Saiba de uma vez por todas o que tanto os meios de comunicação estão falando ou use essa lista como um resumo do que falamos na aula ao vivo Rússia e Ucrânia.
Listamos 6 perguntas sobre a crise na Ucrânia e respondemos tim tim por tim tim para você entender de vez esse assunto. Anota aí!
1. A Ucrânia sempre foi um país independente?
Não, e isso explica parte da confusão atual. A Ucrânia fazia parte da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e só se tornou independente em 1991. Isso gerou uma divisão dentro do próprio país, pois a região oeste do país busca aproximação com a União Europeia, enquanto a região leste se identifica com a Rússia, não só pela proximidade, mas também pelo histórico que possui.
2. Por que o conflito começou?
Os protestos começaram porque o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, se recusou a assinar um acordo de aproximação com a União Europeia, preferindo se aproximar da Rússia.
O governo ucraniano inclusive disse que os russos teriam ameaçado cortar o fornecimento de gás na região e tomar medidas protecionistas contra os produtos ucranianos caso Yanukovich não assinasse o acordo com o país.
Alguns manifestantes contrários a isso resolveram ocupar prédios públicos e foi aí que o conflito começou.
3. Quais as consequências das manifestações?
O presidente Viktor Yanukovich foi deposto do cargo e foram propostas novas eleições. Enquanto isso, o presidente do Parlamento ucraniano, Oleksander Turchynov assumiu o governo e começou uma campanha contra a Rússia e a favor da aproximação com a União Européia.
Os pró-russos então começaram a criticar a deposição do presidente Yanukovich, dizendo que houve um golpe de Estado.
4. Afinal, o que é a Crimeia?
A Crimeia era parte do território russo e possui maioria da população russa até hoje. Em 1954, Nikita Kruschev transferiu a Crimeia para a Ucrânia, num gesto simbólico. Em 1991 (com o fim da URSS), a autonomia da região foi restaurada, porém as tensões separatistas sempre existiram.
Com toda a confusão na Ucrânia, a Crimeia foi tomada por um comando pró-Rússia, que aprovou sua própria independência e futura anexação à Rússia.
É claro que a Ucrânia não reconhece o governo da Crimeia e a Rússia ficou feliz em ter a Crimeia de volta, por isso tem feito de tudo para ajudar os separatistas. Em contrapartida, os Estados Unidos e outros países ocidentais se declararam a favor da Ucrânia.
5. E o tal referendo?
Em março de 2014 foi feito um referendo na Crimeia, e 96% da população foi a favor da anexação da região à Rússia. Claro que esse resultado não foi oficialmente reconhecido nem pelo Ocidente, nem pela Ucrânia.
6. Por que a Rússia tem tanto interesse na Crimeia?
A Crimeia é uma região estratégica para a Rússia, pois boa parte da frota naval do país se encontra aportada no Mar Negro. Além disso, seria mais uma área de influência russa, num país que busca aproximação com o Ocidente.
Conflito da Rússia e Ucrânia estourou em 2022: entenda os motivos e o que aconteceu
A gente sabe que o conflito que existe entre a Rússia e a Ucrânia é antigo e não é de ontem e, muito menos, de hoje.
Em suma, ele teria estourado durante o final do mês de fevereiro depois dos Estados Unidos estarem praticamente um mês e meio alertando sobre o fato de que os russos estavam enviando mais de 100 mil soldados pras fronteiras com os ucranianos.
Biden, presidente dos Estados Unidos, entretanto, afirmou que não podia fazer nada quanto ao assunto, visto que a Ucrânia ainda não fazia parte da Otan.
De acordo com o que foi afirmado pelo governo russo, estariam invadidos porque os urcanianos não estavam obedecendo o que previa o decreto que ambos assinaram durante a década de 90. Decreto este que previa que ambos os países não poderiam fazer parte de alianças militares.
Quando o conflito vai acabar?
De acordo com Putin, é estimado que o conflito acabe somente quando a Ucrânia aceitar o acordo com que está sendo imposto pela Rússia pra fazer com que eles não consigam entrar pra Otan.
Putin também pede que haja a liberação de uma parte do país que deseja se tornar independente e que não se identifica mais com os ucranianos.
De qual lado o Brasil ficou?
O Brasil, que estava sendo liderado por Jair Bolsonaro durante a época em que aconteceu a invasão, tentou se manter neutro devido ao fato de que tinha negociações com os russo quanto à compra de fertilizantes.
Além disso, é importante salientar que uma semana antes de acontecer a invasão, o Bolsonaro teria viajado pra se encontrar com Putin, onde estaria fechando mais um acordo de importações de fertilizantes e custos menores.
Apesar de ter fortes ligações com os russos, o Brasil ainda não se manifestou do lado do país devido ao fato de que poderia estar indo contra toda a Europa e Estados Unidos.
Exercício sobre Rússia e Ucrânia
Qual teria sido o principal motivo que ocasionou na explosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia durante o ano de 2022, ainda no primeiro trimestre? Assinale a alternativa correta sobre o assunto:
- A não obediência da Ucrânia em um acordo que teriam assinado com a Rússia durante o ano de 1991, que estaria prevendo que ambos os países não poderiam fazer parte de nenhuma aliança como a Otan.
- A insistência dos russos em fazerem a importação de fertilizantes pro Brasil e a não concordância dos ucranianos.
- Tentativa dos Estados Unidos em invadir a Rússia usando a Otan como justificativa pra situação. Biden teria mandado até mesmo por um míssil pra capital, Moscou, a fim de se mostrar contra Putin e sua ideologia socialista.
E então, tem alguma dúvida sobre a guerra que está acontecendo entre os dois países? Comente aqui com a gente pra que possamos te ajudar sobre.
E, claro, não esqueça de vir conhecer mais artigos do nosso portal porque temos muitas coisas sobre história e geopolitica pra te ajudar a se tornar um expert.