de cianeto embutidas na cavidade dentária. Quando são presos pelo inimigo, eles ingerem as cápsulas, provocando a própria morte e não revelando os segredos de guerra para seus oponentes. O fato é que o sal de cianeto presente na cápsula, quando atinge o estômago, reage com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico. A dose capaz de provocar a morte do indivíduo por ingestão é de 1 miligrama por quilograma de massa corpórea do indivíduo. A equação química a seguir mostra a reação que ocorre do sal de cianeto no estômago do indivíduo.
NaCN (s) + HCl (aq) → HCN (g) + NaCl (aq)
Com base nessas informações, se um indivíduo de massa corpórea de 70 kg ingerir uma massa mínima do cianeto de sódio (NaCN) suficiente para matá-lo, nas CNTP, qual é o valor mais próximo, em mililitros, de gás cianídrico (HCN) que será produzido no processo reacional?
a) 30.
b) 60.
c) 140.
d) 220.
2. O cianeto de sódio, NaCN, é utilizado em mineração no processo de obtenção de ouro e prata por lixiviação dos seus minérios. Quando dissolvido em água, seu ânion se hidrolisa, formando ácido cianídrico, HCN.
Portanto, o valor da constante de hidrólise, expresso em mol L-1, será, aproximadamente
Dado: Ka (HCN) = 4,90 x 10-10 mol L-1 Kw = 1,0 x 10-14 (mol L-1) 2
a) 2,0 x 10-5
b) 5,0 x 10-9
c) 8,0 x 10-11
d) 2,0 x 10-15
Entender a intoxicação por cianeto, como ele foi usado ao longo dos anos, em guerras e terrorismo, além seu histórico no Enem, é muito importante pra se preparar direitinho para a prova de Química.
Quer se preparar para o Enem com quem manja do assunto? Então, vem pra Descomplica! Temos o melhor cursinho preparatório pra você, meu bem!