Estudantes que adotam hábitos de estudo conseguem resultados mais eficientes e têm menor cansaço na preparação para um exame. Vale a pena conhecer as melhores práticas.
Estudar é uma atividade que requer foco, concentração e eficiência para aprender mais em menos tempo. Existem diversas técnicas para estudar melhor e você provavelmente já usou alguma, né? Por isso mesmo, vale a pena conhecer alguns segredos de como estudar para provas do Encceja.
Você sabia que há estudos indicando que estudar demais prejudica o aprendizado? É fundamental adotar um método de estudo eficiente, que realmente fixe os conteúdos aprendidos e não sobrecarregue o estudante.
Quer aumentar sua produtividade na hora de aprender? Veja, a seguir, alguns segredos de como estudar para as provas!
1. Evite cair na “curva do esquecimento”
Cientistas descobriram que a primeira vez em que você estuda algo novo ou participa de uma aula tem maior chance de retenção do conhecimento. Essa taxa é de até 80% se você revisar o conteúdo novamente dentro de 24 horas.
A melhor notícia é que isso é cumulativo, ou seja: após uma semana, você conseguirá reter 100% das informações após cerca de cinco minutos de análise. Aproximar o estudo mais perto do dia em que você teve contato com um conteúdo é melhor do que fazer isso quando a prova estiver chegando.
2. Prefira materiais impressos
Tablets e outros meios eletrônicos não são ideais para estudar para provas. Estudos apontam que o conteúdo impresso ainda é mais eficiente. Os dispositivos digitais podem servir de auxílio para os estudos.
Outra vantagem é que o material impresso pode receber anotações à mão e destaques, o que faz com que o cérebro absorva melhor seu conteúdo.
3. Faça conexões entre ideias
Quem aprende mais rapidamente, em geral, faz conexões entre as ideias em vez de apenas memorizar uma informação.
Essa abordagem, conhecida como aprendizagem contextual, pede que o aluno personalize seus métodos de aprendizagem, relacionando informações para que elas façam sentido.
4. Faça uso da recordação afetiva
Ler e reler materiais pode levar os estudantes a pensar que conhecem bem os conteúdos quando, na verdade, nem sempre isso acontece.
O ideal é utilizar a recordação afetiva, fechando o livro e recordando o que foi lido para ajudar na memorização a longo prazo.
5. Aposte em conteúdos variados
É melhor variar o tema ao estudar em vez de se focar em apenas uma área. Campos de assuntos relacionados ou semelhantes ajudam a aprender melhor e evita que os estudos se transformem em uma tarefa chata.
Se você estiver estudando outro idioma, por exemplo, que tal misturar o vocabulário com a leitura? Isso, segundo estudos, fixa melhor o aprendizado.
6. Aja como se fosse um professor
Alunos têm mais chances de recordar um aprendizado quando aprendem algo pensando em ensiná-lo a outra pessoa.
Por isso, é importante se engajar mais e buscar métodos de recordação como se você tivesse que passar esse conhecimento a outra pessoa, ou outros alunos. Vale, ainda, tentar isso com um “colega imaginário”, falando em voz alta o que você aprendeu.
Investir nas técnicas certas de aprendizado te ajuda a conseguir boas notas nas provas e aumenta a eficiência dos estudos. Que tal, então, adotar essas práticas no seu dia a dia?? Tire mais dúvidas sobre o Encceja clicando aqui
A maior sala de aula direto da sua casa
Junte-se aos 50 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online para o Encceja!