Blog Descomplica

O que faz um analista administrativo? Conheça os detalhes para atuar na área

Que tal conhecer o que faz um analista administrativo, o que esperar do mercado e como iniciar uma carreira na área? Acesse já este conteúdo!
porDescomplica| 18/10/2021

Compartilhe

O setor de administração está entre os mais procurados no país há alguns anos. Você já deve ter ouvido falar de alguém que está em dúvida de qual profissão exercer e aí quer ser analista administrativo, não é verdade?

Devido a essa alta demanda, é quase impossível encontrar hoje em dia uma faculdade que não tenha o curso de Administração, pois a profissão de analista administrativo se tornou o sonho de consumo de muitos brasileiros pelas oportunidades que ela oferece.

Você quer construir uma carreira como analista administrativo, mas ainda tem dúvidas se vale a pena? Continue o conteúdo e veja mais detalhes sobre essa função, sua importância e como se preparar pro mercado atual.

analista administrativo o que faz - pessoa segurando um livro em seu escritório

Qual a real função de um analista administrativo?

Sabe aquele funcionário que é essencial pra uma empresa funcionar? O analista administrativo é o profissional que planeja, organiza, controla, assessora e elabora relatórios em diversas áreas de um negócio, como nos Recursos Humanos, na parte de Patrimônios e Materiais, no Financeiro ou, até mesmo, na Tecnológica.

Em outras palavras, sua rotina cuida de todos os aspectos da vida organizacional de uma instituição. Imagina como seria o trabalho de uma sem alguém com essa função?

Por isso, se uma empresa pública ou privada não conta com um analista administrativo júnior, pelo menos, ela pode ter muito a perder.

E o mercado de trabalho, o que você pode esperar?

Segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), Administração é o curso do país com maior número de matriculados, e com uma empregabilidade de quase 80%.

Em relação aos cargos e salários, segundo o site Vagas.com, a média salarial de um analista administrativo no Brasil é de R$ 2.700,00.

Importante ressaltar que isso varia de empresa pra empresa e também com o cargo que foi designado, pois o salário de um analista júnior difere do salário de um pleno ou sênior.

analista administrativo o que faz - duas pessoas conversando

Qual a diferença entre ser analista e ser assistente?

O primeiro aspecto é a formação que você escolhe. Um analista administrativo deve ter graduação em bacharelado ou tecnólogo na área pra exercer sua função.

Ademais, os assistentes administrativos desempenham o significado ao pé da letra. Eles dão assistência e auxílio aos próprios analistas ou gestores. Logo, têm funções mais simples e operacionais.

Já os analistas carregam responsabilidades que são mais amplas, complexas e com um foco estratégico. São pessoas com mais autonomia no trabalho, que têm soluções pra resolver e organizar problemas, sem precisar, necessariamente, de um supervisor pra executá-las.

O analista administrativo precisa de faculdade para atuar?

Pra que o profissional tenha um bom desempenho e conquiste um cargo de relevância no mercado, é necessário que ele tenha uma graduação pra contemplar posições mais altas.

Outra dica interessante é que ele adquira algumas habilidades essenciais pra função, como:

  • habilidades de comunicação;
  • familiaridade com a tecnologia pra utilizar softwares e sistemas;
  • competências organizacionais e de tomada de decisões.

Com o Descomplica você pode adquirir essas soft skills já durante a graduação.

A gente tem um curso de Administração EaD que é a oportunidade pra você realizar esse sonho de ser um analista administrativo de forma prática, com a possibilidade de estudo 100% online, podendo assistir às aulas a qualquer hora e em qualquer lugar.

E o melhor: você recebe as principais dicas e técnicas essenciais pro mercado, com profissionais renomados e experientes, aulas dinâmicas e com um diploma reconhecido pelo MEC.

Conheça o curso de Administração da Faculdade Descomplica e não deixe pra depois o que você pode iniciar hoje. Vem pra cá e conquiste uma carreira de analista administrativo com a gente! #PARTIU

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica