• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Afinal, o que é comportamento organizacional?

Cada vez mais, as empresas se preocupam em olhar com cuidado pros funcionários. Afinal, eles são peças-chave pro crescimento da instituição. Nesse contexto, um dos novos desafios profissionais é entender o que é comportamento organizacional.

Afinal, as ações das equipes são guiadas por esse conceito que se torna fundamental no ambiente corporativo. Pensando em tirar todas as suas dúvidas, a gente elencou alguns esclarecimentos sobre o tema. Não perca essas dicas!

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional é o estudo sobre as condutas individuais e coletivas praticadas no ambiente corporativo e as suas implicações no desenvolvimento do negócio. Em outras palavras, é o conhecimento sobre todo o conjunto de hábitos e ações realizadas e os seus reflexos diretos e indiretos nos projetos da empresa.

Vale lembrar que o objetivo desse estudo não é apenas identificar os comportamentos, mas também aplicar estratégias e estabelecer metas alcançáveis pra adequar as condutas aos princípios do negócio, fortalecendo a identidade interna e alinhando o trabalho das equipes.

Qual a sua importância para a empresa?

Em primeiro lugar, como você já deve ter deduzido, o estudo da conduta permite fortalecer a cultura organizacional e melhorar a interação entre as equipes. Outra consequência relevante é o fortalecimento de políticas internas e externas da empresa.

Afinal, uma vez que os colaboradores estão alinhados aos propósitos institucionais, a tendência é que as decisões tomadas sejam mais acertadas e eficazes. Isso, é claro, proporciona uma melhor experiência tanto pro público interno quanto pro externo. 

Confira outros aspectos positivos que você pode perceber a partir da adequação do comportamento organizacional:

  • auxilia na gestão de pessoas;
  • melhora a comunicação interna;
  • fortalece a imagem da empresa;
  • melhora o clima organizacional;
  • aumenta a produtividade.

Como analisar o comportamento organizacional?

Por fim, diante dos inúmeros benefícios de compreender o que é comportamento organizacional, é possível que você questione como é possível analisá-lo pra identificar os pontos de melhoria. Em primeiro lugar, vale esclarecer que cada empresa tem características próprias e desafios que precisarão ser enfrentados individualmente. 

Por outro lado, existem alguns indicadores que podem ser adotados por todas, por exemplo, o próprio feedback dos colaboradores sobre relacionamento interpessoal. As avaliações do cliente também podem apontar detalhes nesse sentido. Também é possível verificar:

  • taxa de absenteísmo;
  • tempo pra execução de projetos;
  • produtividade das equipes;
  • quantidade de erros nos processos.

Sem dúvidas, levar em consideração o comportamento organizacional pode contribuir pro bom desempenho da sua empresa. Por outro lado, pra que os resultados sejam efetivos e se prolonguem no tempo é importante buscar um aprofundamento no tema.

Nesse sentido, a Pós-Graduação em Psicologia Organizacional da Faculdade Descomplica é uma grande aliada. Além de melhorar o seu posicionamento profissional no mercado, a formação permitirá entender em detalhes o que é comportamento organizacional e fazer a gestão de pessoas a partir dos diferentes perfis de colaborador e de equipe.

E aí? O que achou do conteúdo? Pra se aprofundar ainda mais em gestão de pessoas, não deixe de se inscrever na Pós-Graduação Online em Psicologia Organizacional da Faculdade Descomplica!