• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tudo sobre a faculdade de Fotografia: o que você precisa saber

Da caixa preta com um orifício até os smartphones, essa profissão ganhou seu espaço no mundo e se reinventa a cada dia, com novos recursos tecnológicos. Há quem ganhe a vida congelando o presente e quem aproveite um flash e outro como hobby, mas a verdade é que, hoje, amantes da área podem até fazer faculdade de Fotografia.

Alguns teóricos e pesquisadores, como Walter Benjamin, dizem que os primeiros fotógrafos eram artistas que viviam da pintura e precisaram se adaptar.

E o mesmo aconteceu com os retratistas, por exemplo, depois da câmera digital e das incontáveis selfies que pipocam pela internet.

Acontece que o profissional preparado nunca ficou sem trabalhar — e de ganhar dinheiro com sua paixão pelas lentes.

Aliás, uma forma de atuar com fotografia de verdade e de se especializar no mercado é a graduação, sabia? Aqui está tudo que você deve saber sobre o curso, vem ver!

faculdade de fotografia – fotógrafo segurando uma lente em frente ao notebook

Afinal, existe faculdade de Fotografia?

A primeira dúvida do pessoal que gosta de fotografar é se, de fato, existe faculdade de Fotografia. A resposta é que, sim, existe!

Além disso, é um curso procurado tanto por quem deseja começar na área quanto por quem já atua como fotógrafo ou fotógrafa profissional.

É que, durante muito tempo, a galera fazia carreira apenas com cursos livres e, claro, muita prática.

Mas, daí surgiu uma demanda de mercado que incentivou a criação de cursos superiores realmente voltados pra fotografia, com conteúdos específicos pra profissão de fotógrafo e fotógrafa.

Até porque ela vai além de um simples clique pra captar imagens!

faculdade de fotografia – fotógrafa tirando foto de produtos

Quanto tempo dura a faculdade de Fotografia?

Geralmente, uma faculdade tem duração de 8 a 10 semestres, né? Até certo ponto, é isso mesmo, mas algumas áreas de conhecimento contam com cursos superiores de curta duração.

Eles podem ser concluídos com um ano e meio a dois anos, por exemplo — ou seja, entre 3 e 4 semestres.

Como são carreiras mais técnicas e práticas, a faculdade foca no que mais interessa, que é a inserção no mercado.

E o melhor de tudo é que, hoje, dá pra estudar online, facilitando ainda mais a qualificação profissional no universo da fotografia!

faculdade de fotografia – fotógrafa ajustando configuração da câmera

O que é estudado em um curso de Fotografia?

Se você está pensando em como ser fotógrafa ou fotógrafo, e considera fazer um curso de fotografia, vai precisar estudar algumas matérias específicas.

Pra se ter ideia, os estudantes ganham uma boa noção de História da Arte e Semiótica!

Mas os conteúdos das disciplinas vão além. Você aprende também sobre edição e tratamento de imagens, técnicas de iluminação e de equipamento fotográfico.

E um lado legal é que a fotografia é desmembrada, sendo possível ver as particularidades do fotojornalismo, da fotografia publicitária, da arquitetônica e até da conceitual, artística e autoral.

Ao aliar teoria e prática, as matérias também ajudam a pessoa a ter uma base para empreender no ramo, cada dia mais digital.

faculdade de fotografia – fotógrafos mexendo nas lentes de câmeras

Como é o mercado de trabalho?

Pode até parecer que já tem muito profissional por aí, mas a verdade é que o mercado audiovisual vem crescendo demais.

Já reparou que, com a internet, a gente consome imagens praticamente o dia todo? Pois é, tem espaço pra se especializar em muita coisa, até mesmo dentro da Fotografia!

Atualmente, você pode trabalhar como profissional autônomo, freelancer ou até ser contratado por alguma empresa pra atuar em eventos, por exemplo.

Os segmentos de Moda, Marketing e Jornalismo também precisam sempre de bons fotógrafos e fotógrafas.

Considerando o mercado, as remunerações podem variar bastante de área, mas quem investe em curso de Fotografia e especializações costuma ter ótimos rendimentos.

Isso sem falar da rotina, que tende a ser flexível e nem um pouco monótona, é claro.

faculdade de fotografia – celular focando em produtos para tirar foto

E o que considerar para cursar Fotografia?

Se você deseja começar uma faculdade de Fotografia pra ingressar na carreira, precisa de um bom curso. Fato! E isso vale até pra quem já atua na área, viu? Afinal de contas, é a chance de aprimorar conhecimentos e se atualizar.

Com um mercado aquecido, mas que anseia por profissionais qualificados, vale a pena ficar de olho nos cursos que são ofertados. Então, dê atenção ao que faz parte do pacote: a grade curricular da faculdade, por exemplo, está atualizada?

Quando a gente pensa em experiência profissional, o corpo docente do curso tem peso na área? Ou seja, os professores são realmente qualificados e entendem de teoria e prática, considerando o mercado?

Não dá pra deixar de fora também a infraestrutura, pra que você tenha o necessário pra estudar e atingir seu potencial!

Quem já trabalha, por exemplo, pode ter certa dificuldade em cursar Fotografia se o curso não oferecer flexibilidade e acessibilidade.

Aqui na Faculdade Descomplica, a ideia é bem essa: dar pros estudantes a chance de estudar online, com todos os recursos necessários pra montar a rotina mais apropriada pra sua realidade.

faculdade de fotografia – fotógrafa tirando foto de produtos pelo celular

Quem pode fazer o curso de Fotografia?

Todo mundo que quiser se aprofundar na arte de escrever com a luz. Poético, né? O primeiro requisito é só gostar da área e ter interesse em Fotografia, seja iniciante ou não.

Além do mais, se a faculdade é seu foco, você também vai precisar ter disposição pra desenvolver seu talento e encontrar seu estilo — porque a fotografia não é só equipamento de ponta e técnica.

Ainda é preciso ter disciplina e organização pra dar conta do recado no dia a dia de estudos!

Mas tem outra coisa bem importante: quem faz fotografia não pode ficar só no curso. É muito bacana ler livros e conteúdos extras sobre o tema, conhecer o trabalho de outros fotógrafos, visitar exposições etc. Isso porque o repertório de fotógrafos e fotógrafas vem dessa bagagem extra.

Com uma boa faculdade de Fotografia, você vai poder escolher com mais clareza seu segmento de atuação — casamento e cerimonial, eventos, moda, jornalismo, publicidade e outros.

Também é um caminho interessante pra fazer networking e até construir um portfólio bacana.

E aí, gostou de saber mais sobre a faculdade de Fotografia? Então, dá uma olhada no que a gente, aqui da Faculdade Descomplica, oferece pra sua carreira!