O setor de administração está entre os mais procurados no país há alguns anos. Você já deve ter ouvido falar de alguém que está em dúvida de qual profissão exercer e aí quer ser analista administrativo, não é verdade?
Devido a essa alta demanda, é quase impossível encontrar hoje em dia uma faculdade que não tenha o curso de Administração, pois a profissão de analista administrativo se tornou o sonho de consumo de muitos brasileiros pelas oportunidades que ela oferece.
Você quer construir uma carreira como analista administrativo, mas ainda tem dúvidas se vale a pena? Continue o conteúdo e veja mais detalhes sobre essa função, sua importância e como se preparar pro mercado atual.
Qual a real função de um analista administrativo?
Sabe aquele funcionário que é essencial pra uma empresa funcionar? O analista administrativo é o profissional que planeja, organiza, controla, assessora e elabora relatórios em diversas áreas de um negócio, como nos Recursos Humanos, na parte de Patrimônios e Materiais, no Financeiro ou, até mesmo, na Tecnológica.
Em outras palavras, sua rotina cuida de todos os aspectos da vida organizacional de uma instituição. Imagina como seria o trabalho de uma sem alguém com essa função?
Por isso, se uma empresa pública ou privada não conta com um analista administrativo júnior, pelo menos, ela pode ter muito a perder.
E o mercado de trabalho, o que você pode esperar?
Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), Administração é o curso do país com maior número de matriculados, e com uma empregabilidade de quase 80%.
Em relação aos cargos e salários, segundo o site Vagas.com, a média salarial de um analista administrativo no Brasil é de R$ 2.700,00.
Importante ressaltar que isso varia de empresa pra empresa e também com o cargo que foi designado, pois o salário de um analista júnior difere do salário de um pleno ou sênior.
Qual a diferença entre ser analista e ser assistente?
O primeiro aspecto é a formação que você escolhe. Um analista administrativo deve ter graduação em bacharelado ou tecnólogo na área pra exercer sua função.
Ademais, os assistentes administrativos desempenham o significado ao pé da letra. Eles dão assistência e auxílio aos próprios analistas ou gestores. Logo, têm funções mais simples e operacionais.
Já os analistas carregam responsabilidades que são mais amplas, complexas e com um foco estratégico. São pessoas com mais autonomia no trabalho, que têm soluções pra resolver e organizar problemas, sem precisar, necessariamente, de um supervisor pra executá-las.
O analista administrativo precisa de faculdade para atuar?
Pra que o profissional tenha um bom desempenho e conquiste um cargo de relevância no mercado, é necessário que ele tenha uma graduação pra contemplar posições mais altas.
Outra dica interessante é que ele adquira algumas habilidades essenciais pra função, como:
- habilidades de comunicação;
- familiaridade com a tecnologia pra utilizar softwares e sistemas;
- competências organizacionais e de tomada de decisões.
Com o Descomplica você pode adquirir essas soft skills já durante a graduação.
A gente tem um curso de Administração EaD que é a oportunidade pra você realizar esse sonho de ser um analista administrativo de forma prática, com a possibilidade de estudo 100% online, podendo assistir às aulas a qualquer hora e em qualquer lugar.
E o melhor: você recebe as principais dicas e técnicas essenciais pro mercado, com profissionais renomados e experientes, aulas dinâmicas e com um diploma reconhecido pelo MEC.
Conheça o curso de Administração da Faculdade Descomplica e não deixe pra depois o que você pode iniciar hoje. Vem pra cá e conquiste uma carreira de analista administrativo com a gente! #PARTIU