• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Assistente de recursos humanos: conheça essa profissão!

O que faz um Assistente de recursos humanos? Essa é uma dúvida frequente no meio de muitas pessoas, especialmente as que estão iniciando a sua trajetória profissional.

Realmente o questionamento é pertinente, pois o conhecimento das atribuições do cargo vai possibilitar um melhor planejamento das suas possibilidades de carreira. Isso inclui curto, médio e longo prazo.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacamos o que faz o assistente de RH, qual o salário do profissional da área e também vamos falar sobre a formação necessária pra atuar nesse segmento. Acompanhe a seguir!

assistente de recursos humanos - aperto de mãos

O que faz o assistente de recursos humanos?

Trata-se de um cargo que pode te proporcionar uma ótima chance de iniciar profissionalmente na área de RH. Isso porque, muitas vezes, não há necessidade de ter experiências profissionais anteriores.

Essa função também vai ajudar você a ter um contato inicial com o segmento de recursos humanos. Essa questão ocorre porque você já vai conhecer as melhores práticas na área e também conhecer outros profissionais do setor de RH.

Agora, é comum surgir a seguinte dúvida: afinal, o que faz o assistente de RH?

O profissional dessa área ajuda as empresas no processo de recrutamento e seleção de profissionais. Nesse contexto, ele é encarregado de prestar apoio em entrevistas e dinâmicas de grupo nos processos de seleção.

Além disso, a pessoa é incumbida de participar da gestão dos salários, benefícios e planos de carreira dos profissionais.

Por fim, mas não menos importante, o assistente de recursos humanos também participa da rotina de programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

assistente de recursos humanos - pessoa com braços cruzados em destaque, colegas de trabalho ao fundo

Qual é o salário do profissional?

Segundo a Catho, a média salarial do assistente de RH fica entre R$ 1.700,00 e R$ 1.800,00. Uma ótima ideia pra quem está iniciando a carreira ou fazendo uma transição profissional, não é mesmo?

Obviamente, como em toda função, o assistente também pode agregar mais “responsabilidades” ao seu cargo de origem, fazendo com que o salário aumente. Sempre vai variar de empresa pra empresa e do quanto o funcionário está disposto a se empenhar.

O que um assistente de RH precisa saber?

Destacamos anteriormente que o assistente presta auxílio pra diversas atividades executadas pelo RH. Desse modo, o profissional precisa ter as seguintes competências:

  • divulgar vagas;
  • recrutar e selecionar profissionais;
  • desligar colaboradores;
  • aptidão pra prover gestão de salários e benefícios;
  • levantar possibilidades de treinamentos pra capacitação dos profissionais.
assistente de recursos humanos - três pessoas digitando em teclados

Qual a formação de um assistente de RH?

O assistente de recursos humanos, na maioria das vezes, tem um curso técnico na área de RH ou mesmo a graduação em gestão de recursos humanos. Ambos os profissionais, portanto, estão capacitados pra atuar no segmento de RH.

Além disso, é muito importante destacar que o inglês é um grande diferencial. Vale muito a pena investir na fluência de idioma, pois isso vai ampliar as suas possibilidades profissionais no ramo. Essa questão é bastante válida pra empresas de grande porte ou multinacionais.

Como é possível perceber, o assistente de recursos humanos tem uma área abrangente de atuação. Trata-se de uma excelente opção pra iniciar a sua carreira profissional. Por esse motivo, procuramos apresentar essa possibilidade pra que você possa estar sempre um passo à frente.

Está interessado em seguir carreira profissional na área de recursos humanos? Então conheça agora mesmo o curso tecnólogo de Recursos Humanos do Descomplica e veja como podemos ajudar a realizar o seu sonho profissional. Não perca essa grande oportunidade!