• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Psicologia Positiva e qual sua importância?

Você já deve ter visto por aí a expressão “aquilo que você foca, se expande”. Então, por que não focar na felicidade? A Psicologia Positiva é um campo de estudo que, ao invés de trabalhar com elementos da Psicologia clínica, busca ressaltar coisas positivas do ser humano e/ou de sua vida em particular.

Importante deixar claro que ela não anula ou desconsidera distúrbios psicológicos. Na verdade, a Psicologia Positiva amplia o campo de visão e usa forças positivas pra impulsionar a felicidade. Achou interessante? Então vem com a gente pra entender melhor esse assunto.

o que é psicologia positiva – peças de madeira com o escrito “mental health”

O que é Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva complementa a “Psicologia que a gente conhece” ao trabalhar com questões positivas da vida.

Assim, em uma sessão, o Psicólogo busca o bem-estar do seu paciente tocando em pontos como otimismo, gentileza, bom humor, compaixão.

Então, ao invés de trabalhar nos pontos negativos da mente do indivíduo, como distúrbios, depressão, ansiedade etc, a Psicologia Positiva estimula a pessoa a enxergar e considerar o lado bom das coisas.

Com isso, o paciente libera a melhor versão de si mesmo, vivendo um estado de satisfação pessoal, social e profissional.

O Centro de Psicologia Positiva define o termo como “o estudo científico dos pontos fortes que permitem indivíduos e comunidades prosperarem”. Mas nem sempre esse estudo teve apoio dos psicólogues e suas respectivas instituições.

Surgimento

Muitos Psicólogos já tentaram uma abordagem diferenciada, que enfatizasse elementos louváveis em um indivíduo.

Só que nunca obtiveram resultados expressivos porque a Psicologia sempre seguiu os sinais de sucesso que teve desde o início, tratando distúrbios como fobias, traumas, psicoses e histerias.

Se a gente colocar o contexto histórico envolvido, percebe que a saúde humana estava fragilizada, com efeito de duas guerras mundiais.

Então, só em 1990 a pauta ganhou força, quando o então presidente da Associação Americana de Psicologia, Dr. Martin Seligman, que já tinha um histórico de pesquisas nesse sentido, passou a defender a Psicologia Positiva.

Em 2002, Seligman publicou o livro “Felicidade Autêntica”, onde apresentou seus primeiros estudos sobre o que chamou de “ciência do bem-estar”. Essa publicação deu ainda mais força à Psicologia Positiva e é um dos materiais mais influentes do tema.

o que é psicologia positiva – paciente conversando com profissional da psicologia

Os três pilares da Psicologia Positiva

O já citado Centro de Psicologia Positiva define que o estudo está baseado em três pilares:

  1. Experiências Positivas: consiste na pessoa compreender e aceitar o passado, se adaptar e contentar ao presente e ter esperança no futuro;
  2. Características Individuais: ressalta a capacidade de amar, coragem, criatividade, integridade, autoconhecimento, sabedoria, etc.;
  3. Instituições Positivas: observação e consideração ao que promove um bem-estar social, como educação, liderança, justiça, ética de trabalho, responsabilidade, etc.

O objetivo da Psicologia Positiva

Em palavras diretas e fechadas, a razão de sua existência é o estudo da felicidade.

Busca entender o que leva um ser humano ao estado de felicidade pra promover tais fatores. Sabe aquela metáfora de ver o copo meio-cheio?

É um recorte ilustrativo do efeito buscado pela Psicologia Positiva.

o que é psicologia positiva – paciente conversando com profissional da psicologia

Não é o mesmo que Pensamento Positivo

“Se você perder o ônibus, seja o seu próprio ônibus”. Essas frases de coaches não são nada além de pensamentos positivos e não devem ser confundidos com a ampla ciência que a gente falou até agora.

Inclusive, o Conselho Regional de Psicologia do DF diz que a prática de coaching só é válida se exercida por um Psicólogo.

Óbvio que pensar positivo é uma prática saudável e cabível a todos, mas utilizá-la como prática profissional é algo restrito a profissionais da Psicologia. 

Por sinal, você se interessou por esse campo da Psicologia? Então é legal dar uma olhada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Positiva do Descomplica.

Ele é voltado a profissionais da saúde interessados no estudo da felicidade e bem-estar, assim como a encarregados responsáveis pela saúde mental no ambiente de trabalho.

Curtiu? Então vem conhecer a Pós-graduação Online Descomplica.