Blog Descomplica

Conheça a diferença entre aulas assíncronas e síncronas

Saiba o que são aulas assíncronas e síncronas, suas principais diferenças e a importância desses dois formatos em um plano de curso a distância.

Atualizado em

Compartilhe

Já ouviu falar em aulas assíncronas e síncronas? Pois bem, em tempos de conectividade e de ensino a distância, estes termos se tornaram cada vez mais comuns de uns anos pra cá, mas ainda causam certa dúvida entre os mais leigos.

Por esse motivo, se você tá buscando fazer uma faculdade, curso ou pós online, é bem interessante se informar sobre o modelo de ensino da instituição e, principalmente, conferir se as aulas oferecidas são síncronas, assíncronas ou se misturam os dois formatos.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos conferir o significado correto de cada um desses termos e entender melhor a aplicação deles na prática.

Podemos começar? Boa leitura!

aulas assíncronas - pessoa digitando no teclado do notebook

Afinal, o que significa assíncrona e síncrona?

De acordo com a definição descrita nos dicionários de português, a palavra síncrona se refere a um adjetivo que pode ser aplicado a algo que acontece de forma simultânea.

Já na comunicação, ela serve pra indicar que uma mensagem é recebida e pode ser respondida imediatamente, ou seja, que há a possibilidade de interação e diálogo entre as pessoas ali presentes.

Por outro lado, assíncrono seria o oposto dessa ideia. Em outras palavras, é quando se refere a algo ou mensagem que foi passada, mas sem a viabilidade de interação simultânea.

Por exemplo, na comunicação síncrona, o emissor e o receptor dividem o mesmo ambiente (físico ou virtual) ao mesmo tempo, podendo conversar, trocar ideias e informações e interagir diretamente entre eles.

Em contrapartida, na comunicação assíncrona, o emissor repassa aquela mensagem pra que o receptor a utilize posteriormente, em tempos e ambientes diferentes, mas sem poder interagir diretamente entre eles.

aulas assíncronas - pessoa participando de uma videoaula

E como isso se aplica às aulas e ao meio educacional?

Se você entendeu bem a diferença entre os termos, certamente já dá pra ter uma ideia em relação à aplicação deles no meio educacional, em especial, nesse ambiente virtual e tecnológico que vivenciamos hoje.

Assim, falar em aulas assíncronas e síncronas se refere a duas modalidades possíveis de “sala”.

Dessa forma, uma aula assíncrona estaria ligada a um modelo gravado, ou seja, em que o professor utiliza de todos os recursos da tecnologia e disponibiliza aquele conteúdo em uma plataforma pra ser usado por usuários e alunos a qualquer momento e ambiente de sua preferência.

Já no caso das aulas síncronas, podemos associar esse modelo a um processo de ensino ao vivo. Ou seja, o emissor (professor) e receptor (aluno) precisam estar conectados ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual, permitindo, assim, a interação simultânea entre as partes.

aulas assíncronas - pessoas em reunião olhando para a tela de computador

Quais exemplos de atividades são possíveis em aulas assíncronas e síncronas?

Já deu pra entender legal as principais diferenças entre aulas assíncronas e síncronas? Então, bora a alguns exemplos práticos sobre algumas atividades possíveis nesses dois modelos.

Começando pelas aulas assíncronas, o professor e a instituição de ensino têm a possibilidade de criar inúmeros formatos de conteúdos, como videoaulas, apostilas, materiais de apoio, palestras, entre outros.

Tudo isso pode ficar disponível em nuvem em uma plataforma, permitindo que qualquer usuário daquela faculdade tenha acesso contínuo e permanente a estes arquivos.

Já no caso das aulas síncronas, esse modelo se caracteriza por uma dinâmica diferente, como se fosse uma sala de aula, onde professor e aluno podem conversar e trocar informações diretamente.

Assim, ainda que estes conteúdos possam ser gravados e disponibilizados pra pesquisas futuras, a ideia principal desse formato é diferente e, em geral, costuma englobar atividades como salas de aulas virtuais, debate sobre um tema específico, bate-papos etc.

aulas assíncronas - pessoas pensativa em frente ao notebook

Aulas assíncronas e síncronas: qual o melhor modelo para aprender?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que querem começar uma faculdade, curso ou especialização a distância e acabam se perguntando sobre qual a melhor modalidade de ensino.

E sendo bem direto e objetivo, não há uma resposta única pra tal questão. Afinal, o ideal é a disponibilidade de ambas na instituição. Ou seja, é fundamental que a escola oferte conteúdos bem elaborados e de qualidade pros alunos, mas que também possibilite meios de interação com professores e instrutores em suas plataformas.

Mas pra ficar mais claro sobre a importância das aulas e atividades assíncronas e síncronas em um plano de curso, nós destacamos, a seguir, as principais vantagens práticas de cada formato. Confira!

Vantagens das aulas assíncronas

Em geral, estas atividades são preparadas de forma bem mais planejada, com foco nos temas principais e com uma dinâmica muito mais agradável e objetiva pra quem está assistindo.

Assim, podemos destacar como benefícios das atividades assíncronas:

  • conteúdos bem elaborados, editados e mais objetivos;
  • foco e direcionamento nos assuntos abordados;
  • metodologia de ensino;
  • dinâmica e objetividade pra quem assiste;
  • melhor qualidade, organização e planejamento na criação dos conteúdos;
  • flexibilidade de tempo e local pra estudar.

Vantagens das aulas síncronas

Já nas aulas síncronas, a grande vantagem desse modelo se dá na possibilidade de interação simultânea. Porém, por outro lado, o professor precisa saber lidar com essa modalidade, conduzir bem os assuntos e evitar perder o foco ou direcionamento dos temas.

Dessa forma, podemos destacar as principais vantagens das atividades síncronas em um plano de curso:

  • interação com o professor;
  • possibilidade de perguntar e tirar dúvidas em tempo real;
  • abordar temas e assuntos além do conteúdo;
  • discutir, dialogar e solicitar referências sobre os temas de estudos de forma simultânea e ao vivo.

Com todas essas vantagens das aulas assíncronas e síncronas, reforçamos a ideia de que é possível trabalhar ambos os formatos em um plano de curso e que esse equilíbrio entre as duas modalidades é o que define a qualidade e flexibilidade de sua faculdade online.

Em outras palavras, o mais recomendado ao escolher uma instituição de ensino a distância é conferir se a plataforma disponibiliza conteúdos e atividades de alta qualidade, mas também possibilita a interação com professores e instrutores quando necessário.

Por esse motivo, se você curtiu as dicas acima e não vê a hora de iniciar seus estudos em uma faculdade de respeito e com toda a infraestrutura, metodologia e tecnologia à disposição, não perca tempo e confira os cursos disponíveis na Faculdade Descomplica e venha fazer parte da plataforma de EaD mais completa e inteligente do Brasil.

Comentários

Dalva Maria Soares Fernandes
Dalva Maria Soares Fernandes
28/02/2024 às 09:36

Foi muito bom, aprender a diferença entre Comunicação síncrona e Comunicação assíncrona.

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Carlos Alberto Rodrigues Pereira
Carlos Alberto Rodrigues Pereira
05/02/2024 às 13:58

Verdade, concordo que os dois métodos podem ser trabalhados juntos afim de unir benefícios de um e vantagens de outro e o maior beneficiário será com certeza o aluno

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Maria Neuci Góes de Lima
Maria Neuci Góes de Lima
30/01/2024 às 15:30

Síntese excelente da metodologia

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
10/09/2024 às 12:01

Que bom que gostou, Maria! 🥰💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você