• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Afinal, como escolher uma pós-graduação em Direito? Confira dicas infalíveis!

No mundo jurídico, buscar conhecimento é fundamental. Afinal, a área é complexa, dinâmica e cheia de detalhes pra dominar. Mas você sabe como escolher uma pós-graduação em Direito?

A verdade é que essa não é uma tarefa tão simples. Com tantas opções e áreas, é preciso usar boas estratégias pra tomar uma decisão certeira, não é mesmo?

Mas, calma! Nem tudo são pedras no seu caminho! Por isso, a gente preparou dicas infalíveis pra te ajudar a avaliar as opções e investir na sua carreira na advocacia. Continue a leitura e aprenda agora mesmo!

Por que fazer uma pós-graduação?

Formar-se em Direito é uma grande conquista, mas é apenas o início de uma longa jornada. Não importa se o seu desejo é advogar, dar aulas ou se tornar um funcionário público, o estudo fará parte de sua vida.

O aprimoramento profissional e a atualização frequente são inegociáveis na carreira jurídica. Afinal, os 5 anos na faculdade não são suficientes pra esgotar o estudo de tantas leis, tratados e normas.

Aprender como escolher uma pós-graduação em Direito é mais que um diferencial. Isso porque, além de te ajudar a se destacar de milhares de advogados, a decisão amplia seus horizontes. Ou seja, aumenta suas chances de atuação, enriquece seu currículo e te prepara pros desafios da profissão.

Portanto, se você ainda tinha dúvidas sobre fazer ou não uma pós, já deu pra ver que não há tempo a perder! Isso porque, educação é sempre um bom investimento.

Afinal, como escolher uma pós-graduação em Direito?

Afinal, como escolher uma pós-graduação em Direito?

Conquistar um nome no mercado é o seu objetivo? Você se imagina com uma recepção cheia de clientes, ganhando bem e tendo seu trabalho reconhecido? Então é preciso arregaçar as mangas e fazer sua parte!

Pra te ajudar, a gente selecionou algumas dicas que tornam sua vida mais simples. A seguir, você aprenderá como escolher uma pós-graduação em Direito sem erros. Confira!

Defina o tipo de pós-graduação

Em primeiro lugar, é preciso escolher o tipo de pós-graduação. Isso porque, existem duas opções e elas têm objetivos diferentes:

  • Stricto sensu — com foco na pesquisa, permitem que você receba o título de mestre ou doutor;
  • Lato sensu — com foco em especialização e aperfeiçoamento, te ajudam a se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho.

EAD x presencial: veja qual modalidade te atende melhor

Você sabia que é possível fazer uma pós-graduação em Direito EaD? Aliás, cada vez mais pessoas buscam por esse tipo de especialização, visto que tem muitos benefícios, como:

  • flexibilidade de horários;
  • redução de custos com transporte e alimentação fora de casa;
  • mensalidades mais democráticas;
  • professores capacitados;
  • mesma validade de uma pós-graduação presencial.

A modalidade a distância é perfeita pra quem tem uma rotina intensa. Cá entre a gente, isso é bem comum na área do Direito, não é mesmo? Nesse caso, você escolhe onde e quando estudar, e monta seus horários conforme o tempo livre na agenda.

Conheça as tendências do mercado para fazer uma boa escolha

Depois de definir esses dois pontos, é hora de pensar sobre a área de especialização. Pra isso, fique de olho nas tendências e novidades na área jurídica. Assim, você consegue investir em algo que trará um bom retorno pra sua carreira.

Quer algumas sugestões? Confira alguns segmentos que têm um bom potencial de crescimento e, certamente, farão a diferença no futuro:

  • Direito Digital e Proteção de Dados;
  • Direito Médico;
  • Direito Digital e Gestão da Inovação;
  • Direito Tributário Estratégico;
  • Direito Ambiental e Sustentabilidade.

Escolha uma pós-graduação em Direito adequada ao seu perfil e metas

Quais são as áreas do Direito que você mais gosta? Já tem experiência em algum ramo? Pretende trabalhar em alguma empresa? Esses detalhes não podem ser ignorados na hora de escolher sua pós-graduação.

O ideal é investir em uma área com a qual tenha afinidade. Desse modo, fica mais fácil estudar e aproveitar 100% do conhecimento compartilhado pelos professores.

Além disso, suas metas profissionais podem te ajudar a fazer uma boa escolha. Se o seu desejo é atuar em empresas, por exemplo, uma especialização em Direito do Trabalho para Gestão de Pessoas é uma boa ideia.

Converse com quem já fez uma pós e trabalha na área

Pra ter ainda mais segurança na sua escolha, converse com colegas que já fizeram uma pós-graduação. Eles te ajudarão a entender como funcionam as aulas, avaliações e entrega de trabalho, por exemplo.

Outra dica valiosa é verificar com profissionais que atuam na área escolhida se a especialização é interessante. Visualizar como o conhecimento adquirido e o diploma te ajudarão na prática facilita a decisão.

Escolha uma boa instituição de ensino

Além de todos os pontos apresentados, é preciso escolher a sua instituição de ensino. Afinal, é ela quem organizará sua pós e oferecerá uma boa plataforma, bons professores e o suporte pra dúvidas.

Verifique se a empresa tem autorização do MEC, pois isso é o que dará validade ao diploma. Além disso, pesquise sobre sua reputação e avaliação de outros alunos. Lembre-se de que ofertar um ensino de qualidade é essencial.

Pense no seu futuro profissional e dê o primeiro passo

Por último, será que esse é o melhor momento pra fazer uma pós-graduação? É normal ter esse tipo de dúvida, mas fique tranquilo! Em momentos de crise é que todos precisam se dedicar ainda mais ao que fazem de melhor.

A pandemia gerou diversos impactos negativos, mas também pode gerar oportunidades. Investir em atualização e aperfeiçoamento o ajudará a se destacar e a demonstrar seu valor aos clientes.

Portanto, não perca mais tempo. Escolha a área ideal e dê o primeiro passo pro sucesso profissional. Essa é uma decisão que trará bons frutos em seu futuro. Acredite!

Aprendeu como escolher uma pós-graduação em Direito? As dicas apresentadas podem tornar esse processo mais simples. Mais do que isso, te darão tranquilidade pra tomar uma decisão acertada. Mas, caso ainda tenha dúvidas, conte com a gente!

Agora que você já sabe de tudo isso, não deixe de conferir os cursos da Pós Descomplica. Lá, você encontrará 62 opções de pós-graduação na área do Direito, todas com certificação reconhecida pelo MEC!